Por que o uso da tecnologia na indústria é importante?

O enorme avanço da indústria nas últimas décadas deixa claro por que a tecnologia é importante. Inúmeras iniciativas, recheadas de inovação, revolucionaram o modo de fazer muitas coisas.

A internet, por exemplo, desempenha agora um papel fundamental para qualquer negócio, e nenhuma marca deveria abrir mão dessa valiosa ferramenta.

A tecnologia entrega benefícios a diferentes setores industriais, através de:

  • softwares de computador;
  • análise de Big Data;
  • fibra ótica;
  • drones;
  • reconhecimento de imagem;
  • inteligência artificial etc.

Ao longo do artigo, vamos mostrar qual é o real impacto do uso da tecnologia na indústria, ressaltando as vantagens que isso pode ocasionar em curto, médio e longo prazo. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura para conferir!

Por que é importante investir em tecnologia na indústria?

Proprietários de pequenas empresas sabem da importância da tecnologia quando se trata de comunicação com: consumidores, clientes em potencial, outros negócios e o mundo inteiro.

Embora possa parecer complicado incorporar tecnologia em um orçamento de pequenas corporações, de forma mais profunda do que apenas utilizando o Facebook, Instagram ou LinkedIn, é sim algo plausível. Aliás, historicamente, o investimento em novas tecnologias cumpre função crucial para o crescimento de um negócio, sem depender de sua forma ou tamanho.

Veja a seguir, então, razões pelas quais todas as empresas precisam dedicar uma parcela de seus fundos à aquisição de sistemas e outras ferramentas tecnológicas.

tecnologia na indústria

Desenvolvimento de software pode melhorar o negócio

O impacto de novas tecnologias em um empreendimento pode ser exemplificado a partir da popularidade da computação em nuvem. Diversas empresas relatam maior agilidade e capacidade de resposta depois de implementarem uma solução de cloud computing, como os modelos SaaS.

Investimentos tecnológicos ajudam a qualificar interações com os clientes

Os chatbots fazem um enorme sucesso entre o público mais jovem, já que 70% dos millennials interagiram com essa ferramenta pelo menos uma vez. Não é surpresa, portanto, que o mercado de chatbot alcance 1,23 bilhão de dólares até 2025, em nível global, segundo estimativas.

Considerando os avanços no processamento de linguagem natural e a ascensão de assistentes de voz como a Alexa, da Amazon, os chatbots têm capacidade de fornecer respostas mais rápidas às consultas. Assim, permitem a qualificação das interações com os usuários.

Como escolher as melhores soluções tecnológicas para a indústria?

Saber que as soluções de automação de processos existem significa metade da batalha. A outra parte envolve determinar qual é a certa para cada tipo organização, de preferência fornecendo uma justificativa além dos benefícios.

Para encontrar a opção que melhor se alinha às necessidades, é interessante passar algum tempo examinando o próprio processo e a companhia como um todo. A automação gera economia pois contas automaticamente conciliadas ou certificadas, por exemplo, liberam horas do contador, que podem ser realocadas para atividades que agregam valor, como estratégia e análise.

E-book - Quando uma empresa acerta na escolha do Sistema de Gestão - Clique para baixar

Quais são os benefícios do uso da tecnologia na indústria?

A melhor maneira de reduzir os custos corporativos é implementando tecnologias para que o retorno apresente um representativo aumento da produtividade interna.

Por exemplo, como boa parte das empresas está usando software de gerenciamento de manutenção, é menos provável que os ativos de negócios adequadamente mantidos apresentem falhas.

Outro ponto importante: as soluções de comunicação mais recentes também têm diminuído os custos de viagens de negócios. Afinal de contas, passa a não haver a mesma necessidade de atender um cliente face a face.

Produção inteligente

A tecnologia modificou diversos processos e atividades da vida diária. A forma de se comunicar, relacionar e trabalhar foi fortemente impactada por novas práticas. Nesse sentido, a indústria passou a otimizar os procedimentos na sua eficiência comercial com a adoção da produção inteligente.

