5 benefícios da gestão descentralizada em relação à centralizada

O mundo está se transformando rapidamente. Assim, para atender às demandas do consumidor atual, as empresas precisam inovar. Isso inclui o investimento em novas políticas e estratégias como a gestão descentralizada.

Ela auxilia o empreendimento a cortar gastos e a aumentar sua agilidade. Dessa forma, os times poderão atender a demandas e solucionar problemas com menos tempo. Além disso, a companhia terá flexibilidade para lidar com vários desafios sempre.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura deste post.

O que é a gestão descentralizada?

A gestão descentralizada é uma estratégia em que os times trabalham com maior autonomia. Ou seja, decisões podem ser realizadas por mais pessoas. Tudo isso graças a um processo operacional menos burocrático e mais focado em resultados.

Na gestão descentralizada, portanto, o negócio tem uma rotina decisória simplificada. As equipes podem decidir o que é melhor para cada situação sem ter que sempre consultar os líderes. Assim, eles podem direcionar a atenção para questões prioritárias e o cliente terá a certeza de que as suas demandas serão sempre feitas seguindo a busca por aquilo que for melhor para todos.

Como esse modelo de gestão se diferencia da gestão centralizada?

A maior diferença de um modelo de gestão descentralizado para um centralizado é o ponto em que a decisão é tomada, ou seja, o nível hierárquico. No caso da gestão tradicional, o líder deve autorizar cada medida. Ou seja, investimentos, mudanças de processos e ações do cotidiano precisam ser validadas pelo chefe do setor antes de serem executadas.

Já na gestão descentralizada, as equipes trabalham com maior autonomia. Isso se traduz em um fluxo de trabalho flexível e ágil. Da mesma maneira, a organização pode resolver eventuais problemas e demandas com prazos menores: o time não precisará escalar uma decisão em uma longa cadeia operacional para que seja aceita e executada.

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Que benefícios a gestão descentralizada gera?

Esse modelo de gerenciamento gera muitas vantagens para a empresa. Por isso, confira a seguir alguns dos benefícios que estão relacionados a essa estratégia e como ela mantém o negócio mais competitivo.

1. Liderança democrática

A distribuição de responsabilidades é um ponto muito importante para qualquer empreendimento. Ela garante que todos estarão a postos quando for necessário. Além disso, minimiza riscos e as chances de falhas no processo de trabalho.

Com a gestão descentralizada, a companhia terá um número maior de pessoas capazes de planejar e tomar decisões. Além disso, as escolhas serão feitas em conjunto, evitando que alguma mudança não seja implementada por completo.

2. Maior diversidade de ideias na tomada de decisões

A diversidade de ideias no processo de tomada de decisões também é importante, já que traz soluções mais ágeis. Ao mesmo tempo, maximiza o nível de inovação existente.

Afinal de contas, sempre que alguma escolha for feita, a empresa terá uma equipe com múltiplos saberes para identificar o que deve ser feito. No entanto, para que isso seja possível, é importante que o time seja integrado. Portanto, além de descentralizar o processo de decisões, também atue para ampliar o nível de integração.

3. Menor rotatividade nas equipes

Uma equipe pouco motivada pode ser um problema para o negócio. Afinal, isso gera uma maior rotatividade nos times e menos lucro para a organização, visto que o gestor terá que direcionar verbas para treinamentos regularmente.

Com a gestão descentralizada, pode-se diminuir drasticamente a rotatividade do time. A partir do momento em que as equipes são incentivadas a tomar mais decisões, elas ficarão mais engajadas nos processos internos. Como consequência, a capacidade de manter o colaborador integrado ao negócio será muito maior.

4. Aumento de engajamento dos profissionais

O engajamento dos profissionais traz benefícios que vão além da habilidade de reduzir a taxa de rotatividade interna: ele também amplia as receitas da companhia pela melhoria dos índices de produtividade. Junto a isso, evita que mudanças não sejam implementadas por completo.

Afinal de contas, os times estarão mais focados nas decisões e nas metas do negócio. Quando os colaboradores entendem a relação de seu trabalho com o todo, elas ficam mais motivados e produtivos, o que aumenta os resultados da empresa como um todo.

5. Maior satisfação do consumidor

A satisfação do consumidor também é otimizada com times mais descentralizados. A partir do momento em que há uma equipe diversificada e com autonomia, as demandas são atendidas com mais agilidade. Além disso, cada profissional poderá focar mais no atendimento às requisições de seus clientes.

Como consequência, o negócio ficará reconhecido pela qualidade da relação que estabelece com seus consumidores. Além de facilitar a geração de vendas, isso também contribuirá para fidelizar o cliente, pois, com um atendimento mais autônomo, o profissional pode personalizar mais a abordagem.

O que avaliar ao implementar uma cultura de gestão descentralizada?

Para implementar uma cultura de gestão descentralizada, alguns passos devem ser tomados. Eles precisam sempre considerar o perfil da empresa e seu posicionamento no mercado. As medidas incluem ideias como:

  • a análise do perfil do negócio;
  • o levantamento de problemas existentes;
  • a identificação do que pode ou não impedir a companhia de funcionar com qualidade;
  • a reformulação de rotinas;
  • o treinamento de equipes;
  • a aplicação de indicadores de performance;
  • o investimento em soluções de gestão.

O mercado brasileiro é conhecido por sua alta competitividade. Para se destacarem, empresas precisam de foco e de um bom planejamento. Além disso, é necessário reduzir erros e gerar flexibilidade sempre.

A gestão descentralizada, nesse contexto, surge como um meio de evitar que problemas ocorram e garantir que a companhia esteja preparada para lidar com qualquer desafio, visto que aumenta a flexibilidade e a capacidade de inovar. Outro ponto importante é que reduz conflitos e problemas que prejudicam a produtividade do time.

Portanto, sempre busque na gestão descentralizada um meio de deixar o negócio alinhado com as tendências de mercado e as demandas dos clientes. Com o apoio das ferramentas corretas e de uma cultura inteligente, a companhia poderá reduzir riscos e maximizar sua habilidade de criar oportunidades de vendas.

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