Inovação para indústria moveleira por meio do Design Thinking

A indústria moveleira demanda inovação a todo momento, e talvez essa seja a característica mais comum quando falamos em empreendedorismo. No entanto, há uma maneira de trazer inovação para indústria moveleira: por meio do Design Thinking.

Leia também: O que são indicadores de desempenho e como usá-los em sua empresa

O Design Thinking é um meio inovador de encarar os problemas. Ele pode ser aplicado nos mais diversos segmentos empresariais, inclusive na indústria moveleira. Nesse post, explicaremos o que é esse método, os motivos que o levam a ser tão importante para o seu negócio e como a indústria moveleira pode se utilizar dele. Acompanhe como alcançar a inovação para indústria moveleira!

O que é o Design Thinking?

O nome Design Thinking sugere uma resolução de problemas pensada de forma ”fora da caixa”, ou seja, fora dos moldes convencionais.

Com base em três valores fundamentais — empatia, colaboração e experimentação —, o conceito de Design Thinking é uma abordagem que visa identificar e solucionar problemas de maneira inovadora e criativa, com foco nas reais necessidades do consumidor e do mercado.

Ela consiste em 4 etapas:

  • imersão: esse é o momento de se aproximar do problema, encontrando sua origem. A busca por informações é fundamental nessa primeira etapa, e a ideia é realmente mergulhar de cabeça para entender o problema e as necessidades do cliente;
  • ideação: agora é o momento para liberar a criatividade. É a hora de propor soluções ao problema e, de fato, pensar fora da caixa. Não limite as ideias e estimule a criatividade através de dinâmicas como brainstormingcanvas e mapas mentais;
  • prototipação: Após a geração de ideias, é hora de colocar a mão na massa. Ou seja, será o momento de validar a ideia, dar corpo e testar um protótipo;
  • desenvolvimento: Pronto! Você já encontrou o problema do consumidor, gerou ideias criativas para solucioná-lo e validou algumas delas. Agora é o momento de empreender e começar o seu negócio

inovacao-para-industria-moveleira-1 Inovação para indústria moveleira por meio do Design Thinking

Por que ele é importante para empresas?

Mais do que uma maneira para estimular a criatividade, o Design Thinking é importante em diversos processos dentro de uma empresa. Ele desinibe fatores limitantes às soluções criativas, como estereótipos, o medo de assumir riscos e o ócio.

Além disso tudo, talvez o fator mais importante seja a preocupação central com o consumidor. Por ser uma abordagem antropocêntrica (que coloca o homem no centro das ações), o Design Thinking atende a necessidade do cliente de forma próxima à exatidão, trazendo-o para o núcleo das atividades a serem desempenhadas.

Como alcançar a inovação para indústria moveleira por meio do Design Thinking?

Por ser uma abordagem criativa, o Design Thinking beneficia a indústria moveleira para uma produção mais assertiva.

Quando falamos sobre inovação para indústria moveleira, é importante considerar a opinião dos consumidores, seus anseios, como utilizam tal produto e seus benefícios. É enxergar o problema, gerar ideias, criar um protótipo e então desenvolver um móvel que atenda todas as demandas do cliente, por exemplo.

Além disso, o Design Thinking pode ser aplicado nos mais diversos processos do setor moveleiro. Ele deve, inclusive, ser incorporado em todo o dia a dia da empresa, criando uma cadeia de inovação e criatividade que perpassa por todas as atividades.

Entendeu como o Design Thinking pode ser uma abordagem estratégica? Gostou do tema? Então não deixe de compartilhar esse post em suas redes sociais! Siga-nos no Facebook e Linkedin!

conheca-o-foccoerp Inovação para indústria moveleira por meio do Design Thinking

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
sistema de vendaso que e erp