Saiba o que é MRR e como essa métrica ajuda a entender os números e melhorar seu negócio!

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Muitas pessoas assinam serviços de assinatura mensal, por exemplo, a Netflix. Esse modelo de venda ganhou muitos adeptos no país e tem um imenso potencial de crescimento. O que muitos não sabem é que todos esses processos estão embutidos no conceito de recorrência ou pagamento recorrente.

Pois bem, o Monthly Recurring Revenue (MRR) é uma das principais métricas que auxiliam no entendimento dos números da empresa. Você conhece o que é MRR e como a assinatura recorrente pode ajudar no crescimento dos negócios? Então, confira o material que preparamos sobre esse assunto a seguir!

O que é MRR?

Primeiramente, é fundamental ter muito claro qual o significado dessa sigla. O MRR é uma métrica de análise que revela a receita obtida de forma recorrente com as suas vendas, ou seja, a receita recorrente mensal.

É muito comum correlacioná-la com os planos de assinaturas, mas existem diversos outros negócios que adotam essa estratégia de venda. Cursos de idiomas e serviços de software SaaS são alguns outros exemplos de uso dessa estratégia. O ponto principal para o entendimento dessa métrica está na recorrência.

Todo serviço ou produto que é oferecido por meio de planos, assinaturas ou mensalidades se encaixa nesse modelo. Diferentemente da venda pontual, na recorrência há uma maior retenção da mesma base de clientes. Isso é um tópico importantíssimo, já que a prospecção de um novo comprador é uma tarefa que necessita de muitos investimentos em marketing, publicidade e captação.

Além disso, vender para uma pessoa que já é cliente é muito mais barato do que comercializar para uma que nunca teve contato com seu negócio. Essa é uma velha máxima conhecida no mercado!

Então, o MRR atua como uma ferramenta de previsão das vendas para as empresas que adotam a estratégia de recorrência. Nessa análise, é fundamental saber realizar o cálculo corretamente desse indicador para ter informações fiéis e realistas. Continue a leitura para aprender a efetuar essa tarefa!

Como calcular o MRR?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é MRR, vamos evoluir a análise para que aprenda, de fato, como calcular essa métrica. Para iniciar esse processo, é necessário que haja um levantamento de todos os contratos que estão em vigência com prazo de pagamento para o mês seguinte.

Após isso, deve ser realizada a subtração de taxas únicas: adesão, taxas extras de serviço, taxas não recorrentes e descontos aplicados. Depois de todo esse trabalho, é preciso que você escolha qual a técnica para o cálculo do MRR, pois existem duas formas válidas.

Na primeira situação, a análise é realizada tomando como base os pagamentos feitos mensalmente à empresa, ou seja, pega-se todas as assinaturas com vencimentos para o próximo mês, descontando-se as taxas que foram citadas logo acima.

Com isso, chegamos ao valor do MRR. Para facilitar seu entendimento, vamos dar um exemplo numérico que ilustra esse processo. Imagine que um comércio tenha 80 contratos com vencimentos de assinaturas para o mês seguinte. O valor de cada pagamento é fixo no total de R$ 100,00.

Além disso, essa empresa já somou todas as taxas e descontos aplicados e subtraiu do valor total. Com uma multiplicação, fazemos 80 X 100 para ter o resultado de R$ 8.000,00. Esse seria o valor do MRR em questão.

A outra forma de proceder é multiplicando a quantidade de clientes ativos, tomando como base o valor mensal pago pelas assinaturas. Nesse caso, vamos imaginar que haja um contrato de fidelização. Então, 80 X 12 (meses do contrato) X 100.

Essa multiplicação resulta em R$ 96.000,00, que seria o MRR anual. Para o cálculo mensal, basta dividir o valor por 12. É importante entender que, com a aquisição de novos clientes, o valor pode aumentar e, com a saída, ele reduzirá. Por isso, o controle e a análise desse indicador devem ser executados de forma periódica.

Como aumentar o MRR da empresa?

Ao longo do artigo, foi possível entender que o MRR é uma informação muito importante para prever os ganhos do mês. Além disso, a empresa pode traçar estratégias de crescimento usando esse indicador como uma base para suas ações.

Então, é esperado que os empreendedores desejem aumentar o seu MRR. Porém, muitos empacam na hora de colocar em prática esse objetivo. Você sabe como proceder?

Logo abaixo vamos dar dicas muito valiosas que podem ajudar nessa hora. Veja!

Cobre um valor mais alto

A primeira recomendação é muito óbvia. Afinal, para aumentar seu MRR é preciso que haja uma maior recorrência nas suas vendas, não é mesmo? Isso só pode acontecer por meio de um aumento da base de clientes ou por vendas com ticket mais alto. Então, fica fácil entender o porquê de a cobrança de mensalidades maiores ser muito interessante.

No momento desse aumento ou da transição para planos mais altos, é preciso colocar a persuasão em campo. Seu cliente precisa ter o entendimento de como seu novo produto ou serviço pode solucionar seus problemas e gerar mais valor. Foque na transmissão dos seus diferenciais e invista em uma boa equipe de vendas para conseguir melhorar suas margens.

Cuidado ao oferecer versões gratuitas

É comum que muitas empresas invistam em versões gratuitas por um determinado período de tempo. Essa estratégia é frequente em softwares e ferramentas por meio do freemium (free + premium), ou seja, a oferta de uma versão grátis com progressão para os planos pagos.

Acontece que muitas empresas podem acabar sendo prejudicadas com esse tipo de modelo de negócios. Por isso, analise criteriosamente o seu nicho e verifique se é realmente viável disponibilizar versões de teste.

Fidelize clientes

A fidelização de clientes é a engrenagem principal do crescimento do MRR. É necessária a adoção de um relacionamento mais próximo e proativo com seus consumidores. Ouvir, propor melhorias e ter um canal de atendimento efetivo são práticas muito recomendadas para quem almeja transformar seus clientes em fãs da marca.

Neste texto, você pôde ampliar seus conhecimentos e entender um pouco mais sobre o que é MRR e qual sua importância nas empresas. Não perca mais tempo e confira outro artigo que preparamos especialmente para você com tudo sobre taxa de conversão. Boa leitura!

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