Saiba como fazer o planejamento estratégico da sua empresa para 2019

O adequado planejamento estratégico contribui para criar empesas sólidas e lucrativas, superiores à média do mercado. Mas há uma dúvida recorrente: como iniciar e terminar uma boa estratégia depois aplicá-la ao expediente de trabalho?

Diferente do que muitos gestores fazem, tudo começa com a análise do ambiente interno e externo. É preciso saber como a empresa está, o status quo. A partir daí, é possível criar objetivos desafiadoras, assim como um plano de ação que garanta o alcance de ótimos resultados. No final, a estratégia está pronta.

Para ajudar você nessa missão, nós reunimos uma série de informações e dicas de como criar o planejamento estratégico ideal. Portanto, leia nosso artigo até o fim!

Analise o ambiente interno e externo

O primeiro passo é a análise dos ambientes interno e externo. É preciso olhar para dentro da empresa, achar pontos fortes e fracos que precisam ser otimizados. Depois, olhar para fora e identificar as oportunidades e ameaças do mercado.

Nesse processo, a análise S.W.O.T. (também chamada de F.O.F.A.) continua sendo uma das principais técnicas. Seu nome é um acrônimo de quadro palavras do inglês, que em português são: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Crie objetivos desafiadores

Depois que o gestor conhece a realidade da empresa e do mercado, fica mais fácil criar objetivos realistas e desafiadoras. É importante que os objetivos só sejam criados após uma análise dos ambientes, pois o gestor já tem uma visão holística.

Não existe uma fórmula padrão para criar os objetivos ou metas, mas é comum recorrer ao padrão S.M.A.R.T. Ele quer dizer que todo objetivo deve ser: specific (específico), measurable (mensurável), attainable (alcançável), relevant (relevante) e time-based (baseado no tempo).

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Determine a estratégia que será usada

Agora que já tem o mapa do tesouro (análise dos ambientes e objetivo), é hora de estabelecer a estratégia mais adequada. Em resumo, estratégia é o meio pelo qual você chegará até o resultado — a resposta do tipo “como” fazer o que se deve.

Imagine que o objetivo é aumentar a participação no mercado, mas “como”? É possível adotar uma estratégia de liderança de baixo custo, apostando em preços mais baixos que a média do mercado.

Michael Porter, guru da estratégia, afirma que há três estratégias genéricas aos negócios: liderança de baixo custo (preço baixo), diferenciação (alta qualidade) e foco (ênfase em um segmento do mercado). Assim, é possível crescer muito mais.

Ponha tudo em prática

O último passo parece o mais fácil, mas não é. Na verdade, é o ponto no qual as melhores estratégias falham. Quando tudo está no papel, ótimo, dá para refazer e consertar o que for preciso. Mas na prática, existem diversas variáveis, muitas imprevisíveis.

Para ter sucesso, é importante contar com a tecnologia. O software ERP, por exemplo, pode conectar os diversos setores e áreas da empresa, automatizar processos repetitivos e monitorar pontos críticos do negócio. Isso eleva as chances de acerto, moderniza o negócio e cria um importante diferencial competitivo.

Enfim, agora você está pronto para dar os primeiros passos na construção do planejamento estratégico para 2019. Associar um objetivo desafiador, com uma estratégia de ponta e uma execução bem-sucedida é a essência da competitividade.

Gostou do artigo? Aproveite para contar o que você sabe sobre estratégia e compartilhar suas principais experiências. Deixe seu comentário aqui no artigo!

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