ROI em ERP: Tudo que você precisa saber

Toda empresa realiza investimentos regularmente, e medir o ROI em ERP é essencial. Eles auxiliam o negócio a otimizar as suas rotinas, buscar novas formas de atender às demandas do mercado e, ao mesmo tempo, eliminar gargalos operacionais. Em outras palavras, uma estratégia de investimentos auxilia o negócio a colocar-se em um lugar de destaque no mercado, com serviços de qualidade e voltados para as necessidades do seu público-alvo.

Nesse cenário, a empresa deve sempre buscar as aplicações capazes de trazer o máximo de retorno possível para o empreendimento. Seja em aspectos financeiros ou de produtividade, um bom investimento será sempre caracterizado pelos benefícios que trouxe para o negócio.

Entenda sobre o ROI

Se você está há algum tempo no mundo dos negócios, com certeza já ouviu falar sobre ROI. Essa é a sigla para Retorno Sobre Investimento. Um índice extremamente importante para ser calculado por empresas de qualquer porte, você sabia? Ele auxilia o gestor a identificar todo o potencial de uma nova ferramenta. E, assim, garantir que novas aquisições tragam o resultado esperado.

No ambiente corporativo, o ROI pode ser trabalhado junto de um bom ERP, em um processo conhecido como ROI em ERP. Quer saber mais? Então leia o nosso post de hoje. Entenda melhor o assunto e veja como a sua empresa pode tirar proveito dessa combinação de forças estratégicas!

Entendendo o ERP e a necessidade de se aplicar o ROI

ERP é a sigla para Sistema de Gestão Empresarial. Ele funciona como um sistema unificado de controle que envolve todos os setores de uma empresa (administrativo, contábil, financeiro, RH, entre outros), evitando a necessidade de softwares específicos para cada divisão.

Em outras palavras, o ERP é um “hub” de informações corporativas, que une em um mesmo ambiente os principais dados sobre o funcionamento de uma empresa. Isso é o que faz com que ele seja um dos melhores aliados na hora de automatizar processos e dar mais agilidade a tarefas internas.

Aumento de produtividade na empresa

O ERP proporciona alta otimização das tarefas e melhor produtividade, já que facilita a comunicação entre os diferentes setores. Cada área poderá contar com dados mais precisos para executar as suas rotinas.

Além disso, a troca de informações entre diferentes setores será mais ágil, segura e precisa. Quando isso ocorre, o negócio pode atuar de maneira estratégica, com uma cadeia operacional mais integrada e inovadora. Dessa forma, como o ERP é um investimento empresarial, é natural que se aplique o ROI sobre ele.

roi-em-erp-3 ROI em ERP: Tudo que você precisa saber

Qual a função do ROI

O ROI corresponde, basicamente, ao retorno que um determinado investimento traz a uma empresa. Sendo mensurador do retorno financeiro, o ROI é, consequentemente, o mensurador dos lucros em uma relação diretamente proporcional: quanto maior ele for, maiores os lucros.

Com o ROI, é possível:

  • avaliar os resultados das estratégias de marketing e medir sua eficiência;
  • ter mais segurança na aplicação do dinheiro, com a avaliação dos melhores tipos de investimentos;
  • aumentar vendas e lucros.

O ROI também pode ser aplicado para mensurar resultados que vão além do retorno financeiro. Mais que o simples ganho de receitas, em muitos casos, um investimento envolve outros fatores, como a redução do número de erros operacionais, melhoria nos índices de produtividade e engajamento de times. Portanto, é importante que a empresa também avalie como um novo investimento pode impactar esses detalhes.

Erros cometidos ao aplicar o ROI em ERP

O ERP é um investimento cujos resultados não acontecem de imediato, pois suas soluções são desenvolvidas no longo prazo. O sistema de gestão envolve diversas fases com suas respectivas despesas, relativas aos testes, ao pessoal, ao treinamento, à consultoria, aos horários etc. Esperar que o retorno ocorra logo após a implantação do sistema é um grande erro.

Serão necessários alguns meses para uma avaliação justa dos resultados, pois será preciso calcular com cuidado os custos com a implementação do ERP e comparar com as melhorias oferecidas em seu âmbito de abrangência (inclusive, todos os processos de negócios que sofreram sua influência).

Portanto, a empresa deve planejar bem o seu investimento em um novo ERP e avaliar corretamente o retorno obtido. Além disso, o empreendimento deve evitar problemas em todas as etapas de implementação do novo sistema.

Diante disso, a companhia precisa identificar todos os riscos envolvidos no uso do ERP, levantando os fatores que impactam no sucesso do investimento e como é possível evitar cada um deles. Assim, os resultados serão obtidos com mais agilidade e o negócio poderá ter mais precisão ao avaliar o ROI em ERP.

Como calcular o ROI

De modo geral, o cálculo do ROI é simples. Consiste na relação entre lucro e investimento, expresso na fórmula:

Lucro – investimento / investimento

O resultado é multiplicado por 10, tendo-se o ROI em percentual. Por exemplo: se o lucro for R$ 20.000 como resultado de um investimento de R$ 10.000, temos a seguinte equação:

20.000 – 10.000 / 10.000 = 1 x 100 = 100%

Ou seja, um retorno de 100% sobre o investimento.

