O que você precisa saber sobre o sistema de manufatura?

Sem tempo para ler?
Clique no player abaixo e ouça esse conteúdo:

 

Além de ser responsável pela oferta de produtos para os consumidores, a indústria tem grande representatividade na economia de um país por meio da geração de empregos. Diante de um mercado tão concorrido, as empresas devem se adaptar às inovações em tecnologia a fim de trazer cada vez mais eficiência aos processos. Nesse contexto de inúmeros desafios, o sistema de manufatura tem muito a ajudar.

Afinal, trata-se de uma ferramenta de gestão capaz de integrar os setores, apontar falhas nas operações e colaborar com os gestores na hora de tomar decisões. Neste post, apresentaremos o conceito de sistema de manufatura, suas funcionalidades, a importância de investir nesse tipo de software, assim como as principais vantagens de utilizá-lo. Continue a leitura e confira!

O que é sistema de manufatura?

Os processos industriais contam com inúmeras mudanças, e o sistema da manufatura é basicamente um meio de produção altamente automatizado, projetado para reagir e se adaptar a todas essas modificações, incluindo falhas, sejam elas esperadas ou não.

Além disso, com a utilização de um sistema de manufatura, a indústria torna-se capaz de produzir uma grande variedade de peças e produtos por meio de um só equipamento e software.

Diante do atual cenário de consumo, em que as pessoas querem cada vez mais produtos customizados, o ciclo de vida das mercadorias está mais curto e os lotes estão menores. Segmentos como o de eletrodomésticos, móveis, carros e têxtil têm sido fortemente pressionados em direção à utilização de sistemas mais flexíveis de manufatura.

Quais são as funcionalidades dele?

A ideia é permitir uma visão ampla e uma análise completa do empreendimento. Para tanto, a ferramenta conta com funções que se complementam, que são;

  • automação de processos;
  • conexão entre setores;
  • acesso às rotinas;
  • planejamento de vendas;
  • tecnologia focada no negócio.

Qual a importância de investir nesse tipo de sistema?

Se você deseja minimizar os prejuízos de seu negócio e, consequentemente, aumentar o faturamento, não deixe de considerar uma solução que ajude a ter um controle completo das operações de sua empresa. Além disso, com um sistema de manufatura, a indústria consegue:

  • aumentar a produtividade;
  • diminuir falhas e riscos;
  • reforçar a segurança da informação;
  • reduzir os gastos;
  • usar os dados com mais eficiência.

sistema de manufatura

Quais as vantagens de utilizar um sistema de manufatura?

Embora, a princípio, seja considerado um investimento alto, o sistema de manufatura tem potencial para contribuir com a criação de produtos melhores por parte das indústrias. Além disso, as torna mais eficientes, alavancando seus resultados ao longo do tempo. Apresentaremos a seguir como tudo isso acontece com a implementação dessa solução. Acompanhe!

Aumenta a eficiência da produção

De fato, um sistema de manufatura torna a produção bem mais eficiente, uma vez que o fluxo de informação nesse tipo de ferramenta é capaz de simplificar a coleta de dados e a elaboração das análises. Tudo isso facilita e traz mais segurança para a tomada de decisão.

Da mesma forma, o software otimiza as funções de programação de produção, a previsão das demandas, assim como o reabastecimento do estoque. A boa notícia é que tudo isso acontece agrupado em apenas um sistema. Assim, é reduzida a necessidade de manutenção de vários bancos de coletas de dados, bem como de sistemas de comunicação e produção diferentes.

Promove a qualidade

Outro benefício obtido por quem utiliza um sistema de manufatura é o controle que ele oferece à gestão. Prova disso é que, para acessar o software, cada profissional deve utilizar um login e uma senha, o que permite a identificação de quem fez alguma intervenção a respeito de cada informação.

No mesmo sentido, o acompanhamento mais preciso sobre as atividades de cada funcionário também se viabiliza, promovendo mais qualidade a todo o processo produtivo. Além disso, a solução torna mais fácil a identificação e correção de problemas nos processos (tanto de entregas quanto de fabricação) e de possíveis defeitos em produtos acabados.

Reduz desperdícios

Qualquer operação ligada à produção é repleta de riscos, sejam eles relacionados às estratégias produtivas ou aos dados. Nesse aspecto, o sistema permite acompanhar a eficiência das máquinas e fazer manutenções preventivas a fim de reduzir desperdícios, conter danos aos colaboradores e paradas na produção.

Evita gargalos nos processos

Se houver qualquer tipo de problema em alguma etapa da linha de produção, a velocidade de trabalho sofrerá uma queda. Porém, ao utilizar um sistema de manufatura, é possível acompanhar de perto a cadeia de montagem e reconhecer os pontos em que ocorrem paradas.

Assim sendo, o gestor terá a chance de planejar ações com o intuito de corrigir essas falhas, aumentar a produtividade e aprimorar a eficiência da produção. Além disso, pode haver uma integração desse sistema com os demais setores da empresa.

Com isso, os processos internos de operação da indústria são conectados e os envolvidos com as etapas de produção conseguem acompanhar o andamento das atividades. Por exemplo, caso o setor de compras note que os níveis de matéria-prima na linha de produção estão abaixando, poderá negociar imediatamente com os fornecedores para fazer o pedido. Isso evita paradas que comprometam a evolução produtiva.

Como e quando esse sistema pode ser implementado?

Em tempos de recuperação da economia, maior demanda e aumento da concorrência, líderes do setor de manufatura têm chegado a um senso comum: uma bem-planejada e organizada gestão de operações é o segredo para o aumento da produtividade e, consequentemente, também para o sucesso de um negócio.

Por isso, se você ainda não conta com um sistema de gestão específico para a indústria, a hora é agora. Afinal, só assim será possível aprimorar a gestão e se tornar uma indústria de manufatura 4.0.

Para tanto, na hora da escolha, avalie bastante com quem será feita essa parceria. Uma boa empresa de software deve oferecer apoio formado por um time de especialistas aptos a identificar corretamente seu perfil, as demandas do negócio e demais pontos fundamentais. Isso para que você obtenha um retorno sobre o investimento que supere as expectativas.

Por fim, como vimos, quem já faz uso do sistema de manufatura aperfeiçoa o monitoramento do fluxo de informações e automatiza os processos. Dessa forma, a indústria se torna mais produtiva e eficiente, além de contribuir para que os gestores tenham uma visão global da operação.

Este post colaborou para aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto? Então assine agora mesmo nossa newsletter e receba as atualizações de nosso blog em primeira mão!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
o que é lead timeformação de preço de venda