10 passos para descobrir como reverter a queda nas vendas

A queda nas vendas é um problema para todo empreendimento. Quando a situação não é contornada, torna-se muito difícil manter um negócio lucrativo, saudável e atraente para os sócios e investidores. É por isso que criamos este artigo para você!

Hoje, vamos falar de alguns passos para motivar o time de vendas, investir no melhor relacionamento com o cliente e em boas estratégias de marketing. Assim, além de mudar o estado atual do negócio, será possível se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça os 10 melhores passos para reverter a queda nas vendas. Boa leitura!

1. Melhore o relacionamento com os clientes

Uma pesquisa veiculada pela Exame mostra que 47% dos clientes migram para a concorrência pelo mau atendimento, o que gerou um prejuízo de mais de R$400 bilhões para as empresas brasileiras em 2017. Assim, a prioridade é melhorar o relacionamento.

Sua empresa costuma fazer pesquisas de satisfação? Treinar o time para atender melhor? Oferecer um pós-venda completo? Esses são pontos básicos e que devem ser atendidos por qualquer organização. Enfim, faça isso e muito mais pelo seu público-alvo.

queda nas vendas - pessoas fazendo negócio

2. Mantenha o time de Front Office motivado

Toda a empresa pode ser dividida em dois times: o de Front Office, que tem contato direto com o cliente; e o de Back Office, que dá suporte de maneira menos notória. Claro, todos devem estar motivados, mas especialmente as equipes de Front Office.

Avalie quais são os funcionários que têm contato direto com os clientes e garanta que eles estejam realmente motivados para atender com excelência. Igualmente faça isso com os vendedores, principais responsáveis pela perda de clientes da empresa.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

Antigas planilhas, cadernos de anotações e sistemas obsoletos não garantem processos ágeis o suficiente para vender. Até mesmo emitir uma proposta comercial torna-se um desafio. Desse modo, o cliente acaba duvidando da eficiência operacional do negócio.

Por essa razão, tenha o auxílio da tecnologia. Decida pela implementação de um software de gestão de alta qualidade, útil para interligar os diversos setores da empresa e garantir respostas ágeis ao processo de venda. Assim, ótimos resultados poderão ser alcançados.

4. Reveja as estratégias de marketing utilizadas

São muitas as estratégias de marketing, desde campanhas promocionais até programas de fidelização e relacionamento ao cliente. Todas impactam de alguma forma nas vendas, por isso é preciso revê-las e investir mais nas que funcionam de verdade.

Para identificar as melhores, faça o cálculo do retorno sobre o investimento em cada campanha de marketing. Para tanto, basta relacionar o investimento feito com o retorno obtido. Desse modo, saberá quais estratégias merecem mais atenção e quais podem ser eliminadas.

Guia completo sobre vendas B2B pela internet - Clique para baixar o e-book

5. Aposte em inovação

Inovar é muito importante, pois hoje o mercado apresenta muitos concorrentes. Por isso, quando você decide traçar estratégias inovadoras e satisfatórias, o sucesso pode ser garantido.

Procure inovar na sua abordagem, nos seus produtos, nas suas promoções e na comunicação com o consumidor. Assim, eles conhecerão mais a respeito de sua empresa e saberão que você deseja satisfazer os seus desejos.

As ferramentas tecnológicas podem contribuir significativamente para os seus processos de inovação e podem ajudar muito o empreendedor que deseja contornar períodos de queda nas vendas para então conquistar o mercado consumidor.

6. Trabalhe o marketing nas redes sociais

Atualmente, é essencial investir em marketing digital, especialmente, nas redes sociais. Isso porque é nas redes sociais, como o Instagram, que se encontra o maior mercado consumidor.

Portanto, é preciso ressaltar que o marketing consiste em um importante investimento, já que com o decorrer do tempo é possível perceber um ótimo retorno financeiro da aplicação feita.

Você pode, por exemplo, investir em links patrocinados, que aparecem para os consumidores assim que eles digitarem determinada palavra-chave no Google. Os resultados com essa ferramenta são excelentes, é uma boa opção para quem deseja fomentar uma estratégia digital.

Outra opção consiste em trabalhar com o marketing de conteúdo, em que você disponibiliza posts com informações atrativas para seus potenciais consumidores. Esse tipo de estratégia contribui para uma aproximação com o cliente, e pode gerar boas oportunidades de vendas.

7. Faça parcerias

As parcerias estão fazendo muito sucesso nos dias de hoje. Para que você consiga realizá-las de forma eficiente, é preciso que você procure, por exemplo, um influenciador digital bem posicionado e que esteja de acordo com o perfil da sua empresa.

Em seguida, convide-o para conhecer seus produtos e então elabore uma proposta de parceria. O influenciador pode divulgar seu negócio e seus produtos nas redes sociais, em troca de receber e testar seu produto.

Com essa abordagem, sua empresa pode potencializar o alcance comercial e encontrar novos públicos. Pense nisso!

queda nas vendas - gráfico de vendas caindo sendo revertidas em vendas aumentando

8. Crie promoções

Uma dica muito importante para conseguir lidar com as quedas nas vendas é a realização de promoções. São diversas as possibilidades para chamar a atenção dos clientes.

No primeiro momento, você pode optar por realizar as liquidações. O recomendado é elencar todos os produtos que não são vendidos com muita frequência e comercializá-los com condições especiais.

Além do mais, você também pode identificar itens em excesso no estoque e criar combos. A ideia é juntar os produtos que apresentam a mesma finalidade e proporcionar descontos para que o cliente faça a compra em conjunto.

9. Ofereça outras formas de pagamento

Procurar boas alternativas de pagamento é essencial. Muitas pessoas gostam de realizar compras parceladas com o cartão de crédito, enquanto outras preferem à vista com descontos. Logo, para que você não perca possíveis vendas, busque por boas opções de pagamento e que consigam agradar os seus clientes.

Além disso, é importante estar a par das novas formas de pagamento que surgem ao longo do tempo. Invista em opções inovadoras e que facilitem o processo de compra. Dessa forma, você conseguirá se destacar dos concorrentes e converter mais vendas.

10. Mantenha o foco para driblar a crise

Finalmente, é preciso estar focado. Muitos líderes empresariais apostam em tantas estratégias para reverter a queda nas vendas que acabam esquecendo de pontos básicos, como a satisfação do cliente e o compromisso com os funcionários.

Mantenha o foco! Preserve estratégias saudáveis, que impactem de modo positivo nos clientes e em outros grupos de interesse à empresa. Assim, seu negócio poderá crescer muito mais!

Nunca se esqueça de melhorar o relacionamento com os clientes, manter o time motivado, contar com um bom ERP para fazer gestão integrada, rever as estratégias de marketing e manter o foco no que realmente importa.

Gostou do nosso post? Agora você está por dentro de como reverter a queda nas vendas! Então, aproveite para ler nosso guia absolutamente completo sobre gestão de vendas.

E-book - Guia prático sobre planejamento de vendas - Clique para baixar

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

falhas-no-processofornecedores-de-erp