Saiba como sua empresa pode melhorar o ciclo de venda dos clientes

Você conhece o ciclo de venda do cliente? Existe uma série de informações que são geradas em sua empresa e que não podem ser aproveitadas pelo simples fato de não existir um bom sistema para que isso ocorra.

O grande problema é que você perde oportunidades de ter em suas mãos informações extremamente valiosas que poderiam mudar o rumo de seu negócio e potencializar os lucros. Neste artigo, explicaremos o que é o ciclo de venda e como entendê-lo. Acompanhe e saiba mais.

O que é o ciclo de venda do cliente?

Trata-se de um processo que se inicia quando uma pessoa ouve falar de sua empresa pela primeira vez, passa pelo momento em que ela pesquisa, faz a compra, utiliza o produto e, por fim, faz novas compras até que deixa de ser um consumidor.

Conhecer esse conceito, bem como as etapas pelas quais ele ocorre, possibilita que a empresa crie estratégias mais específicas e eficazes para aumentar cada vez mais o número de clientes, a taxa de retenção e o ticket médio. As fases do ciclo de venda são:

  • segmentação;
  • aquisição, ou seja, atrair consumidores que se adéquem a seu produto;
  • rentabilização, que é efetivamente a venda para essas pessoas;
  • retenção, que significa vender mais para um mesmo cliente;
  • recuperação, que reúne técnicas para trazer de volta um consumidor que parou de comprar com sua empresa.

Como entender o ciclo de venda?

Agora que você já sabe o que é ciclo de venda, mostraremos como entender esse conceito. Continue lendo!

Domine o funil de vendas

O primeiro passo é definir o funil de vendas, pois isso possibilitará que você tenha em mente todas as etapas pelas quais um cliente passará até chegar ao momento de se desvincular de seu estabelecimento.

Faça a segmentação

Separe as pessoas que, de fato, teriam mais interesse em fazer negócios com sua empresa. Nesse caso, é necessário avaliar o perfil de cada cliente, suas dores, medos e dificuldades, direcionando sua comunicação especificamente para esses perfis, aumentando ainda mais a taxa de conversão.

Defina indicadores

Outro passo importante é definir indicadores. Esses elementos serão necessários para que você possa analisar cada uma das fases que mencionamos. Com eles, será possível verificar se o processo de segmentação está correto, se determinadas ações trazem mais clientes, entre outros.

Utilize sistemas de gestão

Por fim, não há como fazer nenhuma dessas etapas com a eficiência necessária sem contar com um bom sistema de gestão. Esse sistema auxiliará no controle das informações coletadas, fornecendo relatórios sobre o processo de vendas, facilitando a tomada de decisões por parte dos gestores.

Atualmente, os sistemas mais utilizados para essa finalidade são os ERPs, como o FoccoERP. Esse tipo de software de gestão tem a capacidade de trabalhar de forma totalmente integrada com outros setores do negócio, dando mais agilidade nos processos e evitando retrabalhos manuais que acabam demandando mais tempo para serem executados.

Como você pôde perceber, o ciclo de venda é de crucial importância para garantir o sucesso de um negócio. Assim, a melhor parte disso tudo é que ele pode ser implementado de forma muito simples se você contar com a ajuda das soluções tecnológicas existentes atualmente.

Gostou deste artigo? Se quiser saber um pouco mais sobre esse tipo de sistema, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atender a todas suas dúvidas e necessidades.

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