Entenda o que é dropshipping e como ele pode beneficiar sua empresa

Trabalhar pela internet é uma oportunidade de aumentar as vendas e explorar novos nichos. Nesse sentido, revender produtos online é uma aposta crescente e interessante não só para quem pretende alavancar sua ideia empreendedora, como também para quem supre toda essa cadeia de negócios.

Entretanto, muitas vezes a colocação em prática desse projeto acaba esbarrando no pouco capital inicial para investimento. Além disso, ainda existem gastos com operacionalização do estoque e pagamento de colaboradores.

Nessa linha, o dropshipping pode surgir como excelente alternativa. Esse modelo de negócios ganhou muita força nos últimos anos e impactou diversas empresas que atendem às demandas específicas de lojas online.

Ficou interessado em saber mais? Então, confira a leitura abaixo para entender tudo sobre o assunto!

O que é dropshipping?

Inicialmente, é relevante ter a definição sobre esse modelo de negócios de forma muito clara e objetiva. O dropshipping é uma modalidade que funciona de forma bastante interessante, já que o vendedor não precisa ter um estoque próprio para efetuar suas vendas online. Ou seja, o revendedor apenas realiza a ponte entre o cliente final e o fornecedor.

Sendo assim, o e-commerce é o canal onde ocorre o pedido do produto. Após isso, o vendedor executa uma ordem de compra com seu fornecedor. Dessa forma, o fabricante envia a mercadoria diretamente para a casa do cliente que realizou a compra no site.

Não existe nenhum mistério no dropshipping, já que o e-commerce funciona como um intermediário, sendo responsável por captar consumidores e efetuar as vendas. Enquanto isso, o fabricante efetua a logística de entrega da mercadoria ao cliente final.

Muitas pessoas acham que esse modelo de negócios é relativamente novo, porém diversas empresas já adotavam o dropshipping na sua rotina comercial no passado, como estações de rádio e canais de TV.

Além disso, lojas virtuais se despontam como as grandes referências desse mercado. Gigantes globais adotam o dropshipping com excelência e alcançam crescimentos cada vez maiores. O Wayfair é um exemplo desse movimento, sendo uma das maiores lojas online do mercado americano. Além dele, os varejistas chineses Aliexpress e Alibaba são destaques mundiais desse nicho.

Essas plataformas de e-commerce revendem produtos nesse modelo há anos, alcançando êxito nas negociações. Tudo o que foi dito logo acima revela como o mercado de dropshipping pode trazer muitos lucros para o seu empreendimento. Pense nisso!

Quais os benefícios do dropshipping?

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre essa modalidade de vendas, vamos demonstrar quais os pontos competitivos do dropshipping. Veja logo abaixo!

Diminuição de custos

Toda empresa tem custos fixos e variáveis para o seu completo funcionamento. Um empresário sabe o quanto é importante ter um controle dessas variáveis para acabar não tendo que fechar seu negócio. Afinal, quanto maiores os custos, menor é o capital que sobra para novos investimentos e composição do lucro líquido.

Reduzir os custos é praticamente um mantra seguido por quem deseja ter uma operação escalável, redonda e principalmente lucrativa. É fundamental contar com bons softwares e programas de gerenciamento para uma apuração detalhada de todos os gastos e despesas do empreendimento.

O dropshipping é uma forma inteligente de conseguir ter escala, mas mantendo os custos sob controle. O desenho desse tipo de operação é exatamente arquitetado para conseguir atingir um grande público de compradores em potencial. Sem limitações geográficas e com uma grande capilaridade de revenda, o dropshipping possibilita conciliar esses dois fatores: escalabilidade e controle de custos.

Desse modo, é esperado que, com esse modelo, o empreendimento consiga aumentar sua renda e ter um grande crescimento. Mais lucro e maiores taxas de crescimento são dois fatores que não podem ficar de fora do radar de quem empreende no mercado online e offline.

Integração com sistemas

Outra vantagem competitiva do dropshipping está exatamente na possibilidade de integração com outros sistemas. Isso facilita o crescimento do negócio, já que é possível ter uma gestão bastante profissional de toda a atividade. Softwares ERP e CRMs são alguns dos mais diversos sistemas que podem se integrar a um e-commerce que trabalhe com essa modalidade de venda.

Uma fábrica conta com diversos departamentos, sendo necessário integrá-los para o completo acompanhamento dos indicadores de desempenho. A tecnologia é o futuro do mercado industrial, bem como das revendas online com o uso do dropshipping. É preciso uma grande atenção para as evoluções do mercado e dos softwares desenvolvidos e reformulados constantemente. Afinal, que indústria não quer ampliar a sua relevância no mercado?

Vendas escaláveis

Escala é a palavra de ordem para quem deseja trabalhar no mercado online. Nesse nicho, uma empresa que vende para 20 clientes tem a mesma capacidade para atender 200. Esse é o grande diferencial e atrativo para quem pretende atender quem trabalha com esse tipo de e-commerce.

Por meio do dropshipping, é possível duplicar ou triplicar as vendas de uma empresa. Isso porque não existem limitações geográficas e de público-alvo. Por exemplo, uma loja instalada em um shopping center não pode prospectar clientes de outro estado para comprarem nessa loja. Isso seria altamente inviável e pouco efetivo.

Tudo isso revela como é muito mais fácil escalar as vendas através do modelo de dropshipping. As oportunidades são ampliadas e existem maiores chances de realizar cada vez mais vendas.

Outro ponto a ser observado é que a capilaridade do mercado online é imensa. Isso faz com que novos clientes possam ser prospectados todos os dias e estratégias de pós-venda sejam implementadas.

Ao longo do texto, foi possível conhecer um pouco mais sobre dropshipping e como essa técnica de vendas pode ser aplicada. Analise, pesquise e implemente esse processo como um diferencial de crescimento para a sua empresa explorar.

As indústrias e fábricas podem ter um aumento substancial nas suas vendas e nas relações com parceiros comerciais nos seus negócios. O dropshipping já é uma realidade. Não perca mais tempo!

Gostou deste material? Então, assine nossa newsletter agora mesmo para não perder as novidades aqui do nosso blog.

ebook-como-montar-um-processo-de-vendas-na-industria_cta Entenda o que é dropshipping e como ele pode beneficiar sua empresa

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
assumir riscosperfil do cliente - colegas de trabalho debatendo sobre relatórios no escritório