O que é lead time e qual sua importância para o negócio?

Conhecer a definição de lead time e como esse termo é importante para os negócios é interessante para todos os gestores que estão antenados com os processos institucionais de uma empresa.

Além de ser um dos conceitos mais importante em negócios, em especial os industriais, o lead time modifica as novas tendências na tomada de decisão dos gestores e influencia todas as etapas.

Se você quer saber o que é lead time, preparamos este artigo para explicar melhor a relevância desse forte componente no desenvolvimento sustentável de suas operações. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Qual a definição de lead time e como funciona?

Também chamado de tempo de setup, o lead time refere-se ao período decorrido entre o início da preparação para a execução de uma atividade e o término do processamento, compreendendo todos as etapas de produção.

Esse é um termo amplo, que pode ser aplicado em diversas situações. De forma simples, ele está relacionado à quantidade de tempo entre o começo e o fim de um processo. Podemos citar como exemplo o lead time para entrega ao cliente, ou seja, o tempo total que passa entre a confirmação da compra e o recebimento do produto.

Isso também pode ser aplicado aos fornecedores, contabilizando o tempo tem que o pedido é disparado e o recebimento dos insumos; a processos internos, como os períodos para ajustar uma máquina até o momento em que a produção é realizada; entre outras possibilidades.

É importante ressaltar, porém, que a definição de lead time é diferente do tempo de ciclo. Neste último, é considerado apenas o período para a conclusão de uma tarefa específica, e não de um processo que pode incluir várias rotinas. Isso quer dizer que o tempo considerado no lead time contém um ou mais tempos de ciclo.

Como o lead time é calculado?

Conforme mencionamos, o lead time é o período entre o início e o término de uma atividade. Porém, o cálculo do processo envolve diversos fatores. Lista de insumos, tempo de aquisição, prazo de produção e tempo de espera são alguns deles.

Ao considerar o tempo decorrido, é crucial levantar quais são as matérias-primas necessários para executar a tarefa, se o processo de aquisição será mais curto ou demorado em virtude do produto a ser adquirido, entre outros aspectos externos.

Também deve ser considerado o prazo de produção para o item avaliado, levantando todas as possibilidades relacionadas ao atraso ou à otimização do tempo. Essas variáveis são cruciais nesse momento de implantação.

lead time definição - uma mão segurando um relógio perto de um notebook em uma mesa de trabalho

Quais estratégias usar para reduzi-lo?

A definição de lead time deve ser compreendida para que os gestores saibam como reverter os processos que estão morosos e ocasionam muitos prejuízos financeiros, além de reclamação dos clientes e fornecedores.

Por isso, descrevemos a seguir alguns métodos que são utilizados para reduzir os prejuízos que podem existir com um tempo elevado. Acompanhe!

Identifique os produtos com maior lead time

Esses produtos devem ser sempre revistos para evitar contratempos e avaliações negativas do consumidor final. Tudo isso impacta na produtividade e, consequentemente, na estabilidade financeira.

Por essa razão, é interessante calcular o lead time, comparar com produtos similares da própria empresa ou dos concorrentes, apurar as causas e identificar os pontos de melhoria que podem ser implementados. Após esse diagnóstico, é aconselhável discutir as medidas com a equipe técnica de colaboradores para analisar outras ações que serão implantadas.

Avalie atividades com maior lead time

As medidas de mensuração, identificação das causas e levantamento dos métodos resolutivos em curto, médio e longo prazo aplicados ao lead time de produtos também devem ser implementados para as atividades.

No entanto, as particularidades nesse contexto devem ser analisadas junto com as demais rotinas que são influenciadas pela atividade com maior lead time, pois, talvez, as etapas prévias ou posteriores sejam a causa da ineficiência do processo.

Padronize as tarefas cotidianas

A padronização de qualquer atividade garante uniformização dos procedimentos e, consequentemente, do lead time constante entre os executores. Por isso é importante descrever cada etapa objetivamente.

Nesse sentido, é interessante detalhar cronologicamente cada tarefa, de forma que qualquer colaborador consiga compreendê-la. Depois disso, cabe ao gestor observar se a atividade está sendo realizada conforme o roteiro.

No período de adaptação, também é importante tirar as dúvidas dos colaboradores e verificar a assimilação do procedimento operacional padronizado (POP) — elaborado para que não haja descompasso após a definição do lead time.

Por que otimizar o lead time?

Trata-se de um fator fundamental em dois aspectos que são muito relevantes para qualquer organização:

  • a redução de desperdícios;
  • e o aumento da satisfação dos clientes.

Especialmente no âmbito corporativo, tempo é dinheiro. Quando seus recursos ficam parados, diversos custos e despesas continuam sendo acumulados, como gastos com energia, aluguéis, salários de colaboradores, entre outros.

Isso sem falar que, normalmente, longos períodos de lead time internos sinalizam ineficiência na gestão dos processos. Empresas que operam dessa forma precisam de estoques maiores, o que gera perdas por imobilização de capital, além de inúmeros outros problemas na cadeia de suprimentos.

Em relação aos clientes, qualquer demora além do esperado pode fazer com que eles mudem sua opção de compra futuramente. Em contrapartida, quando eles são surpreendidos e recebem o que compraram antes do prazo, isso gera uma percepção de mais valor. Além disso, também aumenta as chances de fidelização dos clientes, que podem ser promotores da sua marca no futuro.

Entender a definição de lead time é necessário para trabalhar na melhoria da produtividade de maneira racional e coordenada, algo que pode trazer grande impacto positivo nas margens de lucro do negócio. Além disso, também é um dos mais interessantes fatores de geração de diferenciais competitivos, o qual permite continuar crescendo no mercado.

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