Entenda de uma vez por todas o que é um ERP na nuvem e seus benefícios

O mercado está em constante evolução e a transformação digital vem acelerando este processo ainda mais. Com isso, muitas empresas estão buscando novas tecnologias para se manterem competitivas no mercado.

É o que aponta o estudo IT Snapshot 2021, no qual 24% das organizações já realizaram a migração para a nuvem, 28% estavam em estágio avançado e 25% possuíam planos. Nesse sentido, podemos perceber que a adoção do ERP na nuvem vem aumentando cada vez mais.

O tradicional sistema de gestão mudou e evoluiu. Além das funcionalidades básicas, esta nova “versão” conta com mais recursos para tornar a rotina dos gestores ainda mais ágil. Quer conhecer a fundo o funcionamento de um sistema ERP na nuvem? Continue lendo este artigo e descubra!

O que é um ERP na nuvem

O termo ERP significa Enterprise Resource Planning. Ele é um software que centraliza e integra as informações e setores da sua empresa. Dessa forma, ele é capaz de otimizar seus processos e auxiliar no desenvolvimento da companhia.

Seu funcionamento é bem mais simples quando comparado à versão local, já que o ERP na nuvem utiliza a tecnologia cloud computing. Como as informações estão armazenadas em um servidor online, os esforços para instalação e manutenção são bem menores.

Como os dados da empresa ficam armazenados na nuvem, muitas pessoas ainda têm certa desconfiança a seu respeito. Porém, esta solução é uma das mais modernas e seguras, já que conta com criptografia de ponta a ponta.

Como um ERP na nuvem funciona na prática?

Para que você não fique com dúvidas ou inseguranças, vamos explicar como esse tipo de sistema está estruturado. O ERP na nuvem é composto, basicamente, por três partes principais que operam de forma integrada. São elas:

  • Aplicação: é por meio dela que os colaboradores da sua empresa, ou usuários do sistema, inserem os dados que o sistema irá utilizar nas operações e que, posteriormente, serão visualizadas pelo gestor.
  • Banco de dados: local onde os dados são armazenados para um uso futuro, seja para uma busca rápida, visualização de relatório ou alguma automação.
  • Framework: nada mais é do que uma camada que permite a adaptação, ou personalização, do sistema para atender e entregar os melhores resultados para todos os tipos de negócios.

Estas três camadas são as responsáveis por permitir o acesso e uso de todas as suas funcionalidades em tempo real e em qualquer lugar.

Conheça os principais benefícios da cloud computing

Ao optar por implementar alguma ferramenta com a tecnologia cloud computing, seu negócio terá inúmeros benefícios. Abaixo, você encontra as principais vantagens de adotar um sistema de gestão em nuvem.

1 Segurança dos dados

Sistemas que utilizam a computação em nuvem são constantemente questionados a respeito da segurança das informações armazenadas. Como já foi dito, esta tecnologia é altamente segura e conta com proteção de firewalls e criptografia dos dados.

Dessa forma, fica mais complicado o vazamento e o acesso às informações por parte dos hackers. Ainda ataques ou sequestro de dados são reduzidos, além de oferecer maior segurança às pessoas autorizadas a acessarem o sistema.

2 Acesso remoto

Poder acessar tudo a qualquer hora e de qualquer lugar é uma das facilidades que a cloud computing possibilita às empresas. Em um mercado onde a exigência faz parte de um controle e gerenciamento de informações em tempo real, essa é uma grande vantagem competitiva.

Afinal, há um aumento na capacidade de atender às demandas do negócio de maneira rápida. Independentemente de onde o gestor ou profissional estiver, ele tem acesso a tudo do servidor.

3 Redução de custos

O uso de um ERP na nuvem pode proporcionar uma grande redução de custos para a sua operação. Isso ocorre, em grande parte, porque você não precisa dispor de um ambiente para armazenar seus servidores ou ter gastos com manutenção.

Sem falar na economia baseada nos hardwares e gerenciamento do próprio data center. Com a cloud computing, toda tecnologia está hospedada nos servidores na nuvem e você só precisará se conectar a ela por um navegador ou aplicação leve.

4 Escalabilidade

Um benefício importante da cloud computing está relacionado à escalabilidade. Isso quer dizer que esse tipo de serviço permite à empresa aumentar ou diminuir os recursos da nuvem quando bem entender.

Ela também permite que você contrate recursos extras, conforme a sua demanda. Não há a necessidade, portanto, de um provisionamento de recursos, já que essa escalabilidade irá funcionar conforme o crescimento da sua empresa.

5 Backup de dados

A tecnologia cloud computing permite que os backups de dados da sua empresa sejam realizados de maneira automatizada. Dessa forma, você não precisa se preocupar em realizá-los manualmente e nem com o armazenamento destas informações.

Assim, o risco de perder dados é drasticamente reduzido e o resgate das informações se dá de forma bastante rápida.

Cloud computing como diferencial competitivo

Utilizar ferramentas que tem a tecnologia cloud computing, como um ERP na nuvem, é fundamental para a sua empresa atualmente. Além de todos os benefícios que já citamos até aqui, esse é um diferencial para aumentar a sua competitividade.

Esse aumento da competitividade se dá, muitas vezes, pela economia de custos e redução do tempo na execução das tarefas. Além disso, possibilita a integração de processos e sistemas.

Isso permite uma amplitude maior na gestão dos processos, já que as informações estão sempre centralizadas e sob controle. Em poucos cliques e, de qualquer lugar, é possível acessar um dado específico e tomar uma decisão rápida e mais eficiente.

Dessa forma, investir em um ERP na nuvem se torna uma das melhores maneiras de modernizar a gestão da sua empresa e o atendimento aos clientes. Além disso, você conta com uma gestão baseada em dados, fazendo com que suas análises sejam mais precisas.

O FoccoERP é uma solução que utiliza a tecnologia cloud computing, com o objetivo de agilizar a gestão de indústrias e distribuidoras. Por isso, convidamos você a conhecer nosso sistema de gestão completo e descobrir como ele pode impulsionar seus resultados.

E-book - Manual sobre Automação Industrial - Baixe grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

canais de vendas - imagem de um carrinho de compras online e ao fundo uma mulher com o dedo erguido tocando uma tela invisívelopen banking