Mapeamento de mercado: aprenda como usar para encontrar novas oportunidades de negócios

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Toda empresa necessita iniciar as suas atividades com uma boa pesquisa de mercado. Isso ocorre porque muitos empreendedores têm dificuldade em esclarecer algumas dúvidas, como, por exemplo, definir qual seu público-alvo, quanto cobrar pelo seu produto, como conquistar mais clientes etc.

Para solucionar esses problemas é preciso fazer o uso do mapeamento de mercado. Você sabe o que ele representa? Neste post, vamos falar sobre todas as características e vantagens desse processo. Então, confira a leitura de todo o artigo!

O que é mapeamento de mercado?

Essa pergunta é muito importante para iniciar a análise dessa temática. O mapeamento de mercado nada mais é do que um estudo que demonstra as principais perspectivas e particularidades presentes em determinado segmento. É importante lembrar que isso vale tanto para a prestação de serviços como para venda de produtos.

Existe um pilar com 3 estruturas fundamentais para a realização de um mapeamento de mercado. São eles que norteiam todo o processo de pesquisa, busca e análise.

Em primeiro lugar, os clientes são o ponto-chave para se entender quais as expectativas, desejos e frustrações dos consumidores em potencial. Na sequência, os concorrentes representam uma outra fonte de dados muito importante, visto que eles servem como parâmetro para análise de como se posicionam e atuam no mercado. Por fim, há os fornecedores, que também são um dos componentes da engrenagem de uma boa empresa. Isso porque, no mapeamento, é preciso ver o que eles oferecem, seus diferenciais e o processo logístico.

Com essa análise, é possível gerar informações preciosas sobre o mercado, levando a empresa a tomar melhores decisões. Isso impacta positivamente na conquista de melhores resultados e avanço comercial. Pense nisso!

Dicas para aproveitar os resultados do mapeamento de mercado

Após a realização do mapeamento de mercado, é preciso estar atento a alguns pontos para aproveitar ao máximo as informações dessa pesquisa. Conheça algumas dicas:

Utilização de BI e Big Data

O Business Intelligence (BI) é um processo de coleta, organização, análise e acompanhamento de dados. Ou seja, funciona como um verdadeiro “garimpador” de informações importantes para o empreendimento.

Desse modo, o uso da capacidade de análise, do processamento de dados do BI e Big Data pode alavancar o seu mapeamento de mercado. Pense nesse aspecto!

Uso do Google Trends

O Google Trends é uma extensão do famoso buscador que oferece um recurso gratuito de análise de palavras-chave e buscas mais populares, o que possibilita verificar diversas informações do seu público-alvo. Isso pode ser feito tanto de forma regional quanto global, dado o grande poder de alcance que a internet tem.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como o mapeamento de mercado pode ser útil para encontrar diversas oportunidades de negócio, passe a utilizá-lo. Dessa forma, a inteligência da análise de dados pode facilitar a execução da sua ideia empreendedora.

Gostou do nosso artigo de mapeamento de mercado? Quer alavancar ainda mais seu conhecimento sobre gestão empresarial? Então, veja este material sobre análise de mercado que preparamos para você agora mesmo!

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