Como motivar a equipe de vendas a um baixo custo? Entenda!

Motivar a equipe de vendas é uma importante tarefa, pois assim ela pode atender melhor aos clientes e negociar com maior eficácia. No entanto, alguns incentivos custam caro e não combinam com a demanda de “enxugar” os custos do negócio.

Por esse motivo, é essencial conhecer alternativas de baixo custo e que geram entusiasmo no time, estimulando-o na busca por ótimos resultados. Assim, todos são beneficiados, pois atuarão com ânimo e engajamento.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você. Quer saber como motivar a equipes de vendas com baixo orçamento? Então, continue a leitura!

A importância da motivação no ambiente laboral

No local de trabalho, a motivação incentiva e mantém os funcionários decididos a colocar suas tarefas em prática, visando tanto o sucesso pessoal quanto o da organização. Uma tarefa realizada com perfeição favorece o resultado operacional e melhora o rendimento do negócio como um todo.

O caminhão para obter esse sucesso é alicerçado por diversos fatores importantes. O colaborador precisa ser qualificado, desenvolver habilidades e competências, ter uma boa experiência sobre suas atividades, e assim por diante.

Outro aspecto relevante é o trabalho em grupo. A equipe que sabe trabalhar em conjunto cresce e se destaca profissionalmente. Além de contribuir com a melhoria na reputação mercadológica da empresa.

Motivação X economia

Em tempos de instabilidade econômica, incentivar o time de vendas parece um desafio impossível — ainda que sua instituição não tenha demitido ninguém, a angústia pode ser constante. Portanto, mais do que nunca, este é o momento ideal para manter seus funcionários felizes e produtivos.

Motivar é fundamental, ainda mais em períodos de recessão econômica. Se você não tiver uma equipe comprometida com a empresa, perderá uma forma eficaz de superar esse tipo de crise.

Isso não quer dizer que você terá que desembolsar uma grande quantia de capital para melhorar a gestão do seu pessoal. Os incentivos não significam somente bônus e premiações, como algumas pessoas pensam. Dinheiro é importante sim, porém não é a única maneira de engajar os colaboradores.

O segredo para isso é pensar no que pode ser feito para aumentar a satisfação dos seus profissionais. Isso porque quem está feliz exerce suas funções com mais seriedade e produtividade, o que é bom para ambas as partes.

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Como motivar a equipe de vendas

Existem diversas maneiras criativas de promover o engajamento no time comercial. Confira.

Melhore o diálogo interno

A ausência de diálogo é um dos maiores gargalos dentro das corporações. Quando não existe comunicação efetiva, o número de problemas e erros crescem. Além disso, sem uma conversa franca e transparente, você não conseguirá instruir sua equipe de vendas.

Para solucionar esse problema, quebre barreiras e promova o diálogo interno. Impulsione o uso de e-mails, murais de recados e trocas de mensagens entre todo o time, principalmente entre o gestor e seus liderados. Assim, os comandos serão compreendidos mais facilmente e os resultados serão alcançados.

Defina metas realistas e desafiadoras

As metas são muito importantes para o controle de vendas, mas a verdade é que poucos líderes sabem como escolher e definir aquelas que sejam eficazes para motivar o time.

Em razão disso, é bastante comum encontrar metas impossíveis de serem atingidas. Elas não contribuem em nada para o alcance de resultados, além de causarem estresse exagerado nos profissionais envolvidos.

Sendo assim, ao definir metas realistas, é importante ter o pé no chão, afinal, você está lidando com pessoas. Para isso, considere os seguintes fatores antes de criá-las. Elas devem ser:

  • mensuráveis;
  • específicas;
  • relevantes;
  • alcançáveis;
  • ter um período limitado.

Tenha um plano de carreira bem definido

Não existe nada pior do que a estagnação no trabalho, esse é um dos principais motivos pelos quais profissionais talentosos procuram outras empresas para trabalhar. Logo, crie um plano de carreira para aqueles que se destacam para não correr o risco de perdê-los.

Com isso, seus vendedores se sentirão mais seguros para superar os desafios empresariais e serão mais produtivos, diminuindo o índice de rotatividade.

Crie um ambiente de trabalho flexível

O bem-estar é tema recorrente nas empresas. Além de prevenir o estresse e uma série de doenças do trabalho, gera maior produtividade e motiva seus talentos. Empresas que oferecem qualidade de vida aos colaboradores são mais eficientes e rentáveis.

Promover o bem-estar interno não custa caro. Pequenos intervalos para o descanso, happy hour, comunicação interna fluida e o incentivo a atividades físicas (como ginástica laboral e prática de esportes, por exemplo) já fazem uma grande diferença.

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Reconheça o desempenho da equipe

A segunda dica é ainda mais simples e não custa nada: reconhecer os funcionários pelo trabalho bem-sucedido. Essa atitude eleva o envolvimento dos profissionais com a empresa.

Nesse sentido, reúna-se com sua equipe e reconheça as metas que já foram atingidas, os pontos fortes de cada colaborador e o crescimento obtido nos últimos anos. Tire um momento para ser positivo, falar do que tem dado certo e faça o possível entusiasmar a todos.

Desenvolva-se como líder exemplar

Uma antiga frase diz que: “Os funcionários não pedem demissão dos seus empregos, pedem dos seus chefes”. Até certo ponto isso é verdade, afinal de contas, muitos talentos ficam desanimados com seu superior imediato e optam por buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Para ser um líder exemplar, comprometa-se pessoalmente com os resultados, cumpra com os horários estabelecidos, seja empático, aceite críticas construtivas e escute ativamente tanto aos subordinados quanto aos superiores. Essas pequenas ações são de grande ajuda para sua carreira.

Ofereça vantagens de baixo custo

Há uma série de benefícios que custam pouco ou nada à empresa e que podem motivar a equipe de vendas. Por exemplo, é possível premiar o melhor vendedor do mês com uma vaga exclusiva na garagem, um dia de folga remunerado ou um almoço com acompanhante.

No entanto, para definir uma recompensa não financeira de qualidade é preciso refletir sobre o perfil dos próprios colaboradores. Do que eles gostam? Onde costumam ir? Qual a idade média? Com essas respostas, poderá definir prêmios certeiros.

Agora você está por dentro do assunto e sabe como motivar a equipe de vendas com baixo custo. Aproveite para implementar as nossas dicas em seu empreendimento, a fim de energizar os funcionários na busca por resultados superiores e estratégicos para aumentar suas vendas.

E então, o que achou deste conteúdo? Aproveite o gancho desta leitura para conhecer sobre indicadores de desempenho nas empresas.

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