Apontamento de produção: entenda como essa ferramenta aumenta a performance da fábrica

Para inovar em seu modelo de negócio e garantir alta performance, uma empresa deve encontrar alternativas visando a aceleração da produção, entregando mais qualidade do que a concorrência. Nesse sentido, o apontamento de produção figura entre as ferramentas aplicadas ao chão-de-fábrica, estimulando a evolução contínua dos processos.

Ele é aplicado no rastreamento e mapeamento dos itens nas linhas de produção, atuando também na identificação de possíveis falhas e desperdícios. Uma boa gestão, a partir dessa estratégia, conta com tecnologias facilitadoras do processo, e que podem ser feitas de maneira automática. Assim, a velocidade cresce e se evitam falhas, reduzindo desperdícios.

O apontamento de produção facilita a tomada de decisões, porém muitas empresas têm dificuldades de implementar essa metodologia. Acompanhe o post e entenda como funciona o processo!

O que é o apontamento de produção?

Trata-se de um processo que busca a realização do registro das etapas percorridas por um item dentro de toda a linha de produção da fábrica.

Podemos classificá-lo como um recurso de otimização da inteligência de negócio. Além de documentar o início e fim da produção, a ferramenta ainda sinaliza as ocorrências indesejadas.

Para isso, as empresas passam a utilizar equipamentos de automação, como balanças automáticas, câmeras e sensores, instrumentos que coletam informações diretamente do chão de fábrica.

A partir do momento de geração dos dados, a equipe do controle de produção os recebe, proporcionando maior assertividade no planejamento e no cálculo da eficiência da produção.

Vale ressaltar, ainda, que o apontamento de produção não é um método único. Existem dois tipos de processos: o retroativo e o apontamento de produção em tempo real.

O apontamento retroativo consiste em um modelo de registro tardio, ou seja, as informações relacionadas à produção são repassadas para análise com um “delay”. Por isso, ele é conhecido também como apontamento manual. Em seguida, os dados coletados são plotados em planilhas ou mesmo em um sistema de gestão.

Já o apontamento de produção em tempo real, ao contrário, representa uma ferramenta transmissora de dados relativos à linha de produção de maneira automática aos responsáveis pela supervisão.

Em relação aos custos, é importante destacar que esse último tipo de apontamento (automático) possui um valor de investimento superior em relação ao primeiro (retroativo). A diferença se justifica pela facilidade de análise.

apontamento de produção - homem em um almoxarifado verificando o que foi produzido

Como implementar o apontamento de produção?

Determinadas práticas têm excelente resultado na implementação da ferramenta. Continue lendo e veja quais são as principais.

Investimento em comunicação interna

O apontamento de produção apresenta uma eficiência maior quando todos os envolvidos estão cientes das próprias responsabilidades e do que precisa acontecer em cada tapa.

Visando fugir das falhas de comunicação, atrasos e outras situações que interferem na produtividade, é preciso integrar cada vez mais as equipes dentro de um departamento, e este aos demais departamentos da fábrica.

Os sistemas de integração são excelentes soluções para facilitar a troca de informações, além de melhorarem o fluxo de trabalho. É o caso dos softwares ERP, que atuam no controle da qualidade industrial.

Treinamento da equipe de colaboradores

O treinamento da equipe de funcionários cumpre papel fundamental para um controle eficaz do processo produtivo. Afinal, toda nova metodologia de trabalho demanda um certo tempo de adaptação, e também pode levar a ineficiências até que esteja totalmente integrada na rotina corporativa.

Portanto, para mitigar riscos e potencializar o sucesso do apontamento de produção, é essencial investir em cursos e treinamentos para a qualificação e utilização de melhores práticas.

Criação de indicadores de apontamento e de melhoria contínua

Indicadores de desempenho são instrumentos de avaliação e controle que não podem faltar em um processo de gestão. Essencialmente, eles consistem em meios de verificação que permitem ao interessado a construção de uma noção geral sobre produtividade, custos e demais itens a respeito de determinado produto, departamento, empresa ou mercado.

