Como garantir uma performance melhor para sua empresa com um ERP?

Cada empresa com ERP — Enterprise Resource Planning ou Planejador de Recursos Empresariais — tem seu próprio conjunto de processos, produtos e serviços que a torna única. No entanto, a maioria enfrenta problemas operacionais similares à medida que crescem e por isso, acabam buscando um melhor ERP.

Os tempos atuais podem ser caracterizados, por um lado, pela imperiosa necessidade de reduzir custos para se manter competitivo e por outro, pelo ritmo constante de mudanças estruturais, que abrangem desde os métodos de comunicação até o papel desempenhado pela tecnologia nas operações e nos processos das organizações.

O melhor ERP, nesse caso, é aquele que mantém um bom equilíbrio entre as despesas e ganhos que são gerados em sua implementação e utilização. Ficar à frente da concorrência é sempre bom. Mas com essa ferramenta, resultados melhores poderão aparecer a médio-longo prazo. Inclusive pela facilidade de criar estratégias.

Nesse contexto, a correta implementação de uma solução de ERP é crucial para:

  • reduzir custos,
  • eliminar ineficiências,
  • impulsionar o crescimento.

Pensando nisso, ao longo deste artigo abordaremos como um software ERP pode ajudar a melhorar a performance da sua empresa. Boa leitura!

Integração com fornecedores

O software ERP é essencial para garantir ao seu negócio uma adequada integração com fornecedores. Por exemplo: o sistema pode filtrar os itens de acordo com as suas especificações e transmitir essas demandas potenciais aos seus fornecedores.

Os fornecedores também poderão visualizar pedidos planejados e gerados pelo seu ERP. Essa visibilidade, enquanto fluxo de comunicação projetado para ajudar toda a cadeia de suprimentos a atuar de forma integrada, beneficia tanto a sua empresa quanto os usuários finais.

Assim, a demora para receber informações será reduzida e a corporação se tornará eficiente e ligeira. Ter precisão nessas horas ajudará muito na entrega das demandas, incutindo crescimento nítido ao setor produtivo.

erp-para-empresa Como garantir uma performance melhor para sua empresa com um ERP?

Menor custo com mão de obra

À medida que o software de ERP otimiza processos industriais, os fluxos de trabalho consequentemente se tornam menos suscetíveis a paradas e interrupções abruptas. Isso pode se traduzir em uma redução no retrabalho. Portanto, na quantidade de trabalho necessária para um nível similar de produtividade.

Isso significa menos custo com mão de obra. E a simplificação dos procedimentos requeridos para configurar e reconfigurar máquinas e ferramentas. A conjugação desses fatores gera significativas reduções nos custos de produção e melhora a qualidade.

Agilidade e racionalização de operações

Um dos objetivos principais de qualquer ERP é integrar todas as funções de uma empresa em uma plataforma unificada.

Muitas ainda estão presas na posição não invejável de terem seus dados armazenados em diferentes locais e sistemas. Ao centralizar esses dados e simplificar os meios de acesso (além da capacidade de adicionar novas informações com facilidade), o ERP promove mais agilidade nas operações, seja qual for o seu modelo de negócios.

Menor custo com materiais

Uma empresa com ERP, como mencionado, conta com o auxílio na redução de custos por toda a cadeia de suprimentos. Mas apenas se os dados que estão sendo capturados forem analisados ​​e avaliados adequadamente.

Em outras palavras, não é um processo automático. Os relatórios gerados ajudam a identificar pontos críticos sobre os quais podem (e devem) ser feitas melhores escolhas.

Por exemplo: um fornecedor que entrega consistentemente materiais de alta qualidade a baixo custo estará mais bem posicionado para consolidar um relacionamento duradouro. Ser capaz de comprar em quantidades elevadas devido a esse relacionamento também contribui para reduzir o custo dos materiais.

Integração entre os setores da empresa

É comum empresas usarem diversos programas, softwares e planilhas para monitorar e terem controle de:

  • estoque,
  • lucros e gastos,
  • vendas concretizadas,
  • clientela,
  • contabilidade,
  • gestão de funcionários da organização.

Fazer a integração dos sistemas, ainda, não é uma prática assídua por parte dos empresários. Todavia, ela permite a cada departamento da corporação tomar decisões que mais se adequam ao projeto.

Portanto, implantar a melhor erp trará uma vantagem tremenda de sanar os erros administrativos que acontecem por falta de capacidade do empreendedor em visualizar tanto as demandas internas, quanto as necessidades externas que a atividade empresarial exige, de forma plena.

melhor-erp Como garantir uma performance melhor para sua empresa com um ERP?

Controle de vendas e estoque

A venda de um produto deve sempre ser promovida por uma propaganda, um comercial televisivo, vendedores de forma direta e indireta, entre outros métodos. Consequentemente, se torna viável a oferta, e a demanda tende a crescer, motivado pela prospecção.

Com isso, surge um problema: a empresa tem produtos suficientes para entregar ao cliente? E, ainda, será que conseguirá uma reposição de estoque veloz o suficiente para não descumprir com os prazos prometidos?

Quando se implantar o sistema consolidado ERP, não precisará mais se preocupar. Isso porque ele irá  interagir com todos os setores, atualizando automaticamente a quantidade de itens disponíveis e, internamente, o momento certo de repor o que falta, com um programa de alerta muito eficaz.

Redução de retrabalhos

Quando se tem uma grande cartela de clientes ativos, devedores e credores e lista de prospectos para se trabalhar, fica bem complicado ser sempre assertivo com envio de e-mails, SMS, repassar notícias e informativos aos funcionários, bem como criar planilhas diversas.

Pensando nisso, o ERP retira das mãos dos gestores todo esse retrabalho necessário para uma boa fluência da organização.

Como, por exemplo, assim que um pedido é realizado, já são encaminhados para a administração do negócio. Que usará a informação da venda para emissão de notas e boletos para os consumidores Além das pessoas que são responsáveis pela preparação e entrega das encomendas, serem comunicados imediatamente. Permitindo assim, uma diminuição significativa no tempo de espera do cliente.

Impostos em dia

Como assuntos fiscais e tributários são bem complexos e difíceis de lidar no Brasil, o gestor tem um desgaste muito alto. Pois o negócio depende disso, indiretamente na parte sustentável e diretamente em relação a questões legais.

Essa ferramenta inovadora traz a novidade de calcular perfeitamente todos os impostos que recaem à empresa, permitindo ficarmos quites com o Fisco. Além desse benefício, o software também guarda dados atualizados de alíquotas, taxas e SPED Fiscais gerados pela Receita Federal, não correndo o risco de pagar para mais ou para menos do que o necessário.

Em suma, a empresa com ERP está perfeitamente apta a colher esses e muitos outros benefícios de acordo com suas características gerais e as especificidades do seu segmento de atuação. No entanto, isso não a exime de contar com uma equipe capacitada o suficiente para extrair do sistema as informações que levem a organização a alcançar os seus objetivos.

E aí, leitor? Achou interessante tudo que leu sobre o melhor ERP? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e seja o primeiro a receber conteúdos exclusivos do nosso blog!

controle-total-da-empresa-1 Como garantir uma performance melhor para sua empresa com um ERP?

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X