Como fazer a gestão de estoque para distribuidora

Cada vez mais, empresas de variados ramos vão em busca de soluções para atender seus clientes com toda a excelência que eles demandam, sem deixar de priorizar seus próprios interesses.

Quando falamos em negócios de distribuição, a dinâmica não é muito diferente. No entanto, antes de entrarmos diretamente nesse assunto, vamos retomar alguns conceitos essenciais para o nosso entendimento do tema.

Distribuidoras são empresas que têm como foco principal a aquisição, em larga escala, de produtos, direto dos fabricantes. Basicamente, elas são as responsáveis por fazer toda a logística e também a venda dessas mercadorias para empresas menores, que não conseguem adquirir diretamente das fábricas.

Trata-se de um tipo de negócio que depende de capacidade de controle do estoque e do armazenamento para funcionar eficientemente. Ou seja, é essencial a realização de uma boa gestão do estoque, de forma que ele traga menos custos e mais vantagens. Isso garante não só o crescimento da distribuidora assim como sua sobrevivência.

Para aprender a fazer uma gestão de estoque de forma eficaz, continue sua leitura!

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é a atividade realizada com a finalidade de controlar toda a mercadoria de uma distribuidora antes que ela seja vendida ao cliente final. Ela também pode ser definida como a técnica responsável pelo trabalho de estocagem dos produtos.

Aqui, vale ressaltar que um dos objetivos mais importantes desse processo é garantir que os recursos necessários estejam disponíveis ao longo da cadeia de suprimentos, possibilitando ganhos e trazendo mais rentabilidade ao negócio.

Sendo assim, podemos constatar que a gestão de estoque se refere a todos os esforços realizados por uma empresa com o objetivo de controlar seu estoque de forma mais eficiente e adquirir, assim, maior lucratividade.

Para saber mais sobre como fazer a gestão de estoque em sua distribuidora, começaremos elencando os problemas que possivelmente você enfrenta e precisa de ajuda para solucionar. 

Quais são os problemas que a gestão de estoque ajuda a solucionar?

A gestão de estoque é extremamente importante para o funcionamento de um negócio, principalmente quando falamos em empresas de distribuição. É uma atividade que tem a capacidade de solucionar uma série de questões relacionadas que podem ir muito além da falta de um produto. Um exemplo disso é o excesso de estoque.

Ao contrário do que se pensa, ter um estoque muito volumoso pode trazer problemas diversos para a distribuidora. Para exemplificar essa situação, podemos citar a possibilidade de perda dessas mercadorias, com vencimento ou desatualização, sem contar todos os custos proporcionados pelo armazenamento extra.

O gerenciamento de devoluções é outro fator importante que a gestão de estoque pode ajudar a resolver. Trata-se de um processo que auxilia no fluxo correto da mercadoria em casos de devolução, evitando que elas tomem um caminho diferente do esperado e parem, por exemplo, nas mãos de outro cliente.

Além disso, a gestão de estoque permite uma maior precisão das informações, o que termina por impactar diretamente outros departamentos. Isso significa, por exemplo, realizar um melhor controle de vendas da distribuidora e atender às expectativas do cliente com base em dados reais e atualizados. 

5 dicas para realizar uma gestão de estoque com eficiência

Agora que já entendemos o que é gestão de estoque, sua importância e os problemas que essa atividade soluciona, é hora de obter algumas dicas para sua realização. Continue aqui conosco para se aprofundar ainda mais neste importante tema.

1. Tenha uma metodologia definida

Para realizar uma gestão de estoque de forma mais efetiva, é necessário ter clareza sobre a metodologia utilizada. Isso ajuda a evitar a perda de mercadorias devido à validade, à sazonalidade ou a qualquer outro fator que implique questões na forma de armazenamento.

2. Conte com uma equipe especializada

Uma gestão de estoque eficiente demanda uma equipe especializada no assunto. Isso significa que, para um bom funcionamento, é ideal que essa atividade não seja terceirizada por outras empresas ou tratada como uma atividade a mais a ser executada.

3. Revise processos continuamente

Para identificar os gargalos nos processos e evitar o comprometimento da lucratividade da distribuidora, é crucial que se revise os processos constantemente. Essa é uma atividade que pode ser executada de diferentes formas e é importante que corresponda à metodologia escolhida, sempre passando por todas as etapas da operação. 

4. Realize um controle de movimentações

Uma forma de realizar um melhor controle de movimentações é por meio da formulação de inventários. Inventário é uma ferramenta que ajuda a registrar a disponibilidade de cada produto e evita que a empresa passe por situações de desabastecimento.

5. Use tecnologias para reduzir erros

A gestão de estoque é uma atividade que demanda muito cuidado e atenção. Justamente por esse motivo, faz-se necessária a utilização de ferramentas para um gerenciamento mais preciso.

Um exemplo são os próprios softwares de gestão para distribuidoras ou ERPs, que ajudam na centralização de informações e oferecem recursos para uma melhor tomada de decisão.

Como o FoccoERP pode auxiliar sua distribuidora na gestão de estoque?

O FoccoERP é o sistema de gestão que vai auxiliar a sua distribuidora em diversas atividades, inclusive na gestão de estoque.

Além de proporcionar otimização para diferentes processos, com o FoccoERP você tem acesso ao DRP (do inglês “Distribution Requirements Planning“, ou Planejamento das Necessidades de Distribuição).

Essa funcionalidade traz muitas vantagens e permite uma otimização da gestão do armazém. Isso porque permite reduzir a ruptura de estoque  e diminuir os excessos de mercadorias armazenadas. Essas melhorias são possíveis porque o sistema conta com o auxílio de indicadores e dashboards construídos a partir de inteligência artificial.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como o FoccoERP pode tornar a gestão de Estoque da sua distribuidora mais inteligente e efetivo? Então fale com nossos consultores agora mesmo.

E-book - Quando uma empresa acerta na escolha do Sistema de Gestão - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

contratos internacionais - pessoas analisando cláusulas de um contratocurso gratuito de TI Focco e Randon