4 erros na implementação de ERP que você não pode cometer!

Estamos acostumados a trabalhar em um mercado altamente competitivo e por vezes cruel com quem desperdiça as oportunidades, não é mesmo? E quando o assunto é mundo dos negócios, as chances de erro se tornam ainda menores. Por isso, devemos ter cuidado ao fazer a implementação de ERP na empresa.

Um procedimento falho nesse processo pode gerar custos enormes, sem contar o transtorno e tempo gasto em vão. Por isso, o que tem feito sucesso e garantido economia às corporações é contratar uma empresa especializada no serviço.

Gostou do que leu até aqui? Então, continue conosco porque mostraremos os principais erros que você não pode cometer na implementação de ERP!

1. Falta de planejamento

Parece óbvio à primeira vista, mas 80% das chances reais do ERP se concretizar na companhia estão nessa fase. O planejamento muitas vezes é negligenciado pelos gestores do negócio, que não fazem ideia do nível de complexidade exigido na ferramenta.

Definir objetivos e metas que pretende alcançar com a implementação, o que precisará para ter êxito, os métodos corretos e as prioridades para obter algo promissor na empresa é fundamental. Para isso, procure contar com auditorias que darão exata dimensão de onde o processo se encontra e indicarão o próximo passo a ser dado.

Nesse momento, os erros mais crassos acontecem quando as estimativas de recursos e de tempo não são feitas corretamente ao executar a transformação.

2. Falta de segurança

Devemos sempre ter em mente que, em uma corporação, independentemente de seu porte, o bem mais precioso é a informação armazenada. Pense no que seu concorrente poderia fazer com as estatísticas, planos futuros, dados de clientes e produtos que possui?

Assim, é fundamental que a segurança da empresa seja impecável. Invista em proteção contra vírus e spywares, tomando cuidado para que hackers não consigam entrar no sistema interno e externo. Pessoas não autorizadas também devem ter restrições para acessar dados importantes. Dessa forma, a corporação não ficará fragilizada com possíveis ataques.

implementacao-de-erp 4 erros na implementação de ERP que você não pode cometer!

3. Falta de treinamento

Realizar treinamentos constantes com os colaboradores é essencial para usufruir de tudo o que o sistema ERP oferece. Informá-los sobre a implementação e mostrar o que essa mudança trará de benefícios quando os departamentos forem integrados vai resultar em boa harmonia e entrosamento da equipe.

Portanto, se não promover treinamentos sobre as funcionalidades da ferramenta, migração de funções, novos procedimentos, entre outras necessidades que surgirem ao longo do tempo, a organização estará fadada ao fracasso.

4. Falta de manutenção

Como todas as coisas perecíveis no mundo, sistemas e plataformas digitais também se tornam obsoletas e dão lugar a novas tecnologias. Logo, se não houver manutenção preventiva, será impossível tirar 100% de proveito do ERP.

Pensando nisso, o mais recomendado é executar ajustes constantes para que os processos continuem tendo melhorias e permaneçam atualizados. Assim, você não corre o risco de ficar atrás da concorrência.

E então, leitor? Foi útil para você aprender sobre a implementação de ERP na empresa? Se gostou, não esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

ebook-fases-de-implementao-correto-e1534278954308 4 erros na implementação de ERP que você não pode cometer!

 

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
perdas financeirasmarketing e vendas