Quais os benefícios de contar com um ERP customizado?

A adição da tecnologia no cotidiano é uma necessidade que precisa integrar o planejamento de qualquer empresa, independentemente de seu ramo ou porte. Por isso, o ERP customizado é uma ferramenta relevante para quem deseja obter as vantagens da automatização de processos, configurando o sistema conforme as demandas e características do negócio.

Por outro lado, muitos gestores optam por investir em um sistema pronto, pois a implantação é mais rápida. Mas será que essa decisão realmente vale a pena? Não seria mais inteligente ter uma ferramenta que reflita as operações diárias em vez de ter que ajustar suas atividades a essa solução?

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que conheça os maiores benefícios de contar com um ERP customizado. Acompanhe!

Qual é a importância do ERP feito sob medida?

A resposta é relativamente simples: o ERP customizável (ou personalizado) alinha as operações de acordo com o ritmo (e políticas) de sua empresa, algo que os programas genéricos não conseguem. A personalização automatiza processos repetitivos como gerar notas fiscais, fazer cálculos financeiros, apurar documentos, entre outros.

Além disso, esse tipo de ferramenta pode gerar interação entre outros departamentos, dando um diferencial competitivo importante para o negócio. Por exemplo, se você atua em uma indústria de alimentos, na qual grande parte dos dados devem estar integrados (estoque, faturamento e vendas), o ERP personalizado poderá trazer maiores resultados.

Afinal, as informações necessárias estarão a um clique de distância. Portanto, a implantação de um sistema customizado é uma escolha de grande relevância para simplificar a gestão, garantindo um crescimento maior e mais inteligente.

Quais são os benefícios de um ERP customizado?

Contar com um software ERP desenvolvido especialmente para seu negócio vai gerar muitas vantagens. Confira as principais na sequência.

Foco nas demandas específicas do negócio

Essa é uma das vantagens mais importantes de um sistema personalizado. Ao fazer essa escolha, é o sistema de gestão que se adéqua à empresa e não o contrário.

Assim, garante-se que todos os processos, atividades de rotina e diferenciais competitivos sejam incluídos no software, sem mudar o modelo de negócio, o que ocorre com os ERPs comuns, pois não são flexíveis e forçam as empresas a mudarem suas atividades para se alinharem a eles.

Redução de erros

Pela ausência de flexibilização de programas padronizados, algumas corporações adquirem diversos sistemas para setores distintos. Por exemplo: uma ferramenta de gestão para produção, outra para financeiro, outra para RH e assim por diante.

Ao contar com uma solução personalizada, tudo pode ser administrado por ela de forma simultânea. Essa junção permite que os registros lançados em qualquer etapa dos processos sejam acessados em tempo real. Isso evita erros operacionais, diminuindo o retrabalho e dando uma visão operacional ampla, graças aos relatórios gerados pela aplicação.

Adaptações e evoluções

A tecnologia não para de evoluir e esse é outro fator positivo de um software adaptado: as inovações surgem a todo instante, os negócios se atualizam e as atividades internas podem modificar com o tempo.

Nesse sentido, a personalização do ERP não só permite que a adaptação aconteça no momento do desenvolvimento, mas que ela se mantenha com as mudanças. Isso garante vantagens a longo prazo para o empreendimento.

Além disso, quando o sistema se adapta à empresa, é comum que novas demandas surjam no futuro — como a criação processos, relatórios, telas de controle de dados etc. Isso ajuda a suprir as demandas de todos os usuários.

Controle de custos

Os programas convencionais presentes no mercado têm um valor fixo e geralmente não garantem negociações. Dessa forma, você corre o risco de pagar por funcionalidades que não usará, além de não suprir todas as demandas por aquele preço. Já com uma solução personalizada, você paga somente pelo que realmente usufrui. Os desenvolvedores auxiliam sua empresa para elaborar algo de acordo com o orçamento.

Controlar esse tipo custo dá uma maior flexibilidade. Por exemplo, você poderá investir mais dinheiro para atualizar o programa conforme suas demandas surgem ou economizar para lidar com imprevistos. Seja como for, a escolha será sempre sua.

Segurança para os dados

Ao escolher um ERP customizado — independentemente de ficar hospedado na nuvem ou não —, ele será dedicado, ou seja, terá um banco de dados que não será acessado por outras empresas.

Já os sistemas prontos usam arquivamentos compartilhados que, se não forem devidamente criptografados pela fornecedora, podem comprometer o acesso a dados, prejudicando a segurança e a credibilidade das informações.

Possibilidade de adicionar processos e protocolos internos

Um ERP personalizado também permite incluir processos e protocolos internos, como restrição de informações, normas de acesso ou procedimentos de autenticação de dados. Dessa forma, essa tecnologia pode seguir à risca as regras e políticas da empresa, potencializando seu cumprimento durante o trabalho da equipe.

Vale reforçar que, para essa atividade ser cumprida corretamente, a desenvolvedora deve mapear e alinhar as demandas da empresa a fim de garantir que esses fatores sejam considerados antecipadamente.

Facilidade no treinamento de funcionários

Durante a implantação de um sistema ERP, a capacitação dos usuários é um procedimento obrigatório para difundir a tecnologia à equipe e garantir que todos usem as funcionalidades de maneira adequada.

Em geral, essa etapa é vista como custosa por muitas organizações, pois deve ser realizada com todos os funcionários, principalmente nos momentos em que o software passa por atualizações. Ou seja, além de exigir uma certa quantia, os treinamentos demandam que o time tenha um tempo considerável para aprender e se habituar às mudanças.

No entanto, tudo isso é simplificado por meio de uma solução personalizada, pois ela segue tarefas e atividades já executadas e conhecidas pelos profissionais, com pequenas alterações durante sua implementação. Com isso, o custo é menor para o negócio.

E aí, está convencido sobre os benefícios do ERP customizado? Se optar por esse investimento tecnológico, certamente melhorará a rotina operacional e analítica de sua empresa. Uma sugestão é nosso software de gestão, o FoccoERP, que é uma ferramenta robusta e flexível.

Com ele, é possível controlar e organizar todas as operações (administrativas, comerciais, RH, financeiras, estoque e manufatura) de maneira integrada e segura — sem contar que a centralização de informações favorece a geração de relatórios completos e precisos para tomar decisões de curto, médio e longo prazo.

Entre em contato conosco para conhecer todas as funcionalidades gerenciais que o FoccoERP pode oferecer a seu empreendimento!

E-book - ERP: crescimento exponencial para sua empresa - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

gargalos no processo produtivo - funcionários de uma indústria conversando sobre informações da produção