Como superar os desafios da logística de alimentos? Descubra agora!

O empreendedorismo no ramo alimentício está crescendo cada vez mais no mundo, pois atualmente existe uma tendência maior de optar por alimentos saudáveis e nutritivos. Para que esses produtos cheguem à mesa do cliente em perfeita qualidade, é preciso que a administração da empresa tenha uma logística de alimentos bem-estruturada.

Pensando nessas dificuldades que você pode ter ao realizar a logística de alimentos, preparamos este artigo para sanar algumas das principais dúvidas a respeito do tema. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona a logística de alimentos?

Para se tornar bem-sucedida, uma empresa precisa ter três pilares na sua administração: gestão integrada, boa relação com o público e logística de qualidade. Nosso artigo destacará a logística, pois esse processo é extremamente complexo.

A logística se refere ao fluxo de mercadorias. Ou seja, desde o momento de compra da mercadoria até a entrega do produto para o cliente, existem várias questões envolvidas.

O primeiro passo a ser estabelecido para desempenhar bem essa função é o tipo de fornecimento pelo qual o negócio optará. Se adquirir insumos de outras empresas, é necessário ter em mente qual é a quantidade de produtos de que precisa para suprir as suas demandas.

Nos casos em que são produzidos os bens comercializáveis, as prioridades são diferentes. O administrador terá que determinar quais são as matérias-primas necessárias. Essa etapa é chamada de logística de produção.

Após esse planejamento, é importante determinar qual será a forma de armazenamento dos itens comprados ou produzidos. A logística de armazenagem é essencial para evitar perdas de estoque e, consequentemente, prejuízos financeiros.

A última etapa é referente à logística de distribuição. Por meio desse planejamento, você vai estabelecer quais são as formas de transporte do seu produto, as rotas que ele vai seguir e qual o transporte escolhido para manter a integridade dos itens. Esse ponto é um dos grandes determinantes do sucesso de todo o processo. Afinal, pela execução primorosa da logística, que existe a entrega em perfeitas condições dos alimentos.

Quais são os principais desafios na logística de alimentos?

De modo geral, a logística já envolve uma série de preocupações. Quando se trata de alimentos, então, as exigências são ainda maiores. A seguir, veja quais são os maiores obstáculos desse processo.

1. Armazenamento e manipulação

Essa etapa deve ser realizada com extremo cuidado, já que a manipulação do produto aumenta as chances de contaminação. Os pilares para o manuseio correto de alimentos são: equipamentos especializados e treinamento adequado da equipe para utilizá-los.

Cada um desses fatores estão interligados, pois um bom manuseio é dependente das ferramentas necessárias. Nesse caso, é fundamental utilizar os EPI’s para a segurança do trabalhador, a fim de evitar contaminações aos produtos. A utilização dos equipamentos adequados permite uma maior agilidade e otimização de tarefas que seriam muito mais custosas e demoradas de forma manual.

Além disso, é fundamental que as instalações da empresa forneçam um ambiente adequado para o produto, como temperatura predeterminada e higienização da área. Afinal, esses requisitos são básicos para qualquer tipo de atividade envolvendo a comercialização de alimentos.

2. Transporte

Trata-se da fase do processo que mais está exposta a riscos de contaminação. Existem fatores externos que estão diretamente ligados às dificuldades de um transporte seguro, como as mudanças climáticas, a manipulação dos produtos e o roubo da carga durante o percurso.

A tecnologia exerce um papel importante na resolução dessas três problemáticas. Ao utilizar um software de gestão, a empresa pode adquirir um maior controle da carga, por meio de um sistema de localização. Além disso, a inovação tecnológica possibilita o descarregamento automático, que evita a contaminação do produto.

Por fim, em relação às mudanças climáticas, a tecnologia de resfriamento permite equipar veículos de carga, fazendo com que o alimento permaneça na temperatura adequada. Isso reduz perdas por avarias durante o trajeto ou amadurecimento antes do tempo de venda, no caso de frutas e hortaliças.

3. Acondicionamento

É uma fase muito importante do processo, pois está relacionada à escolha da embalagem. Nessa etapa, estão inclusas todas as formas de armazenamento do alimento, como contêineres e contentores.

As funções das embalagens dependem do local em que ele será entregue. Veja os tipos:

  • A embalagem primária destinada-se ao consumidor final.
  • Já a secundária corresponde à bandeja encaminhada para o local de venda.
  • As embalagens terciárias agrupam as embalagens da categoria dois.
  • Enquanto isso, a quaternária agrupa a categoria três.
  • Por fim, a quinária serve para transportes por contêineres e produtos que dependem de refrigeração.

Como superar esses desafios?

A logística de alimentos é um processo complexo que depende da qualidade de gestão e do controle de todas as etapas necessárias para fornecer um produto de qualidade para o cliente.

Uma dica importante para superar esses desafios: mantenha o controle efetivo de todos os passos necessários para a venda do produto, capacite a sua equipe e monitore seus fornecedores.

Além disso, é necessário considerar as características específicas de cada produto, já que alguns alimentos precisam de um transporte com refrigeração, por exemplo, enquanto outros produtos não necessitam desse diferencial.

No entanto, a melhor forma de otimizar a logística de alimentos é investindo em um software especializado. Por meio de um sistema integrado, você terá controle de todas as áreas de seu empreendimento, identificando e solucionando os erros rapidamente. Isso é fundamental para melhorar a experiência de compra e reduzir desperdícios.

O diferencial do FoccoERP é que ele se adéqua ao seu tipo de negócio, permitindo um controle total da empresa de acordo com suas próprias necessidades. Entendeu como a logística de alimentos é importante para que haja uma boa qualidade na prestação de serviço de negócios do ramo alimentício?

Gostaria de entender um pouco mais sobre como o FoccoERP pode facilitar a forma de gerenciar a sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e veja como você pode melhorar os seus processos internos.

ERP Crescimento exponencial para sua empresa

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
e-commerce b2b - mulher falando ao telefone em frente a uma mesa com um notebook e caixas ao redoranálise de dados - homem analisando gráficos em um computador e no celular