3 indicadores de rentabilidade para acompanhar na empresa

Os indicadores de rentabilidade são métricas muito importantes para que as empresas saibam exatamente quanto rendeu cada investimento.

É preciso considerar que a obtenção de uma boa margem de lucro líquido é fundamental para que haja um fluxo de caixa satisfatório. Afinal de contas, isso permite a disponibilidade de recursos.

Neste artigo trazemos os três indicadores de rentabilidade que não podem ficar de fora das análises da empresa. Quer conhecer um pouco mais a respeito de cada um deles? Continue conosco e boa leitura!

O que são indicadores de rentabilidade?

A taxa de rentabilidade figura como um dos principais indicadores do desempenho alcançado por uma empresa. De forma geral, ela revela a capacidade de retorno financeiro gerado a partir dos investimentos realizados. Ou seja, basicamente demonstra o quanto uma aplicação de certa quantidade de capital oferece de volta.

Os tipos de indicadores de rentabilidade são correlacionados às mais diferentes variáveis de retorno que podem ser obtidas. Existe a possibilidade de relação com o patrimônio líquido, com os ativos e com os investimentos financeiros, por exemplo.

indicadores-de-rentabilidade 3 indicadores de rentabilidade para acompanhar na empresa

Por que acompanhá-los?

Os indicadores, em conjunto com outros dados, permitem compreender se a estratégia gerada pelo negócio está de fato funcionando.  Deste modo, ganha-se informações sobre os investimentos feitos, como o cumprimento ou não dos resultados esperados.

Considerando que qualquer tipo de negócio precisa manter sua operação no verde, ou seja, com receitas superiores aos gastos, fica fácil notar a relevância dos indicadores de rentabilidade.

Eles ajudam na tomada de decisões por diversos tipos de agentes, internos ou externos. Além disso, tornam palpáveis mudanças de gestão por meio da análise desses indicadores. Assim, novas práticas podem ser adotadas a fim de minimizar as perdas e maximizar as oportunidades corporativas. Isso é muito importante!

Quais os três principais?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os indicadores de rentabilidade, vamos listar três que merecem bastante atenção e acompanhamento. Confira!

1. Índices de margem

Basicamente, a margem diz respeito ao que a empresa ganha ao realizar a venda de um produto ou prestação de serviço. Ela é fundamental para saber se a companhia está trilhando um caminho próspero..

2. Índices de ativos

Este é dividido em duas partes: o retorno sobre o ativo e o giro do ativo. O primeiro calcula a rentabilidade independentemente da origem dos recursos, ou seja, é mais amplo.

Por outro lado, o giro do ativo relaciona as receitas geradas pela empresa com o total de investimentos realizados.

3. Retorno sobre o capital

O retorno sobre o capital evidencia a rentabilidade dos recursos e é feito por meio da divisão do lucro líquido. Esse processo se dá em comparação ao patrimônio líquido do empreendimento.

De modo objetivo, ele ajuda a definir se a empresa consiste em um bom investimento para novos sócios que pretendem ingressar no negócio.

Conforme observamos, os indicadores de rentabilidade desempenham papel vital na gestão profissional e produtiva de uma corporação. É preciso estar sempre atento aos índices e taxas obtidos, mantendo investimentos ou trabalhando em melhorias.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite que está por aqui e curta nossa página no Facebook!

cta-banner-inovao 3 indicadores de rentabilidade para acompanhar na empresa

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X