Todas essas informações desempenham função crucial para o desenvolvimento de uma cultura de evolução contínua dentro da fábrica. Isso significa que cada etapa produtiva é constantemente revisada, buscando a obtenção do máximo de eficiência, performance e resultados.

Uso da tecnologia como aliada no processo

Para realizar tratamento e análise de dados, existem softwares de gestão que podem se tornar verdadeiros parceiros estratégicos para as fábricas.

Tais programas proporcionam maior eficiência a partir da economia do tempo dedicado à coleta e disponibilização de dados, que se encaixam em outras atividades mais relevantes para a produção, ajudando a evitar custos ociosos.

Como funciona o apontamento de produção no FoccoERP?

O recurso de apontamento de produção possibilita que o usuário do Sistema de Gestão FoccoERP busque as informações das ordens de fabricação planejadas. Após a conclusão, os dados são registrados diretamente no sistema.

Segundo Leandro Schio, Diretor de Produto e Tecnologia da Focco, o módulo de apontamento de produção, vinculado ao FoccoINTEGRADOR, torna possível a automatização de todo o processo.

“As informações geradas por dispositivos vinculados às máquinas são enviadas diretamente do FoccoERP, dispensando a necessidade de as pessoas darem entrada manual em busca dos dados no sistema. Isso garante ganhos de assertividade”, explica ele.

apontamento de producao

Quais são as funcionalidades do apontamento de produção dentro do FoccoERP?

A ferramenta possui diversas funções, conforme você confere abaixo:

  1. acesso a centros de trabalho, recursos (máquinas/ferramentas), ordens de produção, funcionários, causa e motivo de refugo, motivo de parada de máquina, causa e motivo de retrabalho;
  2. apontamento das operações realizadas por tempo padrão, intervalo de hora ou tempo total;
  3. refugos ocorridos com o motivo e causa;
  4. máquina e ferramenta no local de realização;
  5. exclusão de apontamentos realizados;
  6. registro de parada de máquina;
  7. indicação de retrabalhos realizados;
  8. melhoria na qualidade do apontamento – é possível registrar o tempo real gasto na fabricação dos componentes, ao invés do tempo estimado. Com isso, é possível ajustar os tempos padrão bem como identificar desperdícios que estejam ocorrendo no processo produtivo;
  9. controle mais efetivo de paradas de máquinas – o registro das paradas de máquina permite que sejam tomadas ações imediatas para retomada da produção, bem como identificar os recursos onde ocorrem problemas com mais frequência e que necessitam de ações mais amplas;
  10. redução do tempo gasto pelo operador em tarefas de controle, focando seu tempo na operação que está alocado.

Quais os benefícios de utilizar o apontamento de produção?

Existem seis grandes vantagens nessa prática:

  • possibilidade de apontar o tempo real gasto na produção do componente;
  • automatização dos processos;
  • oportunidade de potencializar os resultados com o auxílio de ferramentas de automação;
  • eliminação de erros humanos ocorridos na digitação manual;
  • redução do desperdício de tempo do operador para fazer o apontamento;
  • acesso online por meio da importação de arquivos.

Até aqui podemos entender que o apontamento de produção consiste em uma ferramenta excelente para agregar produtividade às organizações. Além disso, reduz desperdícios, evita erros e aumenta a eficiência das atividades.

Portanto, é preciso dedicar esforços para inseri-lo em seus processos, de preferência com o auxílio de indicadores de performance e investindo na capacitação do time de colaboradores. Afinal, o sucesso do método depende de uma boa fase de implantação, seguida da monitoria dos resultados pelos gestores.

Percebeu como o apontamento de produção garante ganhos de performance para as fábricas? Já que está por aqui, aproveite e nos siga nas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook e YouTube!

E-book - Fases de implementação de um sistema de gestão integrada

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

motivar-a-equipe-de-vendasperdas financeiras