Como fazer gestão em tempo real e como ajuda no acesso a informações?

Há alguns anos, se um empresário quisesse saber sobre algum tipo de movimentação dentro de sua própria empresa, deveria consultar registros manuais — se existissem — ou simplesmente acompanhar tudo de perto, sem deixar tempo de sobra para outras funções. Entretanto, isso foi mudando muito e, atualmente, existe uma série de ferramentas que proporcionam a gestão em tempo real.

Apesar dessa facilidade, muitos empreendedores não utilizam esse tipo de ferramenta, deixando de aproveitar dos benefícios que elas proporcionam. Assim, foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos o que é gestão em tempo real, especialmente para o departamento de vendas de sua empresa. Continue lendo e saiba mais.

O que significa gestão em tempo real?

Como o próprio nome sugere, gestão em tempo real é um tipo de gerenciamento de tudo que ocorre em sua empresa. O grande diferencial, então, é que esses movimentos são registrados e informados para o gestor no exato momento em que acontecem. Ou seja, é possível consultar os dados de uma venda assim que esta ocorrer.

A vantagem por trás disso é que você tem acesso a dados e informações precisas. Além disso, o que é melhor, totalmente atualizadas e rápidas, sem a necessidade de fazer contagens manuais ou aguardar os lançamentos desses dados em planilha.

Como fazer a gestão de vendas em tempo real?

Agora que você entendeu o que é gestão de vendas em tempo real, mostraremos como fazer isso. Continue lendo!

Reúna as informações gerenciadas

Inicialmente, é importante que você reúna todas as informações que serão gerenciadas. Elas serão a base para parametrizar o sistema que será utilizado para fornecê-las.

Adapte a rotina da indústria

Outro passo importante é a adaptação da indústria para executar esse tipo de atividade. Em muitos casos, o controle é feito de forma manual. Assim, implementar um sistema mais rápido de controle demandará a aplicação de registros, o que precisará de uma readequação de todo o processo de vendas.

Comunique os colaboradores

Também é importante comunicar e treinar os colaboradores que se envolverão com o processo de vendas. Eles precisam realizar suas atividades corretamente a fim de evitar que as informações passadas para a gestão estejam equivocadas.

Como a tecnologia pode ajudar?

Como você já deve imaginar, esse tipo de gestão não pode ser feito sem o auxílio da tecnologia. Dessa forma, sem recursos tecnológicos, é impossível fazer todos os registros e encaminhá-los detalhadamente em forma de relatórios para a gestão da empresa em tempo real.

Por isso, você precisará de um bom sistema para fazer esse trabalho. Ele deve estar alinhado com cada ponto que mencionamos, ou seja, com as informações levantadas pelo seu negócio, as rotinas da empresa e, principalmente, o trabalho dos colaboradores que manusearão o software.

Ao adotar essas medidas, você conseguirá uma excelente gestão em tempo real de suas vendas, possibilitando que a tomada de decisões seja mais rápida, eficiente e, acima de tudo, baseada em informações precisas e detalhadas.

Gostou dessas dicas? Que tal ler um pouco mais e ampliar seus conhecimentos? Para tanto, confira outro artigo que preparamos para você. Nele, vamos mostrar os principais erros de gestão da indústria e como evitá-los.

Boa leitura!

E-book - Guia prático sobre planejamento de vendas - Clique para baixar grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
pré-venda - homem em primeiro plano sentado em frente a um computador, em um escritório, tendo ao seu lado uma colega de trabalho, sendo que ambos usam fones de ouvido com microfonesrh estratégico - reunião de gestor e funcionários de uma indústria de logística no armazém da empresa