A oportunidade do caos: alternativas para sua empresa durante a pandemia

Artigo escrito por Cesar Telles, consultor do FoccoERP.

Com a situação atual gerada pela pandemia do Covid-19, o cenário industrial do país vive um período de incertezas, dúvidas e prejuízos. Apesar de ser um momento fora da curva, a amplitude de sua extensão é mundial, portanto não deixa de atingir a todos de igual forma.

Mas, se olharmos sempre para a metade cheia do copo, temos grandes oportunidades para a retomada futura se transformar em uma alavanca para as empresas. Isso porque quem desenvolver, o quanto antes, estratégias coerentes, estruturando a organização da empresa, com foco na criatividade, vai poder recuperar mais rapidamente os eventuais prejuízos ocorridos.

Assim, será possível dar um encaminhamento melhor ao seu produto no mercado, com base em um posicionamento estratégico adequado.

Portanto, não projete crescimento, projete rentabilidade. Fazer mais, melhor, com os mesmos recursos, diminui o desperdício, aproveitando ao máximo as matérias-primas e insumos, e reduzindo gastos invisíveis, inovando e diversificando.

Seguindo nesse raciocínio, estão listados abaixo alguns tópicos que podem ser priorizados nesse momento de retração, com a utilização de poucos recursos físicos.

Controle de estoques

Reorganizar e melhorar o controle do estoque em momentos de retração do mercado é uma das práticas que podem ser realizadas com uma equipe reduzida e focada em controle.

Dentre as ações, é possível identificar itens, etiquetar, desenvolver formas de armazenagem que reduzam espaços físicos e organizar o estoque. Além disso, pode-se criar formas de controle, mapear desperdícios e usar os recursos de ERP, como relatórios, movimentações, entradas e saídas, juntamente com ferramentas de BI, para avaliação de sazonalidades de consumo.

Outra forma de fazer um melhor controle do estoque é  realizar um inventário. Com ele, são identificados itens obsoletos, bem como o que pode ser feito para o seu reaproveitamento ou descarte.

Reaproveitamento de matéria-prima

As matérias-primas que estão na estrutura dos itens, muitas vezes, geram sobras que por vezes são descartadas sem muito critério. Revisar essas sobras, o que se pode fazer com elas e organizar o seu retorno para o estoque pode gerar um ganho importante dentro da cadeia de redução de desperdício.

A identificação de itens obsoletos é outro fator que pode contribuir para reduzir estoques desnecessários ou transformar esses itens em matéria-prima aproveitável dentro da cadeia de suprimentos, através de uma reclassificação.

O desperdício, muitas vezes, não diz respeito apenas ao tamanho da perda, mas também ao volume gerado. Por isso, é importante identificar, mensurar e ajustar estoques, para que o mau aproveitamento não ocorra mais.

Revisão de processos

A revisão de processos produtivos e de controles é muito bem-vinda nesse momento. A partir de um mapeamento, identificando os desperdícios temporais, de movimentação, de agrupamento e otimização de setups, é possível aplicar uma revisão baseada no Lean Manufacturing, ou seja, na eliminação dos 7 tipos de desperdício na produção. São eles:

  1. Perda por superprodução
  2. Perda por tempo de espera
  3. Perda por transporte
  4. Perda por excesso de processamento
  5. Perda por inventário
  6. Perda por movimento
  7. Perda por defeitos

Essa análise pode ser feita utilizando as ferramentas do ERP, como relatórios, parâmetros e consumo. Com ela, é possível identificar e reduzir consideravelmente as perdas, assim como alterar o mindset do modelo de produção. Isso para chegar a um processo de excelência, com menos desperdício, mais eficiência e, consequentemente, melhores resultados para a empresa.

Nem sempre é tão fácil fazer este mapeamento, mas contar com profissionais especializados na consultoria pode encurtar caminhos.

Readequação de layouts

Na mesma linha dos desperdícios está a readequação de layouts de produção. Essa é uma excelente alternativa para a redução e eliminação de esperas produtivas desnecessárias. Isso porque garante a eficácia no atendimento do processo produtivo, reduzindo o lead time de atravessamento, eliminando movimentações desnecessárias e quebrando lotes produtivos.

Alternativas estratégicas

Nesse momento de reclusão e afastamento, tanto por parte dos consumidores, quanto no ponto de vista do fornecimento e do setor de transformação, é preciso estar preparado para uma realidade cada vez presente: a automação industrial, pautada na Indústria 4.0 e no crescimento do e-commerce.

Esses dois eventos irão transformar a forma de produzir, vender e distribuir os produtos no futuro. Futuro esse que foi antecipado pela necessidade de utilização do e-commerce como um meio de sobrevivência para alguns segmentos afetados pela pandemia.

Entretanto,  somente o comércio eletrônico não é suficiente para atender as necessidades do consumidor, especialmente se não houver uma produção mais qualificada, flexível e aderente às necessidades do mercado. Assim, sairá na frente quem antes estiver preparado para as vendas online, e para tanto, tenha planejado as mudanças necessárias dentro da organização.

Todas essas ações podem ser realizadas nesse momento em que estamos vivendo. Algumas empresas no formato home office, outras com um contingente de colaboradores reduzido, mas todas com acompanhamento de profissionais capacitados e que, mesmo de forma remota, podem orientar e ajudar nas definições estratégicas.

Gostou das nossas sugestões de alternativas para sua empresa durante a pandemia? Se quiser buscar outras oportunidades em meio à crise, entre em contato conosco! Juntos podemos ajudá-lo a desenvolver seu negócio mesmo nesse período de retração.

manual-de-automao-industrial_cta-1 A oportunidade do caos: alternativas para sua empresa durante a pandemia

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
como vender móveis pela internet - notebook em cima de uma mesa projetando um carrinho de compras na telatecnologia e gestão - homem sorrindo na sala de sua casa utilizando um notebook