6 técnicas de gestão a distância para melhorar o acompanhamento do time

A gestão e o planejamento financeiro de uma empresa são pilares para que ela se mantenha saudável. Em destaque, uma boa gestão determina a qualidade do serviço e mantém a produtividade dos funcionários.

Para que um administrador consiga administrar com excelência, ele teria que abrir mão de diversas áreas da sua vida. Pensando nisso, o uso da gestão a distância se tornou uma válvula de escape para momentos em que os administradores não podem estar presentes na empresa de forma física.

Assim, a gestão a distância permite que os empreendedores, por exemplo, viagem a trabalho, mas permaneçam comandando e fiscalizando o negócio. Deseja conhecer mais sobre o tema? Então, leia o texto até o final!

O que é gestão a distância?

A gestão a distância é um dos tipos de gerenciamento de empresas mais aplicados nos empreendimentos em expansão e nas multinacionais. Isso porque esse tipo de controle visa à uniformidade do serviço prestado pela empresa.

Já que permite que o administrador trabalhe por meio de home office, existem vários benefícios que esse tipo de gestão possibilita para a companhia, como a redução de custos e uma maior flexibilidade.

Por outro lado, optar por uma gestão a distância parece um desafio para empreendedores iniciantes e, até mesmo, para administradores experientes. De modo geral, a implementação pode ser uma fase intensa de adaptação, fazendo com que empresas escolham o método tradicional de gerência.

Essa realidade de não adesão está relacionada com a falta de conhecimento sobre como aplicar a técnica de gestão remota. Para descobrir como funciona e ter sucesso nessa prática, continue a leitura!

Como funciona esse tipo de gestão? 

Ao se optar por uma gestão não presencial, você e sua equipe precisam começar a utilizar meios tecnológicos para gerar a integração necessária, a fim de que a administração remota seja tão eficiente quanto a presencial.

Para isso, um sistema de gestão pode ser um investimento interessante para empreendedores que buscam praticidade. O ERP, por exemplo, apresenta-se como um sistema integrado que permite ao líder do negócio atuar em diversas áreas da empresa de forma coesa. Isso porque fornece dados atualizados, gerados em tempo real.

Por que é importante acompanhar o desenvolvimento da empresa mesmo a distância?

A tecnologia influencia o meio empresarial de forma significativa. E no caso da gestão, pode favorecer que o administrador fique ausente sem causar instabilidades na produção e na venda dos produtos.

É fundamental associar técnicas de logística a distância e presenciais, já que, em certos momentos, o gestor pode se ausentar, e isso não deve gerar prejuízos. Nesse contexto, a implementação de uma gestão a distância permite minimizar imprevistos.

Além disso, esse tipo de gestão pode otimizar os resultados da empresa. Isso acontece porque os administradores têm mais liberdade e praticidade ao trabalhar remotamente, o que, consequentemente, aumenta a produtividade da gestão.

6 dicas para realizar a gestão a distância de forma correta

1. Defina objetivos claros

O primeiro passo para determinar a gestão eficiente de uma empresa é estabelecer metas a serem seguidas. Portanto, o gestor precisa estar preparado para traçar objetivos concretos para seus funcionários. Além disso, ele deve avaliar o empenho da sua equipe.

Com isso, haverá uma integração entre os colaboradores e a equipe de gestão. Nesse sentido, é importante dizer que deve existir uma relação de companheirismo e troca de informações entre essas duas equipes.

2. Faça reuniões periódicas

Ainda sobre a importância da boa interação com a equipe, as reuniões periódicas podem ser a base para o estabelecimento de um vínculo mais concreto.

O momento desses encontros pode ser usado para realizar um feedback mútuo, para esclarecer pontos divergentes entre as duas equipes e para criar metas que levem em consideração o ponto de vista dos funcionários.

3. Facilite a comunicação

Apesar de a tecnologia ser um facilitador do processo de gestão, a falta de comunicação entre o administrador e sua equipe pode ser um empecilho para que a gestão não presencial seja estabelecida.

Seja um facilitador da comunicação, busque ouvir os profissionais durante as reuniões presenciais e também por meio de e-mails, por exemplo.

A equipe de funcionários se faz presente na empresa por mais tempo que o gestor que atua remotamente. Por isso, o feedback de um prestador de serviço deve ser extremamente valorizado.

4. Mantenha a motivação

É essencial que o time tenha uma atitude participativa no seu negócio. Para que isso ocorra, é necessário que, apesar da distância, o gestor se mostre presente. Portanto, incentive e cobre bons resultados.

Em casos de pouco engajamento, você, como administrador, pode conceder benefícios para funcionários que alcançarem a meta, por exemplo.

5. Tenha confiança na equipe

Um empecilho para que a gestão a distância seja cogitada por uma empresa é a falta de confiança na equipe, na medida em que existe uma convicção errônea de que a produtividade pode ser prejudicada e os funcionários podem ficar acomodados.

A alternativa para evitar isso consiste em o gestor apresentar metas e prazos, com o objetivo de manter os colaboradores constantemente estimulados.

Assim como já foi citado, o administrador deve definir objetivos claros. E, além disso, é necessário que haja uma relação de confiança entre você e seus funcionários.

6. Crie fluxos de acompanhamento

Além de promover um ambiente de gestão à distância, é preciso acompanhar constantemente as métricas e verificar a evolução dos processos. O uso de fluxos de acompanhamento das tarefas e obrigações, tando individuais como das equipes, é imprescindível.

Vale ressaltar que uma gestão a distância é capaz de proporcionar o mesmo efeito da presencial, com a vantagem de ser mais econômica. Contudo, um desafio é analisar os resultados desse tipo de gestão.

Uma forma de tornar esse processo mais fácil é a presença de um sistema de gestão integrada. Por meio dele, a empresa poderá colher dados importantes para determinar a efetividade do método. Assim sendo, o investimento em um software é um passo essencial para estabelecer uma gestão a distância eficiente.

Nosso artigo o ajudou a entender como funciona a gestão a distância? E o que você acha de também descobrir sobre um outro tipo de gestão? Então, confira nosso texto sobre gestão descentralizada e saiba mais agora mesmo!

E-book - Quando uma empresa acerta na escolha do Sistema de Gestão - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
como vender valor e não preço - mulher comprando vinho e sendo atendida por um funcionário da lojarelacionamento com o cliente - funcionária atendendo um clientes com máscara, luvas e proteção acrílica para evitar a propagação do coronavírus