Entenda o que é escalabilidade e como ela é essencial para o crescimento do negócio!

Entre os principais objetivos de um negócio estão o de se manter competitivo e alcançar um lugar de destaque no mercado. No entanto, para que isso aconteça, é importante investir nos processos que se adéquam às novas demandas e tendências, o que pode ocasionar em mais gastos de recursos na empresa. Sendo assim, a estratégia mais eficiente é buscar pela escalabilidade.

Ela se trata de uma medida em que a organização foca em sua expansão, mas sem afetar o orçamento de forma desproporcional. É um conceito que está se tornando cada vez mais comum no ambiente de startups, justamente por terem um modelo de negócio que exige uma certa adaptação rápida conforme o cenário atual.

E você sabe como implementar um sistema escalável que aumente o volume de produção sem elevar os custos já existentes? Então, leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos!

Qual a diferença entre escalabilidade horizontal e vertical?

Existem dois tipos de escalabilidade: a horizontal e a vertical. Para entender melhor sobre esses conceitos, continue a leitura, a seguir.

Escalabilidade horizontal (out)

Aqui, as companhias têm como principal meta se tornarem a maior referência no mercado — por exemplo, apresentar produtos inovadores e que realmente atendam a demanda de um público-alvo variado. O intuito é atender o máximo de pessoas possível, alavancar as vendas e, assim, se tornar um líder.

Escalabilidade vertical (up)

É um modelo que abrange as organizações que buscam se desenvolver, mas dentro do seu ramo de atuação. Se o negócio vende comidas saudáveis, por exemplo, a finalidade pode ser englobar toda a culinária desse tipo. Nesse cenário, existe uma escalabilidade das atividades para os clientes, mas isso não significa uma saída do mercado principal da empresa, em busca de um maior crescimento — existe somente um aumento da variação de produtos e serviços.

Como conseguir a escalabilidade do negócio de forma eficiente?

Existem várias práticas que podem ser adotadas para garantir a escalabilidade da empresa. Veja, a seguir, quais são as principais.

Estabeleça os objetivos do negócio

Apesar de os objetivos se modificarem no decorrer dos processos, é preciso estabelecer metas e expectativas claras e proporcionais ao investimento que será realizado. Para isso, é importante ser realista com a situação atual e onde pretende chegar. Uma dica é fazer algumas perguntas, como as listadas abaixo:

  • existem mercado para o que pretende propor?
  • A empresa conta com tecnologia adequada para desenvolver a ideia?
  • Os recursos disponíveis são suficientes?

Invista em planejamento estratégico

O planejamento estratégico precisa ter como foco o desenvolvimento a longo prazo. Por esse motivo, se a empresa tem essa abordagem na gestão, muito provavelmente, estará apta para atender o aumento das demandas. No caso, esse planejamento deve ter como base as metas de curto, médio e longo prazo, assim, vários setores têm objetivos a alcançar, para que, de uma forma em geral, a organização consiga chegar onde pretende.

Adapte-se às novas tecnologias

Outra ação que pode ser implementada como forma de buscar a escalabilidade do negócio é a tecnologia, como a internet, ferramentas e soluções desenvolvidas. Por meio delas é possível automatizar as atividades que fazem parte do dia a dia, reduzir erros, obter dados e indicadores de desempenho precisos que embasarão as tomadas de decisões e demais benefícios que colaborarão para tornar o negócio mais rentável.

Aposte em melhoria contínua

O empreendedor e gestores precisam estar frequentemente atentos aos feedbacks e sugestões oferecidas pelos clientes e colaboradores do negócio. As melhorias precisam ser contínuas e atender as demandas e necessidades do público-alvo é fundamental.

Tenha em mente que os consumidores gostam de se sentir valorizados, e isso acontece, principalmente, quando entendem que suas vontades são atendidas pela marca. A experiência do consumo se torna ainda mais positiva, gerando resultados incríveis.

Conheça bem o mercado

Busque fazer uma pesquisa minuciosa para entender a demanda dos produtos e serviços que oferecerá ao mercado. Isso porque de nada adianta oferecer algo inovador se os clientes não estiverem preparados para recebê-lo. Esse estudo é uma maneira de testar as ideias e projetos antes mesmo de colocá-los em prática.

Terceirize algumas atividades

A terceirização é uma forma de obter serviços qualificados na organização por um bom custo-benefício. Isso possibilita, ainda, que gestores e funcionários concentrem seus esforços em atividades mais estratégicas, que são bastante relevantes para a expansão do negócio.

Ao terceirizar algumas tarefas, é possível cumprir todas as demandas sem afetar a qualidade dos serviços prestados. Isso porque, conforme a companhia ganha escalabilidade, o monitoramento desse crescimento é facilitado e os responsáveis por esses serviços já estão qualificados para exercer suas atividades.

Por mais que possa requerer um custo maior, essa é uma ação indispensável para empresas que buscam estar preparadas e ter recursos prontos para serem potencializados a qualquer hora.

Preze pela organização

Empresas com foco em escalabilidade só apresentam um funcionamento adequado quanto prezam pela organização e eficiência dos processos — tudo deve ser bem estruturado para que erros não ocorram com frequência. Essa organização também auxilia na obtenção de uma maior clareza a respeito do que está sendo realizado e o que precisa ser colocado em prática para que os resultados continuem aparecendo.

Um exemplo é o de ter um bom controle do fluxo de caixa, com o registro de todas as entradas e saídas, o que proporcionará um acompanhamento efetivo da saúde financeira do negócio, com informações certeiras que mostrarão a possibilidade ou não de aplicar recursos para melhorias em um determinado período.

Implemente as soluções em nuvem

Ao utilizar o cloud computing (soluções em nuvem), é possível ganhar segurança nas tarefas e fazer com que os processos se tornem mais escaláveis. Esse tipo de ferramenta possibilita que o colaborador consiga ter acesso às informações da empresa em qualquer hora e local que tenha acesso à internet, permitindo que ele dê continuidade ao seu trabalho mesmo fora do espaço físico da companhia.

Existem várias práticas que podem ser aplicadas para garantir a escalabilidade do negócio. Então, não deixe de colocar as dicas apresentadas neste conteúdo em prática para garantir sustentabilidade, crescimento e demais resultados positivos, além de conquistar oportunidades com novos investidores.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber atualizações sobre outros temas com exclusividade!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

logística de distribuição - homem carregando caixas em um armazémcompra de matéria-prima - homem em um estoque conferindo os insumos disponíveis