Sistema de planejamento de recursos empresariais, operações eficientes

Muitas organizações buscam no sistema de planejamento de recursos empresariais — ou ERP, sigla inglesa para Enterprise Resource Planning (Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais) — um meio para aumentar a eficácia operacional, integrando sistemas organizacionais em um único programa.

É natural que uma empresa deseje estar à frente da concorrência e, com vistas a atingir esse objetivo, procure por formas inovadoras de acessar soluções para reduzir custos sem abrir mão da eficiência dos processos.

Baixe o infográfico: MELHORE SUA PERFORMANCE COM UM SISTEMA DE GESTÃO

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução composta por diversos módulos que ligam dados e informações departamentais, bem como atualizações em tempo real.

Sua empresa pode, dessa forma, selecionar os módulos mais relevantes de acordo com suas necessidades e adicionar outros, à medida que o negócio se desenvolve e se expande.

Como funciona a otimização de operações por meio do ERP?

A implantação de um sistema de planejamento de recursos empresariais permite a eliminação de processos repetitivos e reduz, em larga escala, a necessidade de inserir informações manualmente.

ERP (Enterprise Resource Planning) também simplifica os processos de negócios e torna mais fácil e eficiente para sua empresa a tarefa de coletar dados, independentemente do segmento em que ela atua.

Além disso, não faz sentido, sobretudo nos dias atuais, gerir um negócio com departamentos que funcionam isoladamente. A colaboração entre as diferentes áreas da empresa é parte crucial e, não raro, necessária para atingir o sucesso.

Com a centralização e a consistência dos dados inseridos no sistema, não há razão para que diferentes setores não estejam alinhados.

O ERP (Enterprise Resource Planning) também toca em quase todos os aspectos de um negócio, portanto, estimula naturalmente esforços colaborativos.

sistema-de-planejamento-de-recursos-empresariais-1 Sistema de planejamento de recursos empresariais, operações eficientes

Como escolher o fornecedor ideal?

Elabore uma lista clara e extensa de necessidades antes de iniciar as pesquisas por fornecedores. Comece por definir cuidadosamente o escopo do seu projeto. Concentre-se em processos e requisitos de sistema específicos.

É importante na escolha avaliar a credibilidade do fornecedor, as informações de mercado, clientes satisfeitos e insatisfeitos e principalmente o pós-venda, atendimento de suporte e manutenção.

A solução, portanto, é encontrar um ERP (Enterprise Resource Planning) que atenda às especificidades de cada ramo de atuação. Seja indústria, comércio, varejo etc., com ferramentas e recursos projetados para atender aos seus requisitos de negócios.

ROI e os benefícios no longo prazo de um bom software são, dessa forma, verdadeiramente extensos.

Como optar pelo melhor sistema de planejamento de recursos empresariais?

Obviamente todas as empresas compartilham certas operações gerais, como contabilidade e marketing. Todavia, em termos de função, as necessidades específicas da sua empresa e as características gerais do seu segmento devem definir quais são os recursos mais relevantes para você.

Esteja ciente de todas as funções que ocorrem em um dia útil médio. Reveja todas as áreas que você listou. Ainda que alguns dos seus processos sejam atualmente registrados ou feitos “fora do sistema”, como em planilhas ou quadros brancos.

conheca-o-foccoerp Sistema de planejamento de recursos empresariais, operações eficientes

Como implantar?

Houve um tempo em que a tecnologia subjacente a um ERP não era realmente uma consideração primária a se observar. A funcionalidade do software era, então, o elemento considerado mais importante na implantação de um novo sistema.

Porém, as inovações tecnológicas se sucedem rapidamente.

Os custos de mudar um ERP envolvem muito mais do que o preço do software em si. Incluem gastos e/ou perdas relativas à interrupção de negócios, treinamento de colaboradores e desperdício de tempo.

Sendo assim, implantar um sistema de planejamento de recursos empresariais baseado em tecnologias recentes garante maior vida útil do sistema. Ele representa um investimento mais inteligente, sobretudo no longo prazo.

Gostou das nossas dicas? Então entre em contato conosco e veja os usos e resultados que o ERP pode gerar para a sua empresa!

[cta id=”2999″ vid=”0″]

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
programa de gerenciamento de empresa