Pix para empresas: quais as vantagens de utilizá-lo como meio de pagamento?

O consumidor moderno está cada vez mais exigente sobre os modelos de negócio das empresas. Por isso, é necessário investir pesado em estratégias para proporcionar uma experiência relevante e significativa ao público. Somente assim se consegue aumentar a competitividade do empreendimento no mercado.

Ter meios de pagamento diversificados à disposição representa uma excelente maneira de agradar aos consumidores e ainda ganhar destaque competitivo. O Pix para empresas chegou revolucionando o modo como as organizações recebem dinheiro, a partir de incríveis benefícios para o universo corporativo.

Continue acompanhando o post e entenda o que é o Pix, como ele funciona e quais são suas vantagens para as empresas!

O que é o Pix e como ele funciona?

O Pix é um meio de pagamento disponibilizado pelo Banco Central e usado por instituições financeiras para proporcionar uma experiência de valor aos usuários. Essa modalidade permite que as transferências sejam mais ágeis, práticas e disponíveis, facilitando toda a operação.

A solução utiliza o cadastro de chaves específicas — que podem variar entre um número de telefone, CPF/CNPJ, e-mail, QR Codes ou uma sequência aleatória — para identificar o recebedor e concluir as transferências. Assim, basta que o usuário insira a chave Pix para dar continuidade à transação de maneira simples e direta.

O Pix também garante total segurança operacional. Já que não exige informações sensíveis, é possível preservar os dados de quem compra e vende. Ele ainda conta com alguns requisitos indispensáveis para agregar proteção aos usuários, como a criptografia de dados, por exemplo.

Quais são as vantagens do Pix para empresas?

Agora que você compreendeu o que é o Pix e como ele funciona, veja os benefícios dessa novidade para as empresas, identificando modos de potencializar seus resultados!

O dinheiro cai direto na conta

Existem diversas formas de pagamento que trazem diferentes níveis de conforto aos clientes, como cartão de crédito, boleto ou TED. Ainda que sejam muito eficientes para os usuários, elas possuem uma característica em comum: a demora para o dinheiro cair na conta.

Mesmo que compras em cartões de crédito recebam aprovação na hora do pagamento, o montante tem um prazo de até 45 dias para entrar na conta. Por isso, o Pix para empresas se tornou a solução ideal para os empreendimentos no mercado.

Ao invés de esperar longos períodos, com o Pix, o valor chega na hora. Assim que o cliente efetua o pagamento por meio da chave disponibilizada, a empresa já pode utilizar o dinheiro debitado na conta.

Realização de pagamentos sem intermediários

Outro excelente benefício do Pix para as empresas: como os pagamentos realizados usando esse recurso vão direto à conta do recebedor, é possível efetuar as operações sem a necessidade de um intermediário. Isso significa que, além de reduzir custos envolvendo as taxas desses serviços, as companhias ganham agilidade no processo.

Essa vantagem também impacta diretamente na experiência dos consumidores. Isso porque, ao eliminar a necessidade de um intermediador de pagamento para concluir transações, os usuários não precisam se preocupar com cadastros e outras barreiras geradoras de atraso no processo.

Possibilidade de pagar a qualquer momento

Alguns métodos de pagamentos bastante comuns no mercado, como o boleto, dependem do horário de funcionamento das instituições financeiras para serem compensados. Em determinados casos — o do TED, por exemplo — o dinheiro só cai no mesmo dia caso a operação aconteça até as 17h.

Essa espera resulta em atrasos sobre os recebimentos, prolongando o tempo necessário para a organização dar continuidade aos pedidos e, consequentemente, impactando a experiência dos clientes.

O Pix foi desenvolvido como uma solução eficiente para qualquer momento. Assim, os usuários podem fazer o pagamento a qualquer hora e dia da semana com a garantia de que o dinheiro chegou à conta do recebedor.

Essa praticidade cumpre papel essencial para o sucesso das corporações e ainda gera mais conforto aos clientes.

Custos de transação mais baixos com o Pix para empresas

O Pix para pessoas físicas é uma solução gratuita para que os usuários façam suas transações com agilidade e praticidade. Porém, sob a ótica das empresas, dependendo da instituição financeira, pode ser cobrada uma taxa.

Ainda assim, o valor é muito inferior ao dos demais meios de pagamento existentes no mercado. Portanto, o Pix para empresas também possibilita a redução de gastos envolvendo taxas e, de quebra, maximiza a lucratividade dos negócios.

Maior facilidade para fazer o fluxo de caixa

O fluxo de caixa consiste em um processo vital para a saúde das companhias. Ele organiza as finanças e calcula a entrada e a saída de recursos para garantir bons resultados econômicos.

Por isso, contar com o Pix é uma excelente forma de potencializar a gestão do seu fluxo de caixa. Esse recurso ajuda a controlar todo o giro de capital a partir de um registro eletrônico.

Com isso, as empresas também podem potencializar a gestão de estoque e alcançar lucros mais altos.

Outro benefício do Pix está na disponibilidade imediata do dinheiro em caixa. Dessa forma, as organizações diminuem a necessidade de crédito e eliminam gastos relacionados a taxas de antecipação de recebíveis.

Versatilidade no recebimento de cobranças

O Pix ainda permite o recebimento de cobranças por meio das chaves disponibilizadas aos usuários. Elas podem ser criadas em diferentes formatos, como CNPJ, e-mail, telefone e até mesmo uma sequência de números.

Porém, é possível também gerar um QR Code para facilitar o processo e substituir outros meios de pagamento. Esse benefício é muito interessante para seus consumidores, reduzindo os esforços para realizar a transação. Com isso, o tempo de espera para receber o dinheiro em caixa cai, diminuindo a chance de inadimplência.

Viu como o Pix para empresas traz ótimos benefícios para um negócio? A implementação dessa solução pode ser feita ao vincular uma chave em sua conta jurídica. Assim já se recebe pagamentos, contando com uma ferramenta de gestão empresarial que desempenha função crucial para potencializar o ciclo de vendas e controlar o fluxo de caixa.

Não perca tempo: aproveite a visita ao blog para entrar em contato com um de nossos consultores e conferir as soluções do FoccoERP!

E-book - Guia prático sobre planejamento de vendas - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

como vender para grandes empresas - homem e mulher em um escritório dando aperto de mãoscapacidade de erp - homem e mulher sentados em um escritório de frente para uma mesa observando a tela de um notebook