BI e ERP: entenda como essas duas siglas juntas combinam!

BI e ERP — essas duas siglas podem e devem trabalhar interligadas. Juntas, elas permitem um controle maior de sua empresa, auxiliando em diversas ações a serem tomadas. Além disso, sua interligação possibilita que a companhia usufrua de outras vantagens, as quais podem representar um diferencial no mercado.

O ramo empresarial demanda, cada vez mais, evoluções tecnológicas. A dinamização do mercado e a rapidez da circulação de informações obrigam os diretores de empresas a se modernizarem. Interligar o BI com o ERP é um passo importante nessa renovação.

Para saber mais sobre o que significam essas siglas e quais são os benefícios dessa interligação, confira o conteúdo a seguir. Boa leitura!

O que BI e ERP são?

O ERP é um software de gestão que interliga as informações de diversos departamentos de uma empresa, deixando-as aptas a serem acessadas de qualquer local da companhia. Assim, os dados de todos os setores ficam em um único lugar e sempre atualizados.

No entanto, esses números precisam ser analisados de forma mais aprofundada para gerarem informações valiosas. É nessa etapa que o BI torna-se importante.

Essa ferramenta processa os itens gerados pelo ERP e transforma-os em informações mais completas, cruzando esses dados com outras fontes de informação e analisando padrões.

Por exemplo: enquanto o ERP coleta dados, como o número de vendas e os custos de um determinado produto, o BI usa esse conhecimento para calcular o lucro desse item, comparar com períodos anteriores e entender como o mercado está aceitando esse artigo.

Essa junção confere grande agilidade, precisão e controle de todos os seus segmentos, aumentando a sua performance.

BI

Quais as vantagens de interligar o BI com o ERP?

Maior eficiência da força de trabalho

As informações em tempo real do ERP economizam tempo na coleta desses dados. Tendo isso em mãos, os sistemas de BI conseguem interpretá-los e auxiliar as ações tomadas pela empresa.

Por exemplo: se os dados do estoque revelarem que um tipo de produto está parado há muito tempo, e o BI mostrar que, nesse período, o mercado normalmente fica estagnado, a equipe de marketing pode realizar promoções ou divulgações desse artigo a fim de tirá-lo do depósito. Além disso, no mesmo período do ano seguinte, essa informação pode ser útil para que esse item não seja reposto.

Detalhamento de relatórios

Os ERPs propiciam um relatório extremamente fiel e detalhado sobre a sua empresa. Em vez de se limitar a planilhas diversas para cada setor, essa ferramenta permite a geração de uma análise mais esmiuçada pelo BI e, com isso, um conhecimento maior não só de sua empresa e de seus processos, mas também de seus clientes.

Dessa forma, adequações podem ser feitas, visando ao melhor rendimento da organização. É possível, por exemplo, realizar um monitoramento automático do perfil dos compradores, gerando informações detalhadas sobre eles — idade, localização, histórico de compras etc. — a fim de categorizar os tipos de consumidor e auxiliar a equipe de marketing a gerar anúncios específicos para cada uma dessas classes. Afinal, as ferramentas de BI conseguem cruzar dados de fontes, como as de analytics de web.

Redução de custos

Essa diminuição de custos se dá, principalmente, em razão do aumento da eficácia da empresa. Tendo todo esse panorama, é possível gerar métricas de performance, ter informações consolidadas de maneira automