Por que apostar em uma estratégia de e-commerce B2B?

O mercado empresarial vive em constante mudança e as empresas buscam inovar nos seus produtos e no seu método de venda. Assim, é cada vez mais comum ver empresários buscando novos meios para atingir o consumidor, com a utilização de mídias sociais e sites. Um exemplo disso é o crescimento das plataformas de e-commerce B2B.

Isso ocorre porque a ampliação do público-alvo é um objetivo visado pelos administradores, ainda que possam ocorrer falhas ao escolher a estratégia utilizada para alcançar essa meta. Todavia, dentre as técnicas que podem promover o aumento das vendas, o e-commerce B2B se destaca. Nessa modalidade, são feitas vendas para outras empresas, e não para consumidores finais, trazendo um maior público para o negócio.

Mas você sabe o que é um e-commerce B2B? Entende a importância de buscar ferramentas que promovam um aumento nas vendas? Este artigo tem o objetivo de esclarecer os principais questionamentos sobre o tema e de listar as vantagens que essa estratégia pode trazer para sua empresa.

Continue a leitura!

O que é o e-commerce B2B?

É evidente que a tecnologia gerou um impacto significativo na forma como o consumidor realiza suas compras. Por conta disso, o mercado precisou se adaptar aos novos moldes que foram impostos pelos clientes.

O consumo online se tornou uma alternativa a ser explorada por empresas que desejavam ampliar o seu público e, consequentemente, aumentar suas vendas. Nessa vertente de inovação nos canais de vendas, o e-commerce B2B despontou como uma estratégia a ser visada no ramo empresarial.

O e-commerce B2B, ou business to business, é uma modalidade de venda online, na qual uma empresa vende seu produto ou seu serviço diretamente para outra empresa. Então, a ampliação do público ocorre por um motivo óbvio: existe a possibilidade de a empresa vender desde a matéria-prima até o produto final para outro negócio, que obterá lucro com a revenda.

Essa modalidade de venda, portanto, é utilizada para expansão do negócio, pois possibilita atingir mercados ditos inalcançáveis, por meio da venda online.

Você gostaria de conhecer mais vantagens dessa estratégia? A seguir, listaremos 6 vantagens do e-commerce. Prossiga!

Quais as vantagens de apostar em um e-commerce B2B?

1. Contribui para uma maior eficiência nas vendas

É de amplo conhecimento que, de modo geral, os clientes buscam agilidade e praticidade no momento da compra, principalmente no ambiente digital. Isso significa que a empresa deve ser capaz de oferecer uma interação rápida e efetiva com o comprador.

Pensando nisso, um e-commerce é efetivo porque busca essa rapidez no ciclo de venda, o que evita desperdício do tempo do cliente e dos funcionários da empresa. Então, além de gerar menos gastos para o negócio, ainda haverá um aumento da satisfação do comprador, o que leva a uma fidelização do público.

2. Possibilita prestar um serviço melhor aos clientes

Por meio de um site interativo, o cliente poderá comparar os produtos e terá uma visualização ampliada da loja de forma simplificada, aumentando a possibilidade de compra.

Pensando em uma fábrica de carros, por exemplo, a montagem do veículo é fragmentada, por isso, o processo se torna demorado. Se sua empresa for um e-commerce B2B, a montadora será capaz de realizar uma compra em minutos no seu site e contar com a praticidade de receber o produto diretamente na fábrica. Nesse caso, sua empresa prestou um serviço ágil e efetivo que atinge as necessidades do cliente, gerando um ciclo de fidelização.

3. Atrai um público maior para o negócio

A ampliação da cobertura comercial sempre foi uma pauta de intensa discussão no mundo empresarial. Por conta disso, diversas técnicas surgiram para tornar maior a abrangência das empresas.

É visto que a criação de filiais e o aumento de representantes comerciais supre essa demanda apenas até certo ponto, já que seria necessário um grande investimento para que a cobertura fosse completa em um país de dimensão continental, como é o Brasil.

O e-commerce, por outro lado, permite que a empresa contacte-se com clientes a quilômetros de distância, evitando, então, o impasse geográfico apresentado pelas outras alternativas de comércio.

4. Aumenta a receita

Além de o e-commerce B2B ser uma estratégia efetiva para aumentar a abrangência da empresa, ele pode se tornar um modo planejado de redução de custos, uma vez que essa ferramenta amplia a quantidade de clientes sem utilizar representantes comerciais, o que gera uma grande economia.

Como exemplo, podemos pensar em uma empresa reconhecida nacionalmente que não adotou o e-commerce e que precisa destinar um capital elevado para a equipe de vendas, incluindo viagens até o cliente e impressões de catálogos dos produtos. Com a redução desse custo por meio da venda online, existe uma economia de recursos que podem ser reinvestidos na empresa.

5. Possibilita a customização de regras

O e-commerce oferece mais liberdade para os empresários decidirem alguns pontos específicos do processo de venda, como a aplicação de diferentes preços de entrega para regiões do país distintas. Ou ainda aplicar descontos para clientes específicos, além de tornar possível o estabelecimento de uma política de devolução.

Nesse sentido, a possibilidade de disponibilizar condições especiais de compra também pode aumentar as chances de uma boa relação entre os clientes e a marca.

6. Valoriza a marca

Existe uma premissa que diz que o melhor marketing positivo é feito por clientes satisfeitos. De forma geral, isso se aplica ao contexto do e-commerce, pois haverá um ciclo de prestação de serviço efetivo e de fidelização dos compradores. Dessa forma, há um fortalecimento do nome da empresa e isso, consequentemente, aumenta as vendas.

Além disso, como o processo de venda ocorrerá em uma plataforma online, o portfólio de produtos do negócio se tornará mais acessível aos possíveis clientes, favorecendo a disseminação do nome da empresa.

As chances de uma empresa se sobressair em um mercado competitivo não depende só de um planejamento financeiro efetivo ou da disponibilização de um site. Por isso, o e-commerce B2B está sendo cada vez mais utilizado, justamente para fugir do senso comum presente no processo de venda online.

É importante ressaltar, portanto, que o mercado de vendas está em constante mudança, e sua empresa deve ser capaz de se adaptar a isso.

Agora, você pensa em investir nessa modalidade de vendas? Gostou de conhecer mais sobre o e-commerce B2B e como ele pode aumentar a receita da sua empresa? O que acha de receber conteúdos como esse diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro das inovações que estão surgindo no ramo dos negócios!

Planejamento de Vendas - Baixe o Guia Prático

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
business intelligence tomada de decisão - grupo de pessoas observando computador com estatísticas de negóciologística de alimentos - homem conferindo itens em uma almoxarifado