Integração entre setores: saiba como a tecnologia pode te ajudar

A maneira como uma empresa adota a integração entre setores do negócio pode influenciar diretamente as receitas obtidas e o posicionamento do negócio no mercado. Em um ambiente com alto nível de colaboração, é possível adotar estratégias mais ousadas, inovar e ter fluxos de trabalho eficazes. Assim, o atendimento a clientes pode ser otimizado, e o empreendimento se mantém competitivo.

Nesse sentido, existem algumas ferramentas de TI podem ser consideradas cruciais para negócios terem resultados mais consistentes. Se você quer saber como isso pode ser feito, veja, neste artigo, alguns exemplos desses sistemas. Conheça melhor os benefícios de se investir na integração entre os setores!

Como garantir mais integração entre os setores?

Sistemas de Gestão Integrada (ERP)

Os ERPs, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, conhecidos aqui no Brasil como sistemas de gestão integrada. Têm um papel fundamental para empresas que pretendem manter uma integração entre setores. Eles atuam como um hub de dados sobre o negócio, concentrando registros de vendas, transações financeiras e outras informações que possam auxiliar na formação de estratégias de mercado.

Após ser implementado, o ERP poderá ser utilizado por toda a empresa. Setores de marketing e vendas conseguirão melhorar as suas abordagens e criar campanhas de maior impacto. Já a logística e o estoque poderão atuar lado a lado, reduzindo perdas e problemas na entrega de produtos.

Esses fatores, combinados, podem ter um grande impacto nos lucros do empreendimento. De maneira que, com estratégias otimizadas, a companhia terá mais competitividade e capacidade de criar novas fontes de receita.

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Ferramentas de cloud storage

A integração entre setores vai além da troca de mensagens. Em um cenário em que muitas empresas têm processos executados com o auxílio de ferramentas de TI, a troca de dados em ambientes digitais é regra.

Assim, o uso de plataformas de cloud storage dá mais segurança para quem precisa enviar e receber arquivos por meios privados.

O uso do armazenamento da nuvem é uma estratégia econômica e com alto nível de escalabilidade e controle. Ambientes compartilhados podem, dessa forma, ser criados para troca de informações com clientes e parceiros comerciais. Dessa forma, a companhia consegue prestar serviços em segurança e com qualidade!

Softwares de comunicação corporativa

A comunicação entre os profissionais de uma empresa tem um papel de grande impacto na rotina de vários times. Diante disso, o investimento em soluções que tornam essa atividade mais simples é visto como uma abordagem estratégica na hora de buscar uma integração entre setores.

Com o auxílio de ferramentas como o Slack e o Skype, empresas conseguem criar um ambiente em que a troca de informações entre profissionais é feita com agilidade e segurança.

Independentemente do local onde se encontrarem, colaboradores conseguirão passar dados que sejam relevantes para atividades internas, aumentando assim, os índices de produtividade e integração.

CRM

Ter um atendimento de qualidade é algo que está diretamente ligado à fidelização de consumidores. Com o investimento em um CRM, a empresa conseguirá criar fluxos de suporte pós-vendas com melhor direcionamento, um maior nível de personalização e agilidade e, dessa forma, conquistar uma integração entre setores.

A cada atendimento, o profissional envolvido na conversa poderá consultar todo o histórico do cliente com a empresa. A solicitação será tratada com agilidade, segurança e de uma forma que agrada mais o consumidor. Como consequência, ainda que o problema não seja solucionado naquele momento, as chances de a pessoa ficar satisfeita serão altas!

Quais as vantagens de buscar a integração entre setores?

Por meio da integração entre os setores de sua organização, é possível impulsionar as vendas, antecipar as demandas e estabelecer um melhor relacionamento com os clientes. Ela é um importante elemento para o crescimento, pois permite um aproveitamento mais eficiente:

  • dos processos,
  • das pessoas,
  • das tecnologias,
  • das informações existentes.

Os empreendimentos que não conseguem integrar suas áreas e equipes frequentemente têm problemas de aumento nos custos e desperdícios de recurso. Um sistema bem conectado ajuda a reduzir os gastos. Mas também propicia análises mais detalhadas dos dados gerados, de maneira a conseguir identificar oportunidades.

Assim, ao integrar as rotinas utilizando as ferramentas que mencionamos, você pode aumentar facilmente o poder de seus sistemas para agilizar os processos e operações de negócios.

Melhoria na acessibilidade de dados

Com a ajuda da integração entre as áreas, é possível unificar os sistemas. Fazendo, dessa maneira, com que a acessibilidade de dados se torne mais fácil para as pessoas. Isso leva a decisões mais bem embasadas, independentemente do nível em que acontecem, trazendo resultados expressivos para a empresa.

Comunicação mais objetiva

Quando os setores estão bem integrados, a conectividade aprimorada simplifica a comunicação entre colaboradores de diferentes funções. Com isso, o compartilhamento de informações em toda a organização acontece de um modo mais simples. Diminuindo custos e perdas de tempo.

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Aumento na produtividade

A integração minimiza ou mesmo elimina a geração de informações duplicadas e também os retrabalhos. Há maior rapidez na troca entre as áreas, de forma que os funcionários agora podem se dedicar mais intensamente às tarefas que fazem real diferença para o negócio.

Crescimento robusto e sustentável

Em uma empresa que aumenta de tamanho rapidamente, é comum que, depois de um tempo, haja um número muito grande de sistemas sendo utilizados de maneira específica. Isso complica as operações.

Ao buscar pela integração desde o início, essas questões passam a fazer parte das discussões de forma preliminar. Evitando assim, que esse tipo de situação aconteça. Assim, a organização pode continuar sua expansão sem grandes dilemas ou atritos entre as áreas, utilizando apenas um sistema ou um conjunto de processos que são realmente complementares.

Rapidez na resolução de problemas

Problemas são intrínsecos aos negócios. Eles simplesmente acontecem. Porém, por meio da integração entre setores, é possível diminuir a taxa de ocorrência e a gravidade e, principalmente, aumentar as possibilidades de respostas. Todos podem contribuir de modo coordenado e organizado, fazendo com que as dificuldades sejam superadas.

Diminuição do “Efeito Silo”

O “Efeito Silo” é um grande problema organizacional no qual cada departamento da empresa passa a funcionar de maneira isolada, seguindo as próprias regras e não se importando com os impactos de suas ações no restante das áreas. Ao buscar a melhoria nas interfaces dos processos, você evita que isso aconteça, colocando todos em busca dos mesmos objetivos.

A integração entre setores é uma prática que deve ser implementada por qualquer organização que pretenda continuar existindo no longo prazo, constantemente em busca do sucesso, e que pode ser viabilizada por meio de ferramentas tecnológicas e traz diversos benefícios para seu negócio.

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