Você já ouviu falar no assunto? Pois bem: a produção inteligente nada mais é do que a aplicação de estratégias que visam a otimização de processos, o uso racional de suprimentos e a implementação de medidas ágeis. Tudo isso converge para a melhoria dos indicadores operacionais de produção, com a tecnologia na retaguarda.

tecnologia-na-industria

Indústria customizável

Toda empresa deve ter a capacidade de se reformular, buscando adaptações constantes a novas realidades e mudanças no perfil de consumo. O ciclo de vida mais curto dos produtos, aliado e maiores complexidades na produção, faz com que a customização signifique um mantra a ser seguido.

A indústria precisa ser flexível e rápida para se reinventar em um mercado altamente competitivo e repleto de clientes sempre à procura de melhores opções. Na indústria 4.0, as empresas passaram a reprogramar as máquinas, atingindo ganhos consideráveis de escala e automação.

Novos modelos de negócios

Empreender é encontrar nichos e oportunidades ainda não identificados. A partir daí, ofereça um produto ou serviço capaz de preencher essa lacuna. Além disso, um empreendedor precisa se manter sempre atento a novas oportunidades e modelos de negócios que podem surgir.

Afinal de contas, chances de crescimento estão sempre pipocando no mercado. É primordial, então, garantir a capacidade necessária para extrair o máximo de cada possibilidade que aparece.

Construir modelos diferentes de negócios não quer dizer que a indústria deve eliminar por completo o que já vinha sendo feito. Um exemplo disso são os aplicativos de trocas de mensagens. Atualmente, eles possibilitam que exista um maior alcance geográfico e assertividade nas abordagens de vendas, antes mesmo de uma visita presencial.

Isso representa uma clara readequação do modelo de negócios, sem necessariamente ter de eliminar o contato pessoal dos vendedores com seus clientes. Assim fica mais fácil compreender por que a tecnologia é importante, certo? Reflita a respeito!

Indústria sustentável

Outra maneira de captar o impacto direto do uso da tecnologia na atividade industrial é por meio da análise da sustentabilidade. A preservação ambiental ganhou um grande enfoque mundial nas últimas décadas, e revela o quanto as práticas sustentáveis são vitais para um crescimento em harmonia com a natureza.

Otimização de matérias-primas e uso racional de água, com reaproveitamento interno pela empresa, figuram como algumas das práticas que conscientizam sobre o valor da tecnologia voltada à sustentabilidade.

por que a tecnologia é importante - homem e mulher trabalhando em uma indústria utilizando tecnologia

Inovação

Tecnologia e inovação são dois termos praticamente indissociáveis. A indústria passa por reformulações a partir de inovações tecnológicas, que mudam por completo as maneiras de produção e o ritmo de trabalho.

Estar sempre cercado de novas ideias para melhorar o ecossistema da marca é uma pauta interessante para qualquer gestor e empresário de sucesso. Os processos e operações de negócios automatizados certamente integram a lista dos principais benefícios da tecnologia para os negócios.

Computadores conectados à internet de alta velocidade permitem que, nos diversos níveis hierárquicos da empresa, haja colaboração e debates sobre questões relacionadas aos negócios com mais eficiência do que nunca. Dessa forma, gestores e colaboradores conseguem lidar melhor com várias tarefas relacionadas a negócios, mesmo de longas distâncias.

Fica evidente, então, como a tecnologia muda o modo de atuação das corporações no que diz respeito ao cumprimento de seus objetivos de negócios. É possível realizar tarefas de maneira rápida, usando diferentes dispositivos, máquinas e equipamentos para aumentar a eficiência no local de trabalho.

Nesse artigo, você pode conferir por que a tecnologia é importante para as indústrias e outros setores da economia. Analise, pesquise e implemente a inovação na sua realidade de produção diária!

Se o post foi útil e você conseguiu ampliar seus conhecimentos sobre o tema, aproveite a visita ao blog e assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos!

 

E-book - Inovação na Indústria - Clique para baixar

Mostrando 2 comentários
  • Geraldo
    Responder

    Excelente artigo!

  • Antonio Rodrigues
    Responder

    Concordo plenamente.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X