Por que a empresa precisa investir em um ERP para indústria?

Você sabe como era o desempenho da indústria antes da transformação digital? Antigamente, a gestão e execução das atividades eram feitas manualmente e isso demandava muito tempo e esforço. A probabilidade de ocorrerem erros também era grande e a etapa de distribuição e entrega era mais demorada do que nos dias atuais.

Isso significa que a indústria apresentava resultados ruins? Não! Mas eram outros tempos e o perfil do cliente também era diferente.

Hoje o mercado é muito mais competitivo, e o consumidor está mais exigente com o que compra. Ou seja, as pessoas têm urgência em receber os produtos e não estão mais dispostas a tolerar erros e preços elevados. 

Justamente pela mudança no mercado e comportamento do consumidor, as indústrias não podem mais depender do trabalho manual para executar processos. Precisam, portanto, investir o quanto antes em tecnologias que ajudem a otimizar as atividades, reduzir os custos e, claro, aumentar a produção.

Você conhece alguma tecnologia capaz de fazer isso? Se a resposta for não, pegue uma xícara de café, sente-se em um local confortável e prepare-se, porque o post de hoje vai mostrar como um ERP para indústria pode transformar a sua empresa em uma verdadeira potência. 

Boa leitura! 

Expansão da indústria: o que mudou e como foi o crescimento? 

Para explicar o que mudou no setor, vamos voltar no tempo e analisar as estatísticas econômicas dos últimos cinco anos. 

2017 e 2018

Segundo Pesquisa Industria Anual do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2017 a produção industrial subiu 4,3% em relação a dezembro de 2016. Já em 2018, o setor apresentou uma alta de 1,1% no mesmo período. 

2019

Ainda de acordo com IBGE, o PIB da Indústria manteve crescimento de 0,5% em 2019. Para Marcelo Azevedo, Economista da CNI, algumas crises externas como a guerra comercial entre EUA e China podem ter afetado os resultados, mas isso não impediu que o setor encerrasse o ano no positivo.

2020

A produção industrial avançou 0,9% em dezembro de 2020, mas infelizmente fechou o ano com uma queda de 4,5%. Essa queda, influenciada pela oscilação do mercado e o cenário frágil devido à pandemia da covid-19.

2021

Após o declínio em 2020, muitas pessoas chegaram a acreditar que levaria algum tempo para as indústrias se recuperarem. Contudo, mesmo com a pandemia, a produção industrial se recuperou do “tombo” e voltou a apresentar crescimento de 1,4% em maio de 2021.

Mas, o que todos esses indicadores significam, na verdade? Primeiramente, que o setor industrial já está se recuperando dos impactos que vieram com a crise. Segundo, que as indústrias apresentaram um crescimento constante nos últimos cinco anos, mesmo com obstáculos. 

Uma vez que o setor industrial está em crescimento e tem potencial para expansão, produzir itens com qualidade e em menos tempo é fundamental para acompanhar o mercado e manter a competitividade.  

E como as empresas podem garantir processos mais ágeis e entregas livres de erros? Com o apoio de ferramentas tecnológicas que ajudam a otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos.  

Como um ERP para indústria ajuda a acelerar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade? 

Agora que você chegou até essa parte do texto, vamos à seguinte pergunta: “Como, exatamente, um ERP para indústria pode ajudar a empresa acelerar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade?”

Para dar uma resposta realmente assertiva, vamos entender primeiro o que é um ERP e como ele funciona.

Um ERP, também conhecido como Enterprise Resource Planning, nada mais é que um sistema de gestão que interliga os dados e processos de uma organização. Ou seja, todas as atividades relacionadas à indústria podem ser realizadas e administradas, em poucos cliques, em um único software.

Como o sistema integra e automatiza diferentes setores, fica mais fácil para a indústria controlar pessoas e atividades. Assim, processos como a compra de matéria-prima, o giro de estoque, a distribuição de produtos e as entregas podem ser concluídos mais rápido.

Além de automatizar processos, vale dizer que um ERP para indústria pode ajudar o gestor na análise de dados e tomada de decisão. Isso porque a ferramenta disponibiliza indicadores e informações em tempo real, o que garante uma visão mais abrangente sobre todo o negócio.

Entre os principais benefícios de se investir em um ERP para indústria, destacamos: 

Por que o FoccoERP é a escolha certa quando o assunto é ERP para indústria? 

Como as indústrias passaram a ter que investir mais em tecnologia, vários ERPs já estão disponíveis no mercado. Então isso quer dizer que qualquer software é ideal para a sua empresa? Na verdade, não.

Quando falamos em um bom ERP para indústria, é importante verificar se a ferramenta possui módulos que atendam às necessidades do seu negócio. Do contrário, o investimento pode ser alto e ainda assim não trazer o retorno desejado. 

Identificar um bom ERP em meio a tantas opções pode ser difícil, mas não se preocupe. Nesse caso, podemos ajudar.

O FoccoERP, sistema de gestão desenvolvido pela nossa equipe de especialistas, foi criado para as indústrias que querem se sobressair e que precisam de organização, controle e centralização de dados. Oferece módulos para gestão comercial, manufatura, suprimentos, gestão financeira e de custos, além da gestão administrativa.

Diferenciais do FoccoERP

Para ter ideia de como o FoccoERP pode ajudar, vamos explicar os seus principais diferenciais. Veja só:

  • Automatização: você não precisa mais depender de processos manuais porque todos os setores da empresa são automatizados.
  • Informações gerenciais: você pode acessar relatórios e indicadores de desempenho, em poucos cliques, para monitorar os progressos dos colaboradores e do chão de fábrica.
  • Gestão simplificada: com o acesso rápido aos dados, você pode fazer uma gestão rápida e livre de erros. 
  • Redução de retrabalhos: como todos os setores estão interligados e as informações circulam de forma eficiente dentro da empresa, você consegue reduzir as chances de erros e retrabalhos.
  • Contenção de custos: os dados atualizados permitem que você identifique os departamentos que geram mais gastos, e com isso aplicar estratégias para conter os custos.  
  • Melhor tomada de decisão: como proporciona uma visão real e mais abrangente sobre a empresa, você consegue tomar decisões mais seguras e objetivas. 

É claro que os diferenciais acima não são as únicas vantagens do FoccoERP. Justamente por isso, convidamos você para conversar com um de nossos consultores para descobrir, na prática, como a ferramenta pode ajudar. O que você acha? Preparado para transformar a sua empresa em uma verdadeira potência com nosso ERP para indústria?

E-book - ERP: Crescimento exponencial para sua empresa - Baixe grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pronta-entrega - funcionários verificando estoque em uma distribuidoracomportamento do consumidor - notebook aberto e ao lado mini carrinho de compras cheio de pacotes