Vendas online em tempos de Covid-19: uma solução para a sobrevivência do seu negócio

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Artigo escrito por Daion Menegolla, consultor de pré-vendas do FoccoERP. //

Devido à pandemia de Covid-19, vender online pode ser a diferença entre sobreviver ou fechar as portas.

Em tempos de quarentena, com restrição imposta ao convívio social e empresas totalmente fechadas, muitas perguntas surgem. No entanto, uma dessas questões assola diariamente a mente dos empresários: como reduzir os impactos do Covid-19 nos meus negócios?

Buscando diminuir os prejuízos, muitas empresas estão avaliando implementar sistemas de venda online, porém esbarram na falta de conhecimento sobre o tema. Alguns dos questionamentos giram em torno de quem pode fornecer o serviço, como organizar a logística de distribuição e como receber pelos produtos vendidos. Essa dificuldade de entendimento, porém, pode culminar na desistência da ideia antes mesmo de iniciá-la.

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Como funcionam as vendas online

Implementar vendas online diretamente para o consumidor final pode não ser tão complicado quanto parece. Empresas como a B2W, um marketplace que agrega as marcas Americanas, Submarino e Shoptime, possuem sites próprios para que os fornecedores possam inserir seus produtos e gerenciar as vendas diretamente no seu portal, de maneira simples e rápida.

Nesse modelo, é necessário que sua empresa (que será conhecida como seller) mantenha atualizada a informação referente aos estoques disponíveis e ao prazo de entrega. Isso porque uma eventual não disponibilidade do produto ou atraso na produção pode gerar penalização, reduzindo seu índice de confiança nas avaliações dos diversos sites nos quais seu produto está inserido.

Tratando-se de logística, o processo é ainda mais fácil, pois essas empresas podem ficar responsáveis pela coleta e entrega dos seus produtos diretamente para o cliente final.

Outra vantagem é que as próprias plataformas de marketplace são responsáveis pela cobrança e repasse dos valores para sua empresa. Assim, você recebe sempre à vista, mesmo que o cliente final tenha parcelado o pagamento.

Para intermediar todos esses serviços, é cobrado um percentual da sua empresa, sobre cada transação realizada nesse canal de venda. A porcentagem varia dependendo do marketplace escolhido, então informe-se quando for avaliar a escolha da plataforma desejada.

Venda online através de vários marketplaces

Se a sua intenção é “pulverizar” seus produtos na maior quantidade possível de marketplaces, existem empresas como SkyHub, Magento e Vtex, que são especializadas em conectar seu negócio a várias lojas virtuais ao mesmo tempo.

Essas empresas centralizam as informações de seus produtos em hubs, que são integrados com diferentes marketplaces. Assim, não é necessário cadastrar seus produtos nos portais das diferentes lojas, o que traz agilidade e aumento no alcance de suas vendas.

Em outras palavras, você alimenta o hub e ele replica as informações dos seus produtos para todas as lojas.

Praticidade nas vendas online

A implantação e disponibilização dos produtos nas lojas virtuais é simples, e em poucas horas seu produto pode estar publicado nos principais portais de venda do Brasil. Por tratar-se de um meio totalmente digital, a inclusão pode ser feita no conforto do seu lar, enquanto aguarda o término do período de quarentena.

Como você viu, reduzir os prejuízos implementando vendas em marketplaces não é tão complicado. Neste momento, essa estratégia pode significar a sobrevivência de sua empresa, e a longo prazo poderá se tornar um importante incremento de vendas.

Ao vender online, seu negócio pode atingir clientes que estão além da sua área de atuação comercial. Assim, os potenciais compradores, interessados em seus produtos, podem encontrá-los em grandes sites de venda, não importa onde estejam.

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