Conforme o perfil da empresa, existem outras fórmulas para fazer o cálculo que podem ser mais precisas em suas estimativas:

  • (lucro operacional / investimento líquido) x (vendas/vendas);
  • (lucro operacional / vendas) x (vendas / investimento líquido);
  • (margem operacional x giro do ativo).

A empresa pode modificar essa fórmula conforme a sua necessidade. Isso dará mais flexibilidade ao ROI, uma vez que o indicador também incluirá fatores, como ganhos de performance, melhora nos indicadores de atendimento ao consumidor, redução de erros e integração entre times. Isso torna a avaliação mais abrangente e eficaz.

roi-em-erp ROI em ERP: Tudo que você precisa saber

Cuidados ao aplicar o ROI sobre o ERP

Alguns cuidados devem ser tomados ao aplicar o ROI sobre ERP. Eles evitam que a empresa faça uma avaliação pouco eficaz ou que não indique a capacidade do negócio ser otimizado com o investimento feito. Entre os pontos a serem considerados, podemos destacar:

  • a necessidade de compreender o que é lucro operacional;
  • sabe identificar a margem de lucro de uma aplicação;
  • mensurar com precisão o investimento líquido e o giro do ativo;
  • considerar ou não as despesas financeiras como parte do lucro operacional;
  • considerar ou não as receitas e despesas operacionais para cálculo do ROI.

Tudo isso exige um bom conhecimento sobre o assunto. Se a empresa não se sente segura para calcular o ROI, é melhor procurar a ajuda de consultorias especializadas.

Quais os benefícios da aplicação do ROI em ERP?

O ERP é um grande aliado na gestão de uma empresa, centralizando todos os dados e setores em um mesmo software. O seu custo de instalação tem um valor significativo. Por isso, é preciso compreender alguns dos benefícios da aplicação dessa ferramenta. Vamos descobrir quais são? Continue a leitura a seguir!

Em primeiro lugar, é preciso saber se o ROI em ERP é positivo. Após essa definição, fica muito mais fácil adotar medidas para conseguir alavancar as potencialidades desse sistema.

Diminuição de custos operacionais

Uma das principais vantagens ao se contar com esse programa é a diminuição de custos operacionais. Isso decorre da diminuição da alocação de recursos com pessoal técnico e redução de horas extras, já que há uma maior automatização.

Diminuição do ciclo de pedidos x entregas

Outro benefício muito recorrente é a diminuição do ciclo de processamento dos pedidos até a entrega. Tudo isso é possível pela automatização do recebimento de pedidos e a integração com os setores de planejamento e produção.

Diminuição do ciclo de fechamentos contábeis e fiscais

Há também a redução do ciclo de fechamentos contábeis e fiscais. Você sabe o que isso representa? Pois bem, com o uso do ERP, a geração dos arquivos SPED é feita de forma automática, sem a necessidade de exportar dados.

Aumento da receita

Por fim, tem se melhorias gerais no aumento da receita da empresa. Esse benefício ocorre pelo melhor gerenciamento do cliente e acompanhamento de toda a sua jornada de compra. Assim, há muito mais chances de ser assertivo nas abordagens e no pós-venda. Pense nisso!

Como calcular o roi em erp?

Esse processo é muito prático, e envolve apenas algumas operações matemáticas básicas. A fórmula mais utilizada e prática é a seguinte:

Receita – Investimento / Investimento (X100) 

Achou um pouco complicado? Vamos explicá-la para ficar ainda mais claro: a receita diz respeito a toda a economia da empresa com custos que existiam antes da implementação da ferramenta. Além disso, ela engloba também o que foi ganho em produtividade.

Já o investimento, como o próprio nome diz, é referente ao valor pago na implementação do ERP. Assim, fica fácil compreender que a receita menos o investimento vai gerar um valor.

Esse valor dividido pelo investimento que, mais uma vez, retorna uma base de quanto será o ROI. A multiplicação por 100 é apenas para não trabalhar com números fracionados, facilitando o entendimento e análise dos dados.

Ao verificar o ROI em ERP, você consegue descobrir se a ferramenta implantada está servindo aos objetivos propostos inicialmente. De forma geral, se há avanços e melhorias de produtividade e gestão com o software.

Por que isso é importante?

Tudo isso é muito importante, pois estamos falando da injeção de recursos financeiros em novas plataformas. Então, é preciso focar para que haja ganhos significativos com os investimentos realizados.

O apoio de uma equipe profissional auxiliará o negócio a levantar dados sobre as rotinas do empreendimento, seu perfil e sobre como o ERP pode auxiliar a empresa a obter melhores resultados a médio e longo prazo. Com isso, o ROI em ERP será calculado corretamente e a companhia evitará prejuízos.

Já pensou em encontrar a ferramenta ideal para sua empresa? Imagine contar com um suporte incrível e uma equipe de vendas dedicada a ajudar você a tomar as melhores decisões quando o assunto é ERP. Some ao isso o fato de anos de experiência em conseguir excelentes ROI em ERP. São exatamente esses atributos da Focco em fornecer sistemas de gestão. Converse com um de nossos consultores agora mesmo!

cta-banner-inovao ROI em ERP: Tudo que você precisa saber

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
BIsistema-erp