De que forma é possível ter parceiros estratégicos no seu negócio?

Estabelecer parcerias é um fator importantíssimo para quem pretende alavancar seus negócios e crescer ainda mais no competitivo mercado nacional. Os parceiros estratégicos podem abrir novas portas e possibilitar a exploração de nichos, mercados-alvo ou clientes da própria base.

Todos esses fatores demonstram o quanto é importante contar com a colaboração no dia a dia de um empreendimento. Você sabe qual é a importância de estabelecer boas relações com fornecedores, como fazer a qualificação deles e de que modo uma boa relação pode impactar positivamente a cadeia de produção? Essas e outras dúvidas serão respondidas ao longo deste post. Por isso, continue a leitura e saiba mais.

Qual a importância de um fornecedor para uma parceria estratégica?

A escolha de um fornecedor deve ser uma tarefa altamente criteriosa e bem-analisada para que o resultado seja produtivo. Afinal, no mundo empresarial, parcerias, colaborações e relacionamentos são pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Nessa análise, independentemente do porte ou segmento, é preciso desenvolver um trabalho em conjunto.

Esse processo envolve os fornecedores e parceiros de negócios. Afinal, cada um deles é responsável por otimizar tarefas, melhorar processos internos ou fornecer parte do material necessário à operacionalização da empresa. No entanto, muitas vezes os empreendedores e gestores têm dúvidas sobre como proceder na geração de uma parceria estratégica e duradoura.

Por isso, o primeiro passo a ser adotado é selecionar fornecedores com um bom relacionamento e parcerias frutíferas. Além disso, focar na escolha de apenas um parceiro é uma excelente estratégia. Isso deriva do fato de que é possível qualificar e encontrar atividades complementares entre ambos os negócios. Ou seja, o parceiro estratégico torna-se um elo para o alcance do sucesso, somando forças e oferecendo seu know how.

Como é feita a qualificação dos melhores fornecedores?

Na prática, é preciso ficar atento a alguns pontos: qualidade, prazos, confiabilidade, capacidade tecnológica, cultura organizacional e estrutura. Todos esses fatores são indispensáveis para qualquer empresa que procure por um relacionamento de longo prazo com seus fornecedores. A relação comercial deve ser baseada na reciprocidade e comprometimento entre ambas as partes. Veja a seguir os pontos mais importantes:

Qualidade

Essa é uma característica primordial para a qualquer atividade comercial. Oferecer bons produtos ou prestar serviços de referência são tópicos que encurtam a distância entre o sucesso e o crescimento de um negócio. Prezar pela qualidade envolve muitos fatores, que podem ser avaliados por quem está à procura de um parceiro estratégico.

Afinal, para que um fornecedor execute com qualidade seus processos, é preciso que ele tenha um completo alinhamento operacional. Isso quer dizer que ele tem uma boa organização interna, harmonia entre colaboradores, cumprimento de prazos, entre outros fatores indispensáveis.

Prazos

Como já foi dito acima, é altamente necessária uma boa atenção aos prazos. Isso é uma característica que não pode ficar de fora do radar dos empresários que procuram parceiros estratégicos. A parte operacional e as demandas de uma empresa estão intimamente ligadas ao completo oferecimento de matérias-primas e outros produtos para o desenvolvimento das atividades.

Ter atenção aos prazos possibilita que as metas sejam alcançadas e que o empreendimento adquira ainda mais confiança e respeito entre seus consumidores e parceiros. Afinal, é muito fácil imaginar o quanto um atraso na entrega pode manchar a imagem da marca e prejudicar o relacionamento, não é verdade? Por isso, é preciso selecionar fornecedores que prezem pelo cumprimento de acordos nos períodos corretos.

Confiabilidade

Confiança é a base para a edificação de qualquer relacionamento, inclusive no mundo corporativo. Uma dica muito válida é verificar a reputação no mercado e com outros clientes de seu fornecedor. Além disso, pesquisar sobre a situação financeira do negócio vai revelar informações importantes. Isso pode ser feito por meio de consultas a bureaus de crédito e demais prestadoras de serviços de inteligência comercial.

Cultura organizacional

A cultura organizacional diz respeito a todos os princípios e valores que constituem a base de uma empresa. Assim como a confiabilidade, é um ponto muito valorizado, pois esclarecer questões essenciais sobre o negócio. Conhecer a fundo esses tópicos pode gerar muito mais sucesso e produtividade na parceria. Pense nisso!

Estrutura

A estrutura é outro ponto que não pode ser deixado de lado no momento de fazer a análise de parceiros estratégicos. É preciso que o fornecedor em potencial esclareça os aspectos decisivos sobre seu porte financeiro, sua organização, bem como o grau de desenvolvimento. Essas informações são muito valiosas na hora de estabelecer uma relação ou de realizar comparações com outros possíveis fornecedores.

Como uma boa parceria pode impactar a cadeia de produção?

Essa é uma dúvida muito importante acerca do impacto de uma parceria sólida em sua empresa. A garantia de competitividade é uma das explicações para o entendimento de como esse processo gera resultados de grande impacto.

Além disso, uma parceria estratégica pode ser extremamente útil na redução de falhas e na otimização da gestão. É preciso lembrar também de que as empresas são complementares. Com isso, oportunidades podem surgir para ambas as partes, por exemplo, no crescimento de uma marca em comum.

Uma empresa que produz cosméticos com personagens de desenho infantil é um exemplo de como é possível ter uma parceria estratégica bem sucedida. As vendas crescem por relacionar o produto a uma marca de renome no mercado. Ainda assim, a licenciadora pode ter um crescimento de suas receitas de publicidade, já que mais vendas são realizadas por seu parceiro de negócios. Todo esse quadro mostra como é importante adotar parcerias para impactar positivamente a produção e fazer o empreendimento crescer ainda mais.

Ao longo do texto, foi possível conhecer um pouco mais sobre como parceiros estratégicos podem ser excelentes ferramentas de alavancagem comercial. E como sabemos: aumentar as vendas é o sonho de todo empresário.

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