Como reverter a queda nas vendas? Aprenda em 5 passos

A queda nas vendas é um problema para todo empreendimento. Quando a situação não é contornada, torna-se muito difícil manter um negócio lucrativo, saudável e atraente para os sócios e investidores. Dessa forma, criamos um artigo para você!

Hoje, vamos falar de alguns passos para motivar o time de vendas, investir no melhor relacionamento com o cliente e em boas estratégias de marketing. Assim, além de mudar o estado atual do negócio, será possível se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça os 5 melhores passos para reverter a queda nas vendas. Boa leitura!

1. Melhore o relacionamento com os clientes

Uma pesquisa veiculada pela Exame mostra que 86% dos clientes migram para a concorrência pelo mau atendimento, o que gerou um prejuízo de mais de US$200 bilhões para as empresas brasileiras em 2015. Assim, a prioridade é melhorar o relacionamento.

Costuma fazer pesquisas de satisfação? Treinar o time para atender melhor? Oferecer um pós-venda completo? Esses são pontos básicos e que devem ser atendidos por qualquer organização. Enfim, faça isso e muito mais pelo seu público-alvo.

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2. Mantenha o time de Front Office motivado

Toda a empresa pode ser dividida em dois times: o de Front Office, que tem contato direto com o cliente; e o de Back Office, que dá suporte de maneira menos notória. Claro, todos devem estar motivados, mas especialmente o pessoal de Front Office.

Avalie quais são os funcionários que têm contato direto com os clientes e garanta que eles estejam realmente motivados para atender com excelência. Igualmente faça isso com os vendedores, principais responsáveis pelas saídas da empresa.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

Antigas planilhas, cadernos de anotações e sistemas obsoletos não garantem processos ágeis o suficiente para vender. Até mesmo emitir uma proposta comercial torna-se um desafio. De modo que o cliente duvide da eficiência operacional do negócio.

Por essa razão, conte com a ajuda da tecnologia. Decida pela implementação de um software de gestão de alta qualidade, útil para interligar os diversos setores da empresa e garantir respostas ágeis ao processo de venda. Assim, ótimos resultados poderão ser alcançados.

4. Reveja as estratégias de marketing utilizadas

São muitas as estratégias de marketing, de campanhas promocionais até programas de fidelização e relacionamento ao cliente. Todas impactam de alguma forma nas vendas, da mesma forma é preciso revê-las e investir mais nas que funcionam de verdade.

Para identificar as melhores, faça o cálculo do retorno sobre o investimento em cada campanha de marketing. Para tanto, basta relacionar o investimento feito com o retorno obtido. Desse modo, saberá quais estratégias merecem mais atenção e quais podem ser eliminadas.

5. Mantenha o foco para driblar a crise

Finalmente, é preciso ter foco. Muitos líderes empresariais apostam em tantas estratégias para reverter a queda nas vendas que acabam esquecendo de pontos básicos, como a satisfação do cliente e o compromisso com os funcionários.

Mantenha o foco! Preserve estratégias saudáveis, que impactem de modo positivo os clientes e outros grupos de interesse à empresa. Assim, poderá crescer muito mais!

Agora você está por dentro de como reverter a reverter a queda nas vendas! Nunca se esqueça de melhorar o relacionamento com os clientes, manter o time motivado, contar com um bom ERP para gestão, rever as estratégias de marketing e manter o foco no que realmente importa.

Aproveite para conhecer os principais indicadores-chave de desempenho em vendas e fazer um diagnóstico inicial da sua empresa. Vamos lá!

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