A importância de fazer backup dos dados da empresa

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas não têm o costume de fazer backup de seus dados. A ação deve integrar o processo de segurança digital para que, em caso de falha ou sistema corrompido, os registros de dados sejam recuperados com a maior facilidade possível.

Criar cópias de bancos de dados minimiza os riscos de perda das informações da empresa do dia para a noite. Afinal de contas, independentemente do tamanho da corporação, fazer backup é essencial para impedir o chamado sequestro de arquivos.

Em caso de picos de energia, ataques de hackers, malwares e vírus, ou até falhas humanas, isso pode acontecer. Portanto, conhecer as mazelas envolvidas nos procedimentos ajuda na reação a supostos invasores. Confira o texto e fique por dentro do assunto!

fazer-backup

Evita prejuízos

As empresas estão cada vez mais vulneráveis ao aumento crescente de ataque de hackers. Criminosos usam códigos capazes de invadir sistemas corporativos para sequestrar dados, se valendo de uma criptografia que priva os usuários do acesso às informações.

Quando isso ocorre, a única maneira de retomar os arquivos até então armazenados é pagando um resgate por eles. Além do prejuízo financeiro gerado, trata-se de uma total inversão de valores, pois não se pode normalizar esse tipo de evento.

Se o negócio conta com um processo de backup diário, o risco diminui. Em caso de sequestro, basta o setor de TI da empresa recuperar as informações por meio da cópia de segurança.

Acessibilidade

O backup consiste em uma solução prática, acompanhando o crescimento do negócio. Afinal, não é preciso comprar ferramentas ou apresentar novas salas para guardar os servidores que mantém as cópias de segurança.

A estrutura em nuvem é escalável e passível de ampliação sempre que o investidor solicitar. Para isso, basta pedir mais espaço ao seu fornecedor.

Flexibilidade aos colaboradores

A nuvem consegue cumprir demandas de pequenas e grandes empresas, isto é, negócios de todas as dimensões podem se beneficiar do escalonamento do cloud computing. Assim, sua organização continua progredindo e precisando de mais espaço com a certeza de que a nuvem jamais deixará de proporcionar diversas vantagens.

Nesse contexto, é muito benéfico investir em backup. Você e seus colaboradores alcançam ótimos resultados e, de quebra, progridem de modo satisfatório e constante.

Custo reduzido

O backup corporativo costuma entregar um valor acessível para uma organização, sem depender da dimensão dela. Explicamos: não é necessário manter uma infraestrutura interna com excelentes ferramentas, nem um time técnico para realizar a gestão dos dados.

Outro aspecto que exige consideração: as ferramentas mudam com o passar do tempo e se tornam obsoletas muito rapidamente. Desse modo, algumas plataformas tecnológicas capazes de atender a sua empresa hoje podem não ser satisfatórias daqui a cinco anos, por exemplo.

Ao optar pela contratação de um serviço de backup corporativo, então, o empreendedor elimina esse contratempo. Afinal, a infraestrutura fica alocada na nuvem e o fornecedor é o principal responsável pelo gerenciamento de informações e atualização da tecnologia.

fazer backup - dedo tocando um ícone de backup

Segurança

Com a quantidade de dados necessários para as atividades empresariais, a segurança das informações passou a ser essencial. Por essa razão, fazer backup por meio de softwares eficientes proporciona inúmeras vantagens.

Ao fazer o backup das informações de sua empresa, elas ficam gravadas em apenas um lugar, sempre à disposição do gestor. Mesmo que gerem inseguranças em algumas pessoas, que pensam que o armazenamento deixa os arquivos da empresa vulneráveis, esses softwares são elaborados para proteger a transmissão e a estocagem de dados.

Nesse sentido, é importante destacar que são usados recursos modernos para cópia das informações. A criptografia de dados, por sua vez, atua na prevenção de possíveis roubos. Assim, com essa ferramenta, o negócio garante segurança contra hackers.

Implementação rápida

Ao optar pela implementação de softwares e equipamentos para a realização de backups nos servidores internos, você ainda evita estresses desnecessários. Com o backup em nuvem, basta assinar o contrato com o fornecedor para alcançar a solução em questão de minutos, em poucos cliques.

Faça um diagnóstico para criar a rotina de backups

Antes de incorporar um processo de backup eficiente na empresa, é necessário definir as diretrizes. Dessa forma, o levantamento pode contar com as seguintes informações:

  • volume de dados — elencar as informações que devem ser levadas ao backup;
  • sensibilidade dos dados — avaliar quais dados precisam de um maior número de backups;
  • como e onde realizar a transferência dos arquivos — Storage, Servidores de Backup, HD Externo, Dispositivos Magnéticos ou Armazenamento na Nuvem;
  • política de backup — as boas práticas sugerem no mínimo três locais de armazenamento.

Fazer backup de dados é uma excelente solução para as empresas em busca de maior foco em seus processos, aumentando a eficiência e a qualidade das atividades organizacionais.

Ao mesmo tempo, a nuvem proporciona confiabilidade, redução de gastos e disponibilidade para as empresas em geral, o que é essencial em um mercado cada dia mais acirrado.

Ficou clara a importância de fazer backup dos dados da sua empresa? Se gostou do conteúdo, siga o FoccoERP nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram aguardando por você!

gestao de fornecedores

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
gestao-de-vendas