Atualização de preços: como um sistema ERP pode ajudar a sua empresa

Acompanhar de perto os nossos preços é uma tarefa fundamental, principalmente se considerarmos que a concorrência está tomando o mesmo cuidado. No final das contas, a atualização de preços é um verdadeiro cabo de guerra, já que a empresa precisa conciliar as necessidades internas, a realidade do mercado e as expectativas da clientela.

É justamente por esse motivo, que se deve tomar todo o cuidado: é preciso que você se cerifique de que está desenvolvendo uma boa política de preços, mas, para isso, precisará de informações relevantes. Nesse momento é que um software de ERP pode fazer toda a diferença.

A seguir, mostraremos a você como o ERP pode ajudá-lo com a atualização de preços na sua empresa. Confira!

A atualização de preços reúne informações relevantes

Em primeiro lugar, o ERP pode ser um verdadeiro aliado do empresário e dos gestores de empresas de médio e grande porte, pois auxilia na reunião de informações relevantes sobre o negócio, de forma descomplicada. Todo o histórico de vendas pode ser acompanhado e isso possibilita a atualização de preços de forma consciente.

Com as informações, você acompanha não só o ritmo de vendas, mas também traços do comportamento do consumidor. Uma mudança de preço, em determinado período, já afetou muito as vendas? No caso, o que o cliente fez? Deixou de comprar ou procurou substitutos? Tudo isso pode ser avaliado com a adoção do software de ERP.

Reduz os custos do negócio

Não é apenas de maneira indireta que o ERP ajuda na atualização de preços, mas também de uma maneira direta. Com ele, você consegue reduzir os custos do negócio e, consequentemente, diminuir os preços dos produtos e serviços.

Claro, dependendo do mercado, pode-se manter os preços em uma margem maior, mesmo com a redução. No entanto, é sempre importante que a empresa mantenha os processos enxutos, para flexibilizar a política de preços.

atualizacao-de-precos Atualização de preços: como um sistema ERP pode ajudar a sua empresa

Mantém um acompanhamento diário

Outro grande benefício do ERP é o fato de que o gestor pode manter um acompanhamento diário da sua política de preços. Relatórios com resultados podem ser emitidos a qualquer momento, o que é fundamental para que se tomem decisões mais precisas.

O monitoramento é, sem dúvida, uma das funções mais importantes do gestor. O ERP pode ajudar ao fornecer informações em tempo real, o que permite que ele acompanhe os resultados e descubra, na mesma hora, se determinada mudança nos preços afetou negativamente o negócio.

Em resumo, a tecnologia é uma poderosa aliada para o desenvolvimento empresarial. Nisso se inclui a atualização de preços, evidentemente. É preciso que o empresário saia de uma gestão reativa e passe a atuar de maneira proativa. Assim, evita tomar decisões equivocadas e passa a atuar com foco na sua realidade.

Quando o assunto é atualização de preços, a intuição do gestor, embora importante, não é o suficiente. Ele precisa se adaptar ao mercado e conciliar forças, isto é, a realidade do negócio, o mercado e as expectativas do consumidor.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto de hoje? Quer deixar a sua opinião? Deixe seu comentário no post.

cta-horizontal Atualização de preços: como um sistema ERP pode ajudar a sua empresa

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
erp industrialerp de vendas