Fique por dentro das melhores ferramentas de BI para sua empresa

Nos últimos anos, uma estratégia comum entre várias empresas que pretendem facilitar a visualização de indicadores para otimizar fluxos de trabalho e buscar novas oportunidades é utilizar ferramentas de BI — Business Intelligence. Esse tipo de solução de TI aproveita-se da análise de dados para identificar padrões, avaliar tendências e pontos que demandam melhoria.

Com os insights em mãos, o gestor pode otimizar os fluxos do negócio para gerar competitividade. Além disso, é mais fácil encontrar oportunidades para tornar a empresa mais eficaz. Mas isso só é possível se a empresa investir em uma boa ferramenta de BI. Quer saber quais são as principais do mercado? Então, leia até o fim!

Microsoft Power BI

O Power BI é considerado pela Gartner uma das principais soluções de Business Intelligence do mercado. Executado na Azure, a plataforma de cloud computing da MS, ele dá uma visão completa sobre todas as métricas importantes para a empresa em um único local.

Elas são atualizadas em tempo real e podem ser vistas em vários dispositivos. Dessa maneira, a criação de relatórios é mais ágil e prática. Além disso, decisões serão tomadas com alto nível de agilidade. Outra característica positiva é a capacidade do Power BI de usar uma grande fonte de captação de dados: desde planilhas eletrônicas até redes sociais.

Tableau

O Tableau tem como foco auxiliar analistas de dados a compreender informações relevantes rapidamente. Todos os indicadores, gráficos e demais registros são, portanto, entregues de uma forma simples e com boa usabilidade. Assim, as empresas podem tomar os dados para si e garantir que eles sejam ferramentas de geração de competitividade.

Isso é obtido com um sistema chamado VizQl. Ele auxilia na organização rápida das informações, bastando que o usuário arraste e solte colunas de registros para gerar novos insights. Há também a possibilidade de usar a técnica PNL para que os usuários digam o que desejam ver, em vez de arrastar e soltar.

Qlik BI

O Qlik BI é uma ferramenta voltada para empresas que pretendem combinar as suas estratégias de análise de dados com business analytics. Todos os dados do negócio podem ser combinados e integrados a técnicas de Inteligência Artificial para gerar descobertas mais ágeis e inteligentes.

A integração do Qlik BI pode ser feita em todos os setores do negócio. Isso garante a gestores a capacidade de obter insights mais inovadores nas suas tomadas de decisões. Além disso, as escolhas feitas para otimizar a empresa serão mais arrojadas, colocando o negócio sempre a frente dos concorrentes.

Salesforce Einstein Analytics

A Salesforce também tem um serviço de BI. Chamando de Einstein Analytics, ele permite cruzar dados da ferramenta de vendas para garantir que a empresa sempre possa estruturar processos eficientes para a área. Além disso, auxilia analistas a criar modelos preditivos e inovadores.

Essa ferramenta não funciona, porém, apenas com as soluções da Salesforce. O Einstein Analytics pode ser integrado com sistemas como o SAP e fontes de dados do Oracle. Dessa forma, a empresa poderá utilizar um número maior de registros em seu dia a dia.

O investimento em Business Intelligence tem se tornado uma das principais formas de manter empresas competitivas. Empresas que não apostam no BI tem mais dificuldades para identificar problemas e oportunidades de investimentos. Consequentemente, será muito mais complicado manter-se à frente dos concorrentes.

Mas, para que o investimento em ferramentas de BI seja bem estruturado, ter um bom parceiro é fundamental. O negócio deve contar com o apoio de um time de especialistas, capaz de identificar as demandas da empresa, o seu perfil e demais fatores chave para se obter um bom retorno sobre o investimento. Dessa forma, a escolha entre as várias ferramentas de BI existentes será muito mais confiável.

Gostou da nossa lista e quer saber mais sobre como um parceiro pode lhe ajudar a investir no BI? Então, fale com a gente!

business-intelligence

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

industria-4-0mapeamento-de-mercado