Como reduzir o custo de produção na indústria? Descubra as melhores maneiras!

A jornada rumo ao sucesso não é um processo simples, principalmente considerando os desafios na trajetória. Saber investir os recursos e obter um retorno satisfatório consiste em uma prática essencial para melhorar os resultados e ganhar destaque. E a equipe de produção é a grande responsável pela qualidade e eficiência sobre as ações na indústria.

Portanto, quando se fala em redução de custo de produção, é necessário ficar atento ao amplo impacto dessa prática. Ela exige muito planejamento para assegurar que os padrões de qualidade da empresa permaneçam intactos, economizando verbas para outros investimentos.

Continue acompanhando e entenda de que forma você pode reduzir seus custos de produção e ainda alcançar bons resultados no processo!

Separe os tipos de custo de produção

Antes de pensar em como reduzir os custos de produção, é muito importante que você separe seus tipos de despesas e defina o impacto delas no padrão de qualidade. Direcionar o foco nesse ponto cumpre papel vital para elevar a confiança da sua gestão na administração do orçamento abaixo do estimado.

Separamos os três principais tipos de custos que devem ser analisados, contextualizando cada um deles dentro da realidade da empresa. Confira!

Fixo

Como o próprio nome sugere, esse tipo de custo não sofre nenhuma variação. Assim, as empresas devem pagá-lo mensalmente, sem depender do nível de atividade comercial.

Ao contrário dos outros modelos, o custo fixo permanece constante mesmo se a produção ou as despesas relacionadas aumentarem. Podem representar gastos como seguro, juros, impostos, salários etc.

Variável

Na direção oposta dos custos fixos, que são constantes e não oscilam segundo a atividade comercial, os variáveis mudam de acordo com o aumento da produção. Aqui podemos listar os gastos com matérias-primas, comissão e mão de obra, por exemplo.

Combinado

A combinação dos dois tipos anteriores. De acordo com a subida de produção, é normal que as despesas constantes, como salários e outros tipos de gastos, sofram variação. Isso significa que os custos oscilam segundo a produção.

Aumente o índice de confiabilidade

O índice de confiabilidade é uma medida de desempenho muito importante para as empresas. Ele engloba a probabilidade de determinado item relacionado à produção desempenhar sua função corretamente, segundo as especificações do projeto. Ou seja, norteia as decisões sobre o período de uso e assegura o funcionamento durante esse prazo.

Esse índice ganha ainda mais relevância ao considerar a forma como possibilita uma manutenção controlada — reduzindo bastante os custos de produção e alcançando um alto padrão de qualidade para o negócio.

Vale lembrar que, para chegar a esse nível, é primordial garantir a excelência em outros pontos, como manutenção corretiva, gestão de indicadores e inovação tecnológica.

Adote um Procedimento Operacional Padrão (POP)

Sabemos que a falta de organização representa um grande problema para muitos negócios. Na indústria, a ausência de padronização aparece como característica negativa, capaz de trazer sérios prejuízos se não for contornada. Esse tipo de situação, aliás, é a principal causa de erros industriais, o que gera, portanto, problemas consideráveis às empresas.

Com o objetivo de manter uma ordem sobre os processos e transparecer os procedimentos aos colaboradores durante as atividades, o POP (Procedimento Operacional Padrão) se mostra uma solução bastante eficiente.

Ele é responsável por traduzir todo o planejamento de forma clara e sucinta aos envolvidos, descrevendo em detalhes todas as informações relevantes.

Essa prática pode ser inserida em diferentes tipos de atividades fabris, como a manutenção, assegurando bons resultados para as empresas e, ainda, diminuindo os custos de produção.

Invista em tecnologia

A tecnologia já atingiu níveis incríveis de produtividade. E o investimento em soluções tecnológicas é uma prática comum para quem quer melhorar os resultados e alcançar os objetivos com maior agilidade.

A automação de processos, por exemplo, consegue eliminar a necessidade de intervenção humana em diferentes atividades, possibilitando uma redução de custo de produção expressiva para as empresas.

O investimento em um sistema ERP é outra solução benéfica no universo corporativo, ajudando de duas formas. Inicialmente, ao identificar itens e fornecedores problemáticos e sinalizá-los para uma análise mais detalhada. Além disso, nesse intervalo, possibilita o crescimento dos níveis de inspeção para filtrar as despesas desnecessárias.

Em segundo lugar: contar com um ERP facilita a realização dos cálculos de rejeições e retrabalho. Na indústria, quando a produção sofre interrupções, acontece uma análise do tempo perdido, verificando se os itens parados precisam ser refeitos. Com isso, norteia-se melhor as escolhas, tomando decisões estratégicas baseadas em dados precisos.

Trabalhe com fornecedores de confiança

Uma parceria de confiança é indispensável para você reduzir o custo de produção na indústria. Depender de fornecedores de qualidade duvidosa representa um investimento que certamente entrega mais prejuízos do que benefícios para o seu negócio.

Além disso, nesse tipo de cenário, dificilmente você encontrará bons preços na aquisição de materiais, que nem sempre atendem às expectativas. Agora, ao encontrar um fornecedor de qualidade e com preços acessíveis, é possível assegurar a eficiência dos processos e ainda economizar.

Itens de qualidade ajudam a minimizar despesas a partir de uma menor porcentagem de danificação deles. Além disso, outra vantagem de ter parceiros de confiança diz respeito aos custos, já que sempre se pode negociar.

Contrate uma equipe qualificada

Não adianta você investir em soluções para ganhar praticidade e desempenho se não tiver um time capacitado. Por isso, a qualificação dos profissionais é um processo necessário para assegurar os padrões de qualidade da sua indústria e evitar gastos desnecessários com retrabalhos, por exemplo.

Qualquer empresa que disponibiliza um meio eficiente de capacitar a sua equipe consegue enxergar uma otimização expressiva nos resultados a médio e longo prazo.

Portanto, é muito importante adotar algumas práticas na empresa, como o oferecimento de um treinamento completo na admissão de funcionários e o investimento em capacitação sobre as tecnologias usadas na indústria. Assim já se nota ganhos exponenciais sobre o desempenho e na produção, consequentemente reduzindo gastos.

Pronto! Viu como é possível reduzir o custo de produção sem impactar negativamente o seu padrão de qualidade?

Ressaltamos a importância de investir na tecnologia para melhorar os seus resultados e economizar. Nesse sentido, o sistema ERP é essencial para otimizar os processos, evitar retrabalhos e disponibilizar informações confiáveis para você nortear esforços.

Por isso, aproveite a visita ao blog para entrar em contato com um de nossos consultores e veja como as soluções da FoccoERP são ideais para o seu negócio!

E-book - Manual sobre Automação Industrial - Baixe grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

como encontrar compradores no exterior - imagem em dupla exposição de um aperto de mão entre dois homens de terno e uma vista para uma grande cidade com diversos prédioscomo vender para grandes empresas - homem e mulher em um escritório dando aperto de mãos