Indicadores de desempenho: garanta a produtividade das empresas

Produtividade é um conceito essencial para os negócios, principalmente na atualidade. Diante da rapidez de evolução das práticas sociais, econômicas e administrativas, a noção de fazer o máximo possível, da melhor forma, por meio de indicadores de desempenho, no menor tempo concebível é fundamental.

Isso deixa de ser um diferencial, ocupando um papel imperativo no universo do empreendedorismo, especialmente no que diz respeito à competitividade.

Com processos bem estruturados, é possível medir o desempenho através de indicadores. Eles que podem variar de acordo com o tipo de negócio ou setor.

Por esse motivo, neste post explicaremos tudo que você precisa saber sobre eles. Ainda daremos exemplos e falaremos de alguns tipos para ampliar seu conhecimento. Vamos começar!

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de Desempenho – do termo em inglês “KPI (Key Performance Indicator)”, que traduzido para o português significa “Chave de Indicador de Desempenho” – são ferramentas para mensurar se os processos adotados para melhorar o desempenho de uma organização estão funcionando.

Esses mecanismos visam mostrar se a empresa está sendo realmente competitiva, de forma a verificar o aperfeiçoamento de sua maneira de atuação, levando em conta o perfil e necessidades dos clientes e a operação da concorrência.

É necessário entender que, deve haver uma boa estratégia, com objetivos bem traçados e metas sólidas, assim, a utilidade deles se torna algo significativo, podendo direcioná-las para monitorar o que realmente se quer alcançar e trazer resultados eficazes para a evolução da empresa.

Os KPI’s, além de serem instrumentos para gestão de processos, também têm a funcionalidade de ferramentas para comunicação organizacional, sendo compartilhados para todos os níveis hierárquicos da empresa.

Por exemplo, se você tem um restaurante, a métrica pode ser a quantidade de clientes atendidos por hora ou a taxa de fidelização; se tem uma indústria, a produção por hora que sua equipe é capaz de fazer. Há indicadores de desempenho de produtividade, na construção civil, em vendas, entre muitos outros, mas falaremos deles adiante.

Como medir o desempenho

Para quantificar a produtividade interna da empresa, é necessário fazer a comparação entre aquilo que foi gerado e o que foi empregado de recursos para a produção de determinado artigo. O resultado leva à quantidade que está sendo consumida ou usada para cada unidade do que foi feito.

Os indicadores de desempenho configuram uma relação entre duas unidades de medida distintas: uma que quantifica os recursos utilizados e outra as saídas produzidas.

É muito importante que os indicadores sejam elaborados depois de identificadas as saídas e os recursos do processo a ser medido. Saídas de um processo podem ser, diversas vezes, recursos de outros.

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Você pilotaria um avião sem o painel de instrumentos?

Parece óbvio, mas não é o que acontece em grande parte das empresas. Muitos gestores ainda tomam decisões baseadas em achismos, sem analisar nenhum dado real sobre a situação.

Um piloto, por exemplo, ao controlar um avião sem estar atento às inúmeras informações do painel de instrumentos, não consegue tomar a decisão correta no tempo certo.

Ou seja, há quem prefere contar com a sorte do que analisar o desempenho em vários aspectos para que possa tomar as decisões corretas, direcionando a empresa para a melhor rota, sem turbulências.

O mundo da gestão já comprovou, por meio de diversas experiências práticas, que a profissionalização da gestão está relacionada à implementação de indicadores de desempenho. Tais indicadores podem variar de empresa para empresa.

Uma empresa que fabrica bolachas em escala industrial, por exemplo, irá verificar sua produtividade. E para isso fará o monitoramento da quantidade de bolachas produzidas por tonelada de farinha. Contudo, há diversas operações entre o processo de receber a matéria-prima e entregar o produto final que irão influenciar no resultado do processo.

O ideal é que sejam estabelecidos indicadores no decorrer desse percurso. O objetivo é descobrir os pontos que podem ser melhorados, visando a otimização do processo e o aumento dos lucros.

Resumindo, alcançar uma meta sem o monitoramento de indicadores implica em ter sorte. É como apostar, um dia ganha, mas no outro perde. Não é isso que você almeja para o futuro da sua organização, certo?

Norteie o seu caminho sem turbulências

Para que uma análise de indicadores desempenho seja bem-feita, é importante que as informações sejam de precisão. E, para tanto, a automatização torna-se necessária, sendo uma ferramenta eficiente, que coleta, centraliza e automatiza os dados.

Além disso, dá condições para identificar falhas e erros, auxilia na tomada de decisão gerencial, indica tendências e monitora os números.

O segredo do sucesso

Após toda essa explanação, fica clara a importância que os indicadores de desempenho têm e trazem para o mercado empreendedor. Portanto, você conhecerá os principais KPI’s das empresas que alcançaram o sucesso seguindo a metodologia. São eles:

1. De lucratividade

É usado quando a empresa obtém faturamento positivo, mas, mesmo assim, não gera residual. Com o cálculo que você fará sobre o percentual do lucro, terá o entendimento correto sobre o caminho a seguir. E e os gastos que a organização está tendo.

Balanços positivos sem retorno de capital pode significar que custos altos na companhia ainda estão influenciando. Comparando a lucratividade média do seu setor mercadológico com a da organização em que trabalha é uma forma interessante de análise.

Uma boa ferramenta para se usar é o ROI (Return Of Investment – traduzindo para o português, “Retorno do Investimento”).

2. Ticket Médio

Conhecido e muito usado no setor de vendas, pode ser medido por uma das 3 formas:

  • por venda,
  • por vendedor,
  • por cliente.

Assim, torna-se viável e alcançável a identificação e solução de falhas para que haja uma melhora em determinados pontos.

Acompanhando o valor do ticket por vendedor, por exemplo, você saberá quais estão se saindo melhor. Com isso, entenderá onde implementar as mudanças, como capacitação de pessoal.

Para que se obtenha o resultado desse cálculo, deverá fazer da seguinte forma: faturamento em X meses / X / número de clientes = ticket médio mensal.

3. Sucesso em vendas

Esse indicador, por sua vez, estabelece estatisticamente a relação de vitórias/derrotas em cada negociação que é feita no empreendimento. Geralmente, se mede fazendo a relação entre a quantidade de vendas fechadas e as oportunidades que não foram bem sucedidas no período escolhido.

Também é possível que se identifique onde está o maior rombo do funil de vendas, como, por exemplo, se o problema está na abordagem que seus vendedores fazem, no tratamento ao cliente quando ele está comprando, ou no pós-venda.

4. Índice de Turnover

É amplamente usado para verificar a rotatividade dos funcionários na empresa, auxiliando na compreensão de problemas internos dela. Se sua taxa está alta, por exemplo, pode ser reflexo de uma liderança fraca e/ou harmonia ruim na equipe.

Com o conhecimento prévio desses problemas, vai ficar muito mais fácil promover ações, aprimorando e melhorando os resultados trazidos pela companhia. Você pode calculá-lo assim: (número de demissões + admissões) / 2 / total de funcionários.

Encontrar lugares que criam enormes quantidades de KPI’s acontece frequentemente, o problema disso está no fato do fluxo de informações ser muito maior e, consequentemente, não analisá-las em sua maioria.

Agora que sabe dos melhores indicadores de desempenho do mercado, melhore seu sistema de vendas e ajude sua empresa a crescer e evoluir mais ainda!

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