Fluxo de caixa: como organizar de uma indústria?

Para que a sua indústria esteja com as finanças sempre em dia, são necessárias várias ações. E uma das mais importantes é a organização de toda a sua movimentação financeira, por meio do fluxo de caixa.

Neste post, você vai entender como o fluxo de caixa pode auxiliar nessa tarefa. De que forma essa ferramenta deverá ser elaborada. E os principais cuidados e vantagens que ela poderá trazer para que sua organização se destaque no mercado. Acompanhe!

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é a forma de controle financeira e também gerencial. Apesar do nome ligado diretamente ao caixa, conta também com saldos bancários e de aplicações financeiras de curto prazo. Esses valores deverão ser levados em consideração, pois são facilmente convertidos em dinheiro caso a empresa precise.

O fluxo de caixa também deverá contar com os valores das entradas, que possuem relação com vendas, e outros recebimentos da empresa.

E com as saídas, relacionadas com pagamentos a fornecedores, salários de funcionários, contas de energia elétrica, água, entre outras. Todas são necessárias para a atividade da empresa.

Como ele deve ser organizado?

Depois de separar os saldos iniciais do caixa e das contas-correntes e de aplicações de curto prazo, é preciso contar com o auxílio de um bom software de gestão. Com o uso dessas soluções integradas, a organização do fluxo de caixa ficará muito mais rápida, fácil e objetiva. A partir de uma data de corte definida para o início dos registros, todas as entradas e saídas deverão ser devidamente inseridas no sistema.

Após a comparação entre os saldos iniciais de caixa e equivalentes, a movimentação de entrada e de saída, será obtido o saldo do período. Esse valor representa a disponibilidade de caixa que a empresa tem para gastar ou investir conforme as necessidades que ela possui naquele determinado momento. Ou seja, será obtido o seu fluxo de caixa.

fluxo-de-caixa-1 Fluxo de caixa: como organizar de uma indústria?

Que cuidados são necessários com o fluxo de caixa?

A utilização de um bom sistema de gestão integrado é um fator que auxiliará na elaboração, gestão e na posterior análise gerencial do seu fluxo de caixa. Isso ocorre porque um software permite ganhos em tempo e qualidade. Também permite a geração de diferentes relatórios e tipos de informações que poderão ser utilizados no processo de tomada de decisão.

Para que o seu fluxo de caixa seja uma ferramenta de tomada de decisão, é preciso que ele seja atualizado diariamente. Refletindo assim, em tempo real as finanças de sua indústria. Além disso, os históricos devem estar bastante detalhados. Toda a movimentação, independentemente do valor, deve ser lançada e reconhecida no fluxo de caixa.

Quais são as suas vantagens?

A utilização do fluxo de caixa poderá ajudar não só na organização das finanças, mas na análise gerencial de centros de custos. O fluxo de caixa pode ajudar ainda no controle dos estoques de uma indústria. Isso porque permite um acompanhamento mais próximo das movimentações de mercadorias da empresa. Outra vantagem é a análise do comportamento das despesas e receitas. Pois permite saber de onde o dinheiro veio e para onde está indo em sua organização.

O fluxo de caixa também auxilia no controle de contas a pagar e a receber. Evita o pagamento de multas e juros por atrasos e esquecimentos. E no controle da inadimplência, já que identifica valores que não foram recebidos e que podem ser cobrados, de forma devida, imediatamente.

Além disso, o fluxo de caixa pode ajudar no planejamento de longo prazo e em questões envolvendo sazonalidades, épocas de maiores e menores vendas, permitindo que sua indústria faça uma reserva para períodos de vendas mais escassas.

Neste post, você viu a importância do fluxo de caixa para uma indústria. E também compreendeu como um bom software pode fazer a diferença. Ele fornece dados valiosos para o processo de tomada de decisão.

E você, quer saber mais como turbinar a gestão financeira da sua empresa? Deixe o seu comentário para nós!

conheca-o-foccoerp Fluxo de caixa: como organizar de uma indústria?

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X