Saiba como as vendas por telefone ajudam seus resultados comerciais

A estratégia de vendas por telefone tem um impacto positivo nas vendas. Porém, com o avanço tecnológico, a televenda foi uma ferramenta deixada de lado em diversos setores da economia. A internet, por exemplo, fez com que grandes empresas optassem por meios mais atuais para se sobressaírem em mercado competitivo.

Apesar disso, técnicas antigas continuam apresentando um impacto mais positivo que algumas modernas, visto que as televendas são uma ferramenta de baixo custo para ampliar o público e otimizar a produtividade da equipe.

Pensando nos benefícios que a televenda pode gerar às empresas, preparamos este artigo para que você fique informado sobre o que é a venda por telefone e como ela pode aumentar a rentabilidade. Continue a leitura!

O que é uma estratégia de televendas?

Trata-se de um método que utiliza o telefone para executar as etapas fundamentais da venda. Isto é, todo o processo de venda, incluindo o pagamento e a negociação, é feito por meio de um telefonema. Para que a negociação ocorra de forma correta, é importante que a empresa ofereça um treinamento para seus funcionários a fim de prepará-los para todos os impasses que surjam durante o contato com o cliente.

Uma diferenciação relevante que geralmente não é levada em conta é em relação ao objetivo da utilização do telemarketing e das televendas. Basicamente, a diferença das duas modalidades é o resultado que será esperado. A primeira busca atrair clientes por meio de informações sobre o produto vendido, despertando o interesse, por isso, é considerada uma ferramenta que mantém um bom relacionamento com o cliente. A segunda, em contrapartida, visa à transformação do público-alvo em clientes em potencial, utilizando várias ferramentas para induzir a venda.

Quais são os tipos de venda por telefone?

Dentro dessa modalidade de vendas, existem três tipos de atuação: inbound, outbound e blended. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Inbound

Está fortemente associada à técnica de marketing que recebe o mesmo nome. Uma venda inbound é baseada na atração do cliente, por isso estratégias de marketing devem ser bem-estabelecidas para que essa interação entre ferramentas ocorra de modo adequado.

Por meio do Inboud Marketing, o cliente entrará em contato com a empresa devido aos gatilhos que ele receberá. Então, os vendedores terão a função de convencer o consumidor de que o produto ou serviço deve ser adquirido. Nesse caso, a equipe deve estar capacitada para realizar essa tarefa.

Além disso, em casos mais simples, o consumidor procurará a marca já decidido sobre a compra, facilitando a concretização.

Outbound

Ao contrário da técnica inbound, esta tem a função de atrair os clientes por meio de ligações telefônicas. Nesse caso, é utilizada a técnica de telemarketing e outbound marketing. A ferramenta demanda um comprometimento maior da equipe, já que o impacto da sua utilização será a longo prazo, pois o cliente precisa ser atraído pelo produto e convencido de que essa é a melhor opção.

Blended

É uma ferramenta de televendas chamada de central híbrida de ligações. Ou seja, ela utiliza o telemarketing ativo, em que são realizados telefonemas para atrair o cliente, e o passivo, sendo apenas receptora da ligação.

Essa técnica de vendas depende de uma capacitação efetiva da equipe, já que os funcionários atuarão na atração e no convencimento do cliente. Além disso, devido à empresa se tornar aberta a receber ligações dos clientes, ela deve estar preparada para ouvir o feedback deles e aplicar na gestão do negócio.

Como essa estratégia pode se tornar uma ferramenta de inteligência de mercado?

A inteligência comercial permite que um empreendimento se sobressaia em um mercado cada vez mais competitivo. Uma ferramenta muito utilizada é a análise de concorrentes e de modelos comerciais. Contudo, não adianta seguir esses dois passos se os administradores não forem capazes de introduzir técnicas que realizem o aumento das vendas.

Quais os benefícios de utilizar as vendas por telefone?

As vendas por telefone representam uma forma de aplicar a inteligência de mercado devido aos diversos benefícios que gera para a lucratividade do negócio. Veja quais são na sequência.

Integração com SAC

A utilização do SAC representa uma nova tendência no meio corporativo. Isso porque permite uma comunicação de mão dupla entre o cliente e a empresa. Com a utilização do Blended, por exemplo, a marca será capaz de ouvir o seu público por meio de feedbacks, intensificando a boa relação entre as duas partes, o que pode gerar uma fidelização do cliente.

Estratégia de fácil controle

Em comparação com o estilo de vendas presencial, a televenda apresenta uma vantagem ímpar. Por meio dela, a empresa controla as ligações que são feitas e o impacto que elas geram.

Ferramentas como o registro das ligações permitem que o gestor estabeleça dados em relação à quantidade de pessoas que recebem as ações dos vendedores, sendo possível analisar os resultados da utilização da televenda. Caso o resultado seja insatisfatório, a empresa será capaz de modificar o método.

Vendas mais concretas

A venda guiada por meios de comunicação, com destaque para o telefone, permite uma segmentação do público-alvo. Por meio de estratégias de marketing, pode-se determinar o que funciona para incentivar o consumidor a adquirir o produto. Como consequência, as vendas se tornarão mais significativas e concretas.

Aumento dos lucros

Por conta das vendas se tornarem mais direcionadas para os possíveis clientes, o lucro será maior. Além disso, quando o empreendimento se dispõe a entrar em contato com o cliente por telefone, ele possibilita que vários consumidores sejam abordados, fazendo com que a abrangência do negócio seja maior.

Baixo custo operacional

Um dos maiores benefícios da televenda é que ela pode reduzir os custos na hora da prestação do serviço. Por exemplo, um vendedor não precisará se deslocar até o cliente para convencê-lo de que o produto deve ser comprado. Ademais, os custos de operação desse meio de comunicação são baixos, permitindo o investimento em um setor responsável apenas para esse tipo de abordagem.

Diante disso, é importante que as empresas considerem essa forma de venda, levando em consideração a abrangência que a televenda tem ao atender a diversas pessoas em um mesmo dia. Isso faz com que a taxa de vendas aumente e, como resultado, a lucratividade.

Nosso artigo ajudou a entender o impacto que as vendas por telefone podem ter nos seus resultados comerciais? Gostou de descobrir os benefícios dessa ferramenta? Então, compartilhe o nosso texto em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem bem-informados.

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