Descubra como melhorar o controle de vendas da sua distribuidora

Ter um controle de vendas eficiente na distribuidora é uma tarefa fundamental para os resultados do negócio. O objetivo dessa estratégia é compreender a operação e suas fases, encontrando as questões positivas, negativas e erros para, assim, tomar as decisões mais adequadas.

Por meio dessa prática, é possível obter uma série de vantagens. Por exemplo, aprimora o atendimento, atrai e fideliza os clientes, garante os produtos no estoque, mantém a saúde financeira, entre outros benefícios importantes para o crescimento sustentável da organização.

Apesar de ser um grande desafio, existem algumas medidas que devem ser implementadas para garantir um controle de vendas eficaz. Acompanhe!

Mapeie os processos de venda

Trabalhar com previsões de venda contribui para o funcionamento adequado da distribuidora. Mas, para que isso ocorra, é preciso analisar alguns pontos para manter o negócio preparado para as demandas do mercado. Por exemplo:

  • quais são os períodos sazonais;
  • quais são as datas que mais atraem os clientes;
  • em quais dias da semana e horários ocorre a maior concentração de pedidos, entre outros.

Conheça bem os clientes

Um bom atendimento, com o intuito de realmente satisfazer os clientes, faz toda a diferença. Além do fornecimento de treinamento pré e pós-vendas para a equipe, é preciso melhorar o relacionamento com o público. Nesse caso, você pode utilizar ferramentas para o controle de vendas e disponibilizar ao time informações relevantes sobre os clientes.

Então, mantenha o banco de dados sempre atualizado e tenha à disposição produtos que atendam às demandas e que mostrem o cuidado da empresa em oferecer ao consumidor o que ele precisa. Assim, seus clientes se sentirão valorizados.

Defina metas e objetivos

Para elaborar as melhores estratégias para um bom controle de vendas na distribuidora, é importante estabelecer as metas e os objetivos a serem atingidos. Reflita onde pretende chegar, quais são os resultados esperados e demais aspectos relevantes.

Então, comece a desenhar o melhor trajeto a ser seguido para atingir esses propósitos e criar planos que possam envolver toda a equipe para que o esperado seja obtido mais rapidamente.

Organize a distribuidora

Independentemente do tamanho da distribuidora, para que as vendas sejam executadas da forma como deve ser, todos os processos precisam estar alinhados.

Em uma organização bem estruturada, informações a respeito de vendas, produção, estoque, lucros, despesas e demais são organizadas por meio de relatórios precisos e que ajudam a entender a situação real do negócio. Dessa forma, é possível implementar as ações mais estratégicas para o seu desenvolvimento.

Um controle organizacional efetivo, além de melhorar o gerenciamento e simplificar o controle de vendas, eleva a credibilidade com clientes, fornecedores e terceiros, o que torna a empresa muito mais competitiva.

Mantenha um registro ativo

É importante ter em mente a necessidade de registrar todos os dados relacionados a operações comerciais, vendas de produtos, preço unitário, impostos incidentes, entre outros. Assim, as decisões serão muito mais acertadas, já que serão tomadas por meio de informações confiáveis — por exemplo, quais são os produtos de preferência dos clientes e que precisam estar sempre disponíveis no estoque.

Tudo isso vai otimizar a projeção de compras e estoque, considerando os períodos de sazonalidade, os dias da semana e as horas em que há um consumo maior por parte do público e demais fatores que envolvem todo esse processo de vendas.

Monitore a atuação da equipe de vendas

Outra medida necessária para manter um controle de vendas na distribuidora é monitorar os resultados da equipe de vendas, tendo em vista que eles são agentes que influenciam diretamente nos resultados do negócio.

Entre as ações que podem ser praticadas, estão a análise do faturamento total, a venda média de cada funcionário e os principais canais de venda. Desse modo, é possível entender a performance individual e criar os feedbacks adequados para gerar o aprimoramento do time e aumentar a eficiência da gestão.

Faça a gestão de estoque

Com um bom planejamento de vendas e o registro das operações de compra e da saída de mercadorias, fica mais fácil realizar a gestão de estoque. No entanto, é importante manter esse cuidado frequente.

Nesse caso, é preciso cruzar dados para identificar quais produtos estão vendendo mais, os que apresentam menos demanda, entre outras alternativas para assegurar a melhor gestão de custos para a distribuidora. Assim, a empresa evita gastos desnecessários e prejuízos com itens parados no estoque ou a falta deles para oferecer aos consumidores.

Acompanhe os indicadores de forma periódica

Para usar as informações adquiridas por meio do controle de vendas de maneira mais inteligente, é necessário contar com alguns indicadores de desempenho. Eles vão colaborar para a mensuração de custos, do retorno de investimento, da produtividade da equipe, entre outros aspectos.

Para tanto, esses indicadores precisam ser averiguados periodicamente, sempre comparando com outros períodos, para que medidas estratégicas possam ser implementadas continuamente.

Conte com o auxílio da tecnologia

Ao contar com um sistema especializado no segmento, é possível automatizar essa tarefa de controle de vendas, minimizando custos e aprimorando todos os processos.

Por meio de um recurso adequado, sua distribuidora contará com ferramentas confiáveis, precisas e completas, que proporcionam análises mais complexas a respeito das vendas e dos demais processos envolvidos no setor.

Para isso, o ideal é entender a fundo sobre todos os aspectos da distribuidora e fazer uma pesquisa para encontrar a melhor ferramenta de acordo com a demanda e necessidades da empresa. Opte por uma empresa experiente no mercado e que ofereça todo o suporte necessário e, assim, garanta resultados mais precisos.

Agora que você entende como realizar um controle de vendas mais eficiente na distribuidora e de que forma a tecnologia pode contribuir, o FoccoERP é uma excelente opção para sua distribuidora. Por se tratar de um software para gestão completo, robusto e flexível, ele se adéqua à demanda de cada negócio. Assim, atua de forma integrada para permitir o gerenciamentos precisos em todas as áreas da empresa.

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