5 cuidados ao criar ações promocionais para estimular a equipe de vendas

Ações promocionais para a venda de serviços ou produtos integram a rotina das empresas para captação e fidelização de clientes. Mas não basta apenas ofertar descontos ou apontar utilidades nos postos de venda quando a situação financeira está complicada. As promoções devem fazer parte do planejamento estratégico de um negócio.

Existe uma série de cuidados importantes ao criar metodologias para estimular os vendedores. Ao longo do post abordamos o funcionamento, para que servem e quando essas ações são úteis no incentivo ao processo de vendas. A análise de relatórios, o conhecimento da equipe e o alinhamento de metas e objetivos também consistem em pontos de relevância.

Quer saber mais sobre como engajar os colaboradores nas campanhas e julgar o desempenho deles? Leia o artigo na íntegra!

Como funcionam as ações promocionais?

As ações promocionais para estimular os vendedores exigem atenção especial. Inicialmente, o gestor define os objetivos da sua campanha para incentivar as vendas e escolhe o tipo de prêmios que serão recebidos pelos profissionais que se destacarem.

A seguir, o líder vai determinar todas as regras para a aquisição dos pontos que vão apontar os vendedores mais eficientes da equipe e, se possível, oferecerá um treinamento para o alcance os objetivos.

Por fim, as ações promocionais são divulgadas e as premiações são entregues no encerramento da campanha, depois da avaliação de desempenho do time. Os vendedores podem ser premiados com cursos, viagens, dinheiro, dispositivos eletrônicos, automóveis etc.

Sendo assim, as ações promocionais são criadas por meio das fases:

  1. criação e planejamento;
  2. lançamento;
  3. manutenção e motivação;
  4. cerimônia de premiação para o reconhecimento do esforço dos vendedores mais dedicados.

Para que servem?

As ações promocionais servem para aumentar a produtividade do time comercial, que passa a vender mais com os recursos disponíveis, além de evitar gastos desnecessários com publicidade e trazer retorno financeiro para o empreendimento. Existem, porém, outros benefícios:

  • mais facilidade para atrair e fidelizar os clientes;
  • aumento do número de vendas pelo time;
  • motivação para realizar as tarefas de rotina;
  • possibilidade de receber prêmio comissão maior no final do mês.

Como você pode observar, existem vários benefícios originados a partir de ações promocionais.

Quais são os cinco cuidados essenciais às ações promocionais?

O planejamento das ações promocionais requer cautela por parte dos gestores para atingir o público-alvo. Por isso, é preciso criar estratégias para envolver os vendedores, que devem ir além da definição de objetivos e justificativas das ações.

Há outros fatores a considerar, como o tipo de ação, o local da oferta, recursos humanos e financeiros disponíveis no período e avaliação e divulgação dos resultados. Veja a seguir os cinco principais cuidados com relação às ações promocionais!

1. Conheça a sua equipe

As equipes de vendas são formadas por pessoas que normalmente procuram desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Porém, é natural que os colaboradores tenham competências e habilidades distintas.

Se essas características forem gerenciadas, a diversidade de conhecimentos agrega valor ao time. Por isso, busque o máximo conhecimento do perfil de cada vendedor e organize a equipe de modo estratégico.

Caso seja necessário, promova o treinamento do time antes da entrada em ação. Invista na capacitação para que todos saibam quais são as melhores técnicas de abordagem, a linguagem ideal para otimizar o ciclo de venda dos clientes, as informações de serviços e produtos em promoção.

Os vendedores precisam transmitir segurança ao tirar dúvidas dos consumidores, o que é um passo e tanto para cumprir metas.

2. Alinhe metas e objetivos

A definição de metas para elevar a produtividade da equipe de vendas é primordial. Os objetivos devem ser apresentados de forma clara aos colaboradores. Se o time não sabe o que precisa atingir ou cumprir, fica sem direção e trabalha de acordo com a intuição.

Nessas condições, o gestor não consegue cobrar metas não informadas previamente. Tenha certeza de que o colaborador entendeu o que precisa ser feito, mas os objetivos exigem realismo na hora da elaboração.

Quando ninguém cumpre aquilo que foi pré-estabelecido, repense o planejamento e reorganize as equipes. Desenvolva outras metas e apresente os recursos apropriados.

3. Crie promoções estratégicas

Peça a opinião do time de vendas para a formulação das estratégias promocionais, buscando incrementar a motivação coletiva. Os vendedores podem trabalhar em conjunto na criação de soluções para as questões mais complexas. Um planejamento feito por um grupo de pessoas garante maior produtividade, já que todos se sentem parte da empresa.

Promova reuniões com os colaboradores e peça que compartilhem detalhes sobre as suas rotinas e dificuldades. Afinal de contas, são eles que trabalham diretamente com os consumidores e pode apresentar dicas interessantes para a elaboração das ações promocionais.

4. Engaje os colaboradores na campanha

Alguns vendedores passam por mais dificuldades do que outros na venda de determinados itens. Nessas situações, opte por ensinar ao invés de somente reclamar do desempenho. Pode ser que um estímulo seja suficiente para aumentar a produtividade e o engajamento da equipe. Encontre maneiras para motivar o time se as vendas não acontecerem conforme o planejado.

Além disso, a padronização dos processos de vendas por telefone evita abordagens equivocadas e atitudes incoerentes. Por isso, forneça a toda a equipe um roteiro de negociação, o conteúdo dos telefonemas e o formato das reuniões. Não se esqueça de abordar a argumentação que será utilizada pelos vendedores para a efetivação das vendas.

5. Avalie o desempenho

Acompanhe os resultados para julgar as estratégias de vendas e confirmar o efeito delas. Pois sem o monitoramento do desempenho das equipes, fica impossível fortalecer a produtividade.

Além disso, utilize soluções tecnológicas para analisar métricas e indicadores, garantindo um controle individualizado de tudo o que acontece na empresa, identificando acertos e corrigindo erros para melhorar os resultados.

Enfim, esses são os cinco cuidados indispensáveis ao criar ações promocionais para estimular a equipe de vendas! A tecnologia facilita a gestão por meio sistemas que controlam todas as etapas dos processos empresariais. Nos dias atuais, você encontra ferramentas inteligentes que maximizam a rentabilidade e reduzem custos operacionais.

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representante comercial - dois homens de negócio dando um aperto de mãos em um escritóriocomo exportar - pessoa conferindo dados em uma prancheta. Ao fundo, caixas de papelão