Saiba o que fazer para melhorar a gestão da produção dentro da fábrica

As indústrias buscam formas de aumentar sua eficiência operacional constantemente. Nesse sentido, uma boa gestão da produção é imprescindível. Isso porque se trata de um processo complexo, que envolve diversas áreas e colaboradores e deve ser planejado e executado sempre com um alto grau de comprometimento.

Neste artigo, você entenderá melhor por que a gestão da produção é tão relevante, além de conhecer algumas iniciativas que podem ajudar nessa missão. Continue a leitura!

O que é a gestão da produção em uma unidade fabril?

Está relacionada a um conjunto de ações e princípios baseados nas teorias administrativas que são aplicados ao ambiente industrial. Por meio dessa gestão, é possível coordenar os processos de fabricação, garantindo os recursos necessários para que a empresa transforme insumos, matérias-primas e força de trabalho em produtos que serão comercializados.

O termo gestão evolve planejamento, organização, direcionamento e controle. Sua aplicação é o resultado do desenvolvimento do próprio conceito de manufatura, com a utilização de maquinário para a produção em escala, da evolução das ciências correlatas, como a estatística, logística, além da tecnologia disponível e das experiências vivenciadas ao longo do tempo, que são convertidas em conhecimento tácito compartilhável.

É difícil demarcar onde começa e onde termina a gestão da produção em um empreendimento do segmento industrial. Isso porque ela tem interfaces múltiplas e exerce influência direta sobre outras áreas do negócio, como o marketing, as finanças e o relacionamento com os stakeholders.

Como incrementar a gestão da produção?

A melhoria contínua da gestão da produção demanda investimentos e aprendizagem. Antes de começar a implementar as estratégias para melhorá-la, é preciso ter clareza a respeito do desempenho da operação atual. Para isso, adote métricas que traduzam de maneira simples e objetiva a realidade do funcionamento da fábrica.

Mapeie os processos

Para entender se tudo está saindo como planejado, bem como identificar oportunidades, é fundamental entender a lógica dos processos de funcionamento. Ou seja, compreender o que acontece e por quê, bem como quais são os gargalos, os riscos envolvidos em cada etapa, como uma atividade afeta as demais e o que se espera ao final de cada uma delas.

Sem isso, não é possível fazer a interligação entre diversas rotinas que ocorrem diariamente, o que diminui a capacidade de análise dos indicadores de desempenho. Por exemplo, não adianta uma máquina estar no máximo de sua produção se o restante do processo não consegue absorver. Isso fatalmente vai gerar desperdícios.

Treine seus colaboradores

As indústrias estão mudando constantemente. Sempre há novidades em termos de produtos, recursos e equipamentos sendo incorporados para atender às demandas de mercado e aumentar a produtividade. Isso faz com que as competências necessárias para a correta execução de determinadas tarefas também mudem.

Sendo assim, o investimento na capacitação de operadores deve sempre ser priorizado, afinal o esforço de gestão será muito maior caso os funcionários tenham dificuldades para fazer o que precisa ser feito.

Mantenha a organização

Os valores desperdiçados em recursos perdidos e horas de retrabalho em virtude da falta de organização em uma indústria podem ser surpreendentes. Dessa forma, uma das principais funções da gestão é fazer com que o chão de fábrica esteja sempre dentro de um padrão de qualidade.

Quando as ferramentas, máquinas, materiais e tudo o que compõe o ambiente está no lugar certo, a produtividade tende a aumentar bastante. Para que isso seja feito, é preciso inicialmente planejar qual é o modelo ideal e incentivar os colaboradores a manter o espaço sempre em conformidade.

Uma importante aliada da gestão da produção em fábricas é, sem dúvidas, a tecnologia. Hoje, há sistemas disponíveis que facilitam os cálculos dos indicadores, a execução de rotinas automatizadas e o acesso à informação gerencial. Assim, sem dúvidas, o cenário atual e as projeções para o futuro mostram que essa evolução tende a ser cada vez mais acelerada.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conhecer 7 maneiras para otimizar seus processos de produção!

cta-banner-guia-pratico-planejamento-de-vendas Saiba o que fazer para melhorar a gestão da produção dentro da fábrica

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
integração de sistemaso que é lead time