Como contratar mão de obra qualificada hoje em dia? Aprenda aqui!

Já não é novidade que a falta de mão de obra qualificada para ocupar as vagas nas empresas tira o sono de muitos diretores, empresários ou empreendedores que se preocupam com a conquista de uma gestão de sucesso. Não importa o tamanho da organização, a dificuldade é a mesma para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Assim, o desafio se torna mais grave devido ao novo perfil dos jovens e ao crescente número de pessoas que pretendem ser empreendedoras pois querem deixar de ter um chefe.

Pensando em ajudar você na missão de distinguir a mão de obra qualificada ideal para a sua indústria, separamos algumas dicas. A fim de garantir a contratação dos profissionais corretos, apontamos as características necessárias para agregar o máximo de valor ao seu negócio. Confira!

Defina um perfil profissional

O primeiro passo na hora de abrir uma vaga é saber bem o tipo de perfil profissional que você deseja e que a sua indústria precisa para garantir a satisfação dos clientes. Para tanto, comece descrevendo em detalhes as funções a ser exercidas pelo profissional.

Nesse sentido, redobre a atenção e descreva especialmente sobre as responsabilidades atribuídas à vaga, os conhecimentos necessários e as habilidades que os interessados devem ter. Eles também precisam estar alinhados aos valores e à cultura da marca.

Priorize pessoas com mindset de dono

O sonho de qualquer gestor é encontrar pessoas que realmente vistam a camisa da empresa. Priorizar pessoas com mindset de dono não é tão difícil assim. Percebe-se facilmente o brilho nos olhos de quem tem esse tipo de perfil.

Além disso, contar com profissionais altamente engajados, comprometidos com o resultado como se eles fossem os próprios donos da empresa, favorece um ambiente de crescimento e prosperidade.

mao-de-obra-qualificada-1 Como contratar mão de obra qualificada hoje em dia? Aprenda aqui!

Entenda onde estão os profissionais adequados

Para encontrar mão de obra qualificada é preciso pesquisar o mercado e entender onde estão os melhores profissionais. Por exemplo, se precisar de alguém para ocupar um cargo de gestão. Procure em instituições de ensino superior e de pós-graduação renomadas no mercado.

Assim, se a necessidade de um profissional qualificado em determinado posto é real e não existe ninguém dentro da empresa com potencial para ocupar esse cargo, o jeito é sair à procura.

Além disso, no caso de o deficit ser em uma posição do topo do organograma da indústria, considere contar com um headhunter. Ele é profissional especialista em recrutar executivos de talento. E pode prestar um serviço de consultoria na seleção.

Desenhe vagas atraentes para os profissionais ideais

Entenda que, quanto mais qualificada for a pessoa que você escolher, mais mercado ela terá. Ou seja, a preocupação em desenhar vagas atraentes deve ser maior.

Para compreender um pouco melhor, imagine que você encontra alguém perfeito para a posição. Alguém proativo. Que não se contenta com os processos estabelecidos. E que vai além das suas atribuições, sempre com o objetivo de melhorar o rendimento da sua área.

De imediato, você, empregador, pensa: “ganhei na loteria”. Mas as coisas não funcionam assim. Se você não conseguir recompensar e reconhecer os esforços dele, priorizar a retenção de talentos ou no mínimo deixar claro que há boas perspectivas para essa pessoa caso continue desenvolvendo um bom trabalho, o seu novo “camisa dez” poderá, em pouco tempo, reforçar o time de outra empresa.

Enfim, encontrar mão de obra qualificada não é tarefa fácil. Muitas vezes falta tempo e sobra insegurança. Mas, seguramente, todo esforço dedicado a essa etapa do processo rende bons frutos. Bons profissionais se auto gerenciam e asseguram não apenas um trabalho bem-feito, mas também excelentes resultados para a empresa.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre o assunto, siga-nos no Facebook, Twitter e LinkedIn para se inteirar sobre mais novidades!

cta-banner-reducao Como contratar mão de obra qualificada hoje em dia? Aprenda aqui!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
marketing e vendasanalista fiscal