Saiba agora como cuidar da logística de distribuição do seu negócio

A logística de distribuição tem como principal objetivo agilizar as entregas finais aos clientes, além de promover a eficiência, a economia e a produtividade dos negócios.

As indústrias adotam-na como estratégia para estar mais perto dos consumidores e auxiliá-los na formação de suas opiniões sobre os produtos ou serviços ofertados. Ela exige, portanto, atenção, comprometimento e planejamento.

Neste artigo vamos explicar o que é logística de distribuição e por que é importante cuidar dela. Além disso, vamos dar dicas para os diretores colocarem em prática, bem como apontar a importância de contar com ferramentas digitais. Também vamos fornecer detalhes sobre checagem de cargas e transporte, conferência de mercadorias, controle da gestão de frete etc.

Quer saber tudo sobre a logística de distribuição e como torná-la ainda mais eficiente? Continue a leitura!

O que é logística de distribuição?

Logística de distribuição é um ramo do setor logístico que engloba questões estratégicas e operacionais, cujo foco está no estoque e escoamento de mercadorias. O objetivo dessa área é garantir que os itens vão chegar ao seu destino no prazo esperado pelos clientes e propiciar o equilíbrio entre a satisfação da clientela e os custos do processo.

Trata-se de um conjunto de atividades direcionadas ao gerenciamento de materiais. Estão incluídas no processo rotinas relativas à prestação de serviços, comercialização de mercadorias, gestão dos canais de comunicação e estratégias de suporte. Portanto, a logística de distribuição é relevante para o crescimento das empresas.

Qual a importância da logística de distribuição?

A logística de distribuição é indispensável para oferecer o melhor atendimento aos clientes e para que eles tenham excelentes experiências de compra. Ela torna a entrega de produtos menos onerosa para os empresários e mantém a saúde financeira dos negócios. Além disso, contribui para que eles se tornem mais competitivos no mercado.

Vale ressaltar que a prática de valores mais baixos pelos fretes aumenta o poder de atração de consumidores.

Outro fator de destaque é que a adoção da logística de distribuição mantém adequado o controle de estoque e evita a perda de mercadorias.

Com essa prática, ainda que o destino de cada produto varie, as mesmas etapas são realizadas durante o processo de envio dos itens pelo departamento responsável. Isso permite padronizar entregas e evitar erros que resultariam em prejuízos ao negócio.

Como cuidar da logística de distribuição?

Para conseguir criar procedimentos eficientes e práticos é preciso fazer um planejamento detalhado. As etapas iniciam com o recebimento dos itens e prosseguem até a entrega no endereço do cliente.

O monitoramento se torna mais fácil com o desenho desse fluxo, bem como a identificação de gargalos. Observe abaixo outras dicas interessantes para cuidar da logística de distribuição!

Aposte na checagem de cargas e transporte

A checagem de cargas é a etapa na qual é realizada a gestão do transporte. Nela é definida qual modalidade será usada para transportar as mercadorias, levando-se em consideração a rapidez, as vantagens financeiras, a viabilidade dos processos, entre outros fatores. Além disso, os profissionais responsáveis determinam o tipo de transporte: rodoviário ou aéreo.

Esse é o momento no qual fica definido se a frota será própria ou terceirizada.

Esse gerenciamento vai impactar diretamente no valor do frete, influenciar no preço final dos produtos e facilitar a tomada de decisão dos consumidores. Por isso, é necessário fazer análises detalhadas e bem ponderadas para determinar como será o transporte.

Confira as mercadorias

A conferência das mercadorias é outra etapa fundamental para atender às expectativas dos clientes. Isso porque a entrega em quantidade insuficiente dos itens ou a chegada incorreta de produtos no domicílio dos consumidores impacta de forma muito negativa na imagem das empresas.

Erros relacionados à mercadoria comprometem o relacionamento da sua empresa com os compradores, portanto, fique de olho nesse aspecto!

Controle a gestão de frete

O controle e a gestão de frete estão relacionados ao valor que os clientes pagam pelo transporte e impacta diretamente as vendas dos produtos. Esse cálculo necessita de atenção para evitar prejuízos às finanças dos negócios. Isso porque se o preço cobrado estiver muito acima do praticado pela concorrência, os compradores desistem e procuram outras marcas.

Todavia, as taxas de frete muito baratas podem comprometer a saúde financeira dos empreendimentos. Desse modo, os administradores precisam encontrar formas para evitar a perda de vendas e garantir a lucratividade.

Uma dica: ofereça aos seus clientes a possibilidade de acompanhar a movimentação das mercadorias até que sejam entregues.

Roteirize as entregas

A roteirização das entregas é um processo que possibilita o cumprimento do prazo por parte das empresas e, ainda, garante a conservação dos itens.

Nessa fase, os responsáveis vão traçar a rota da mercadoria e considerar cada entrega que será feita em certo período, além de apontar a localização dos produtos. Com isso, eles reduzem custos operacionais e otimizam processos.

Monitore os indicadores

É crucial analisar e acompanhar os indicadores de desempenho da área de logística de distribuição para averiguar pontos fracos e fortes. Isso porque os Key Performance Indicators (KPIs) ajudam a mensurar se o planejamento da empresa e os serviços prestados atendem aos anseios dos clientes. Assim, se os números das análises estiverem em desacordo, fica mais fácil encontrar falhas e fazer os ajustes.

Organize os processos de expedição

Os procedimentos de expedição devem ser automatizados, bem delineados e ter regras definidas para as equipes envolvidas.

A padronização dos processos garante que as atividades permaneçam flexíveis e estejam de acordo com os requisitos específicos dos negócios. Essa é uma tática fundamental para maximizar o controle que é realizado pelos diretores industriais.

Reduza a burocracia

Reduzir o excesso de burocracia na logística de distribuição é uma forma eficaz de evitar erros nas entregas. Isso porque os procedimentos menos burocráticos são mais eficientes e elevam o nível de confiança das indústrias.

Uma solução tecnológica pode ajudar a monitorar as entradas e reentradas de produtos no setor de estoque e auxiliar em questões como o ressarcimento de valores.

Quais erros evitar para ter sucesso na logística de distribuição?

Um erro muito comum consiste em não utilizar tecnologias atualizadas para os processos de logística de distribuição. Um sistema de gestão apropriado para o segmento apresenta funcionalidades específicas, aprimora os fluxos, integra setores e procedimentos. Deixar de investir nessa área, portanto, é uma falha que prejudica as vendas, a comunicação, o marketing, a qualidade dos serviços, entre outros aspectos.

Agora você já sabe como cuidar da logística de distribuição do seu negócio! Faça um ótimo gerenciamento das informações dos consumidores e procure integrar os departamentos. Assim, as entregas serão realizadas de modo eficiente.

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