Entenda a importância e os benefícios da análise de dados em uma empresa

As estratégias de uma indústria devem contemplar, cada vez mais, novas práticas e recursos, a fim de mantê-la em uma posição relevante e competitiva em seu mercado de atuação. Dentro do contexto, a análise de dados figura não só como um grande diferencial, consistindo também em uma exigência de um ambiente corporativo altamente disputado.

Em geral, compreende-se o termo análise de dados como a capacidade de transformar volumosos conjuntos de dados — estruturados ou não —, em informações qualificadas, confiáveis, claras e aplicáveis à realidade prática na rotina industrial.

Por isso, ao longo do post mostramos como funciona e para que serve a análise de dados na indústria, assim como a importância de se basear em informações seguras. De quebra ainda abordamos as vantagens e o papel de um bom software de gestão. Confira!

Como funciona e para que serve a análise de dados?

Hoje em dia, ao exercer suas atividades, uma indústria gera e disponibiliza uma imensa quantidade de dados. Portando, é muito importante encontrar uma maneira de não se perder em meio a tantas referências e saber como usá-las sob o ponto de vista estratégico.

Nesse sentido, implementar uma ferramenta de Business Intelligence (BI) vira um fator determinante para dar suporte a um planejamento eficaz. No entanto, antes de começar a trabalhar com isso é vital a organização para definir um foco, ganhando capacidade de responder a perguntas relevantes para o negócio.

Por meio do conhecimento e direcionamento do que será analisado e medido, evita-se equívocos desnecessários. A consequência direta é uma melhor utilização das informações, ou seja, apresentando clareza e eficácia.

Por que se basear em informações qualificadas e confiáveis?

Embora a análise de dados para o setor comercial cumpra função essencial, essa atribuição pode fazer com que a equipe perca bastante tempo caso seja feita sem o auxílio das ferramentas adequadas.

A verdade é que, atualmente, mesmo as indústrias de menor porte trabalham com um imenso fluxo de informação. Por isso, costuma ser um pouco custoso observar a fundo todos os dados do negócio.

Diante das circunstâncias, os gestores tendem a levar muito mais tempo para obter as respostas e soluções que procuram para tomar decisões mais acertadas. Quando isso acontece, pode ser tarde demais.

Para minimizar prejuízos, existem ferramentas no mercado capazes de contribuir para a análise de dados. De modo transparente e direto, elas mostram informações qualificadas, confiáveis e relevantes em tempo real, por meio de relatórios gerenciais, gráficos e outros recursos.

Além de acrescentar rapidez aos processos, esses instrumentos promovem o compartilhamento de referências com todos os envolvidos, deixando tudo mais seguro e organizado.

Por todos esses motivos, a análise de dados é de extrema importância para a tomada de decisões. Afinal de contas, sem informações completas e atualizadas, corre-se o risco de não optar pelas melhores alternativas para a sua indústria.

Quais as vantagens da análise de dados?

Agora que você já sabe os motivos pelos quais é essencial que os setores da organização saibam mensurar, avaliar e tomar decisões a partir de informações seguras, veja também as principais vantagens da análise de dados.

Melhora as estratégias de crescimento

Ao contrário de planejamentos fundamentados em achismos e intuições, a análise de dados promove maior segurança estratégica.

Uma solução específica para essa análise permite que os gestores tomem decisões mais acertadas, otimizando as campanhas e aumentando as vendas — o que provoca, naturalmente, um crescimento consistente da indústria a longo prazo.

Auxilia na redução de custos

Os gestores que trabalham às cegas, ou seja, no escuro, sem saber direito o que fazer ou qual rumo seguir, com certeza estão fadados ao fracasso. Pois é: aqueles que não analisam seus dados trilham exatamente esse caminho.

Por outro lado, a partir do momento em que a gestão acompanha os números gerados pelas equipes em tempo real, ela consegue identificar os pontos de melhoria. Além disso, previne diversos tipos de falhas e perdas.

Custos altos provocados por erros que podem ser evitados colocam o trabalho de todos em cheque. Sem contar que isso significa que alguma coisa não está indo bem naquele setor ou departamento.

Aumenta o engajamento das equipes

Ter um diagnóstico empresarial, especificamente da performance das equipes por meio da análise de dados, permite que a empresa estabeleça melhor seus objetivos e foque em metas.

Ao trabalhar com métricas, a indústria ganha pragmatismo com essas metas estipuladas tanto individualmente quanto em grupo. De quebra, mantém-se o foco aliado a um alto engajamento dos times e à maior probabilidade de chegar aos resultados esperados.

Favorece a competitividade no mercado

Já vimos que existem inúmeras vantagens ao empregar a análise de dados no setor da indústria de maneira geral. Porém, uma das principais é a contribuição para entender melhor e fazer um mapeamento de mercado.

Afinal, se um gestor não compreende a fundo o segmento em que atua, aumenta o risco de falhas. Consciente de tendências e funcionamentos, por outro lado, ele obtém algumas vantagens competitivas e sempre se coloca um passo à frente.

Com isso, a empresa ganha capacidade de inovar e oferecer ao público soluções em produtos ou serviços que atendam às suas necessidades. Vale destacar que essa também é uma das estratégias mais efetivas para atrair consumidores em potencial para um negócio.

Como um software de gestão pode ser essencial nesse processo?

Um bom ERP consegue abrir um novo mundo de possibilidades diante dos olhos de um gestor. A explicação? Ele passa a acompanhar melhor os dados em tempo real, produzindo ideias de maneira bem mais intuitiva.

Para tanto, é fundamental ter o apoio de um sistema de gestão robusto e útil para informatizar todos os dados do negócio, automatizar os processos, integrar os setores e favorecer a mobilidade.

Como estamos falando de análise de dados, embora uma solução em tecnologia proporcione mais dinamismo à gestão, não se pode esquecer de contar também com a segurança e proteção de todas as informações da empresa.

E então, gostou de saber mais a respeito da importância e dos benefícios da análise de dados? Aproveite a visita ao blog e conheça também os principais erros de gestão da indústria e o que fazer para evitá-los!

Manual sobre Automação Industrial - baixe o e-book gratuito

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
logística de alimentos - homem conferindo itens em uma almoxarifadocusto de ociosidade - calculadora, planilhas e gráficos impressos e uma pessoa segurando uma lapiseira