O que é RPA e como usar para automatizar os processos da indústria?

Você sabe o que é RPA e como ele potencializa os resultados? Certamente, quem lida com a gestão de uma empresa sabe o valor que a automação de processos tem para os negócios. Isso porque a capacidade de executar e agilizar as tarefas sem a necessidade de intervenção humana e eliminar a ocorrência de falhas é um grande benefício.

A tecnologia se mostra uma grande aliada para a indústria, abrindo ótimas oportunidades para maximizar a atuação no mercado. Para se manter mais competitivo, se diferenciando da sua concorrência e prestando um serviço mais eficiente, é preciso investir nas ferramentas certas. Por isso, continue a leitura para saber mais sobre como o RPA pode ser valioso para o seu negócio.

O que é RPA?

Vinda da sigla em inglês para Robotic Process Automation, essa tecnologia foi desenvolvida com o principal objetivo de automatizar processos. Por meio de um programa configurado, o software interpreta e executa uma série de tarefas repetitivas e de longa duração, tudo com total precisão, aumentando a eficiência e até mesmo o volume da produção.

A ferramenta também possibilita centralizar as informações, permitindo que os usuários interajam com as aplicações em uma única interface. Além disso, a capacidade de repetir a atuação humana na hora de executar as tarefas torna todo o trabalho incrivelmente mais prático tanto para a empresa quanto para os colaboradores, algo que permite a realocação da equipe para tarefas mais importantes.

Qual a diferença dele para a automação tradicional?

É comum que as pessoas associem o RPA a outras tecnologias, como o Machine Learning ou até mesmo a Inteligência Artificial. Porém, ele conta com algumas particularidades que o diferenciam das demais ferramentas. A sua alta flexibilidade e a sua ótima capacidade de se adaptar às diferentes tarefas do dia a dia da empresa são alguns exemplos.

As formas de automação mais tradicionais exigem que um colaborador acompanhe os processos para evitar complicações. Já o RPA tem a capacidade de aprendizado que permite resolver problemas dentro do empreendimento com eficiência. Tudo de forma automática, sem a necessidade de supervisão.

Por que investir no RPA para o seu negócio?

É comum ter receio de investir recursos em uma tecnologia sem ter a certeza de que ela vai gerar lucros. O RPA é bastante benéfico para os negócios, já que o seu uso reduz significantemente os custos de pessoal, além de diminuir a incidência de erros humanos.

O baixo custo da implementação dos robôs e a praticidade desse processo são características essenciais para quem quer um sistema eficiente e rentável. Ao implementar o RPA com outras tecnologias, é possível alcançar resultados ainda mais expressivos.

Como implementá-lo na indústria?

Agora que você entendeu o que é RPA, bem como as suas diferenças dos outros meios de automação e os seus benefícios, confira as nossas dicas e veja como é possível implementá-lo em seu negócio!

Conheça as necessidades da empresa

Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente quais são as principais necessidades que o seu negócio tem na atualidade. É muito importante que você realize uma análise dos processos a fim de saber quais serão beneficiados pela implementação do RPA.

Faça um planejamento da implementação

Essa é uma dica que pode parecer óbvia, mas muitas empresas se esquecem ou não dão muita atenção para essa etapa. O planejamento é imprescindível para o sucesso de qualquer ação. Com o RPA, o cenário é o mesmo.

O investimento nessa tecnologia proporciona um universo de benefícios para o negócio. Acontece que a falta de preparo pode gerar algumas consequências negativas no processo. Uma gestão, quando mal realizada, pode causar inúmeros problemas nesse tipo de processo.

Escolha o processo de RPA adequado

A compreensão dos processos em sua totalidade é uma etapa muito importante durante a implementação do RPA. Assim, você poderá passar por eles, alterá-los ou atualizá-los de acordo com as necessidades de automação com maior praticidade.

Defina o fornecedor

Escolher o fornecedor é um processo delicado. É preciso muita pesquisa antes de fazer a contratação. Não adianta saber o que é RPA e não fazer uma ótima decisão para o seu negócio. Por isso, considere algumas questões técnicas, como as funcionalidades, características, preço e suporte.

Implemente o piloto

Ao escolher um fornecedor de sua confiança, é preciso colocar em prática a execução da ferramenta. Durante essa etapa, é necessário alinhar a sua equipe para que eles utilizem o RPA com eficiência. O ideal é investir em treinamentos para que o seu time de TI aproveite todas as funções do software.

Outro ponto em que você deve ficar de olho é durante as atividades de aplicação do piloto. Esse processo é muito importante para o sucesso da implementação do RPA. Por isso, a documentação é essencial durante essa etapa. Assim, você terá dados valiosos que servem para identificar problemas, necessidades de mudanças ou requisitos adicionais.

Documente os processos

Outra dica importante para implementar o RPA é a documentação dos procedimentos, a qual deve ser detalhada com muita precisão. Mesmo que isso já tenha sido feito, pode ser uma boa ideia repassá-los para garantir que tudo está mapeado, facilitando a implementação da ferramenta.

Selecione os departamentos certos

O processo de automação proveniente do RPA pode ser muito bem utilizado quando alocado aos departamentos corretos. Dessa forma, você deve procurar os locais que contam com um grande volume de processos padronizados e orientados com intervenção humana.

Os resultados, dessa forma, são muito mais expressivos, já que a praticidade de automatizar se torna mais concreta com a implementação da ferramenta. Começar pelos processos mais fáceis também é uma ótima ideia, pois isso vai gerar resultados mais rápidos.

Contar com uma ferramenta de automatização centralizada é indispensável para aumentar a eficiência dos seus processos. Agora que já sabe o que é RPA e quais são os seus benefícios, você pode investir na tecnologia para potencializar o seu empreendimento. Além disso, não se esqueça de sempre contar com um fornecedor de confiança para garantir a qualidade da sua ferramenta.

Gostou de saber o que é RPA? Que tal enriquecer a sua leitura e aprender como tecnologia e gestão ajudam em tempos incertos!

ERP Crescimento exponencial para sua empresa

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
vazamento de dados - pessoa consultando dados em um celular sentada em frente a um computador