Por que a integração de sistemas é importante para a empresa? Veja!

A era da transformação digital modificou completamente tanto a realidade das indústrias como todo o ambiente corporativo. Prova disso é que hoje é praticamente impossível ficar sem acesso às informações, que estão disponíveis em tempo real e no mundo on-line. Afinal, esse acesso imediato garante que os gestores tomem decisões mais acertadas e proporciona melhores resultados para qualquer empresa.

No mesmo sentido, com tantas soluções em tecnologia na indústria surgindo para atender às demandas dos mais variados tipos de empreendimentos, contar com uma integração de sistemas tornou-se algo indispensável.

Neste post, mostraremos como funciona a integração de sistemas e por que é tão importante, bem como ressaltaremos os principais benefícios que ela é capaz de proporcionar aos negócios. Continue a leitura e confira!

O que é integração de sistemas e como funciona?

De maneira bastante resumida, podemos defini-la como a interação de sistemas distintos de forma automatizada. Em outras palavras, isso significa que, ao inserir uma informação em um lugar, ela vai automática e imediatamente para outro, otimizando o tempo das equipes, especialmente porque isso evita falhas e retrabalhos.

De modo geral, as empresas optam primeiro por implementar um sistema centralizador e generalista, como o ERP (Enterprise Resource Planning). Somente depois elas acrescentam sistemas especialistas, ou seja, aqueles direcionados apenas para um setor do negócio — por exemplo, uma ferramenta para a força de vendas.

Assim sendo, a integração acontece tanto por mão única como por via dupla. Existem sistemas que apenas enviam informações e aqueles que só recebem, como é o caso do Business Intelligence (BI). Essa integração pode ser feita manualmente, por meio de importação de arquivos ou de forma on-line.

Qual a importância da integração de sistemas na empresa?

A implementação de um ambiente digital altamente integrado nas indústrias é uma necessidade real do mercado. Nesse sentido, a integração de sistemas é uma alternativa obrigatória para quem pretende ter um diferencial competitivo e criar um fluxo de trabalho mais otimizado por meio dos benefícios que apresentaremos a seguir. Acompanhe!

integracao-de-sistemas Por que a integração de sistemas é importante para a empresa? Veja!

Visão global

Ao implementar a integração de sistemas, é possível inserir projetos, marcar pessoas envolvidas e acompanhar o andamento das tarefas dos times ou de cada colaborador separadamente. Essa facilidade evita e às vezes até elimina ruídos na comunicação, simplifica o trabalho de gestores e contribui com uma visão global sobre os processos da indústria.

Redução de custos

A diminuição contínua dos custos nos processos industriais é consequência direta da eliminação de gargalos nas operações. Assim sendo, gestores devem investir na integração de sistemas com o objetivo de criar fluxos operacionais automatizados, mais simples e com menor índice de retrabalho.

Dessa forma, a empresa conseguirá executar suas atividades com mais rapidez e eficiência, tornando seus projetos cada vez mais econômicos.

Otimização de processos

Aqueles negócios que procuram se manter competitivos em médio e longo prazo devem buscar continuamente a otimização de processos. Com a integração de sistemas, todas as rotinas poderão ser alteradas com mais facilidade, e isso traz também mais flexibilidade para os diversos processos. Acompanhar a cadeia operacional com agilidade, portanto, torna-se muito mais simples.

Integração de setores

Uma indústria que de fato consegue atender às necessidades do cliente com soluções de alta qualidade certamente foi capaz de criar ambientes altamente integrados. Isso porque, quando uma empresa tem seus serviços integrados com todos os setores, também conta com um alinhamento mais preciso. Assim, esse negócio tem a grande oportunidade de criar estratégias mais eficazes e de gerar receitas mais significativas.

Ambientes complexos e dinâmicos como o de uma indústria passam a ter um fluxo de trabalho unificado em um ambiente integrado. Dessa forma, os serviços serão priorizados de acordo com as necessidades do negócio. Isso gera a possibilidade de criar um portfólio de produtos capaz de atender continuamente às principais demandas do mercado.

Ganho de agilidade

Todos os dias, uma infinidade de dados é gerada por todos aqueles que estão direta ou indiretamente envolvidos com a indústria: fornecedores, clientes, parceiros de negócios, concorrentes e até mesmo órgãos públicos.

É preciso ter em mente que cada informação gerada por cada uma dessas relações pode ter um valor muito relevante para o empreendimento. Contudo, elas somente serão aproveitadas como se deve se houver a capacidade de coletar, processar, analisar e armazenar tais dados dentro do contexto do negócio.

A verdade é que isso pode até ser feito de forma segmentada, porém dessa maneira não é possível ter uma visão integrada e sistêmica do empreendimento. Caso seja assim, as divisórias físicas que separam cada departamento também representarão sérias barreiras à boa performance da marca.

É nessa hora que a integração de sistemas representa a melhor saída para derrubar todos esses obstáculos e fazer com que a empresa vire um todo, com fluxos de informações dinâmicos, seguros e, principalmente, ágeis.

Aumento da produtividade

De fato, dados mais consistentes proporcionados pela integração de sistemas têm um impacto positivo enorme no desempenho dos processos, especialmente porque nessas circunstâncias são transmitidos com agilidade.

Se uma informação chega rapidamente e livre de ruídos ou erros até quem precisa dela, não há a necessidade de refazer as atividades, as entregas não sofrem atrasos e, consequentemente, não há desperdício de esforços. Tudo isso se reflete em aumento de produtividade.

Reforço da confiabilidade

Em um ambiente de integração, os processos tornam-se bem mais confiáveis, uma vez que cada sistema busca informações diretamente na fonte. Além disso, existem soluções tecnológicas capazes de reduzir ou eliminar completamente a necessidade de intermediações a fim de realizar transações e permitir a transferência segura de recursos financeiros e dados sensíveis, por exemplo.

Diante de tantas vantagens da integração de sistemas, também é possível prever as principais consequências de não gerenciar corretamente esse processo. Assim, a empresa que negligencia essa estratégia compromete muito a performance das equipes, toma decisões com base em informações duvidosas e, fatalmente, tem prejuízos de toda ordem.

Não é isso o que você quer para sua empresa, certo? Por isso, leia nosso outro post e saiba também tudo para tirar o máximo de um software de gestão empresarial!

 

cta-ebook-competitividadex Por que a integração de sistemas é importante para a empresa? Veja!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
centro-de-custogestao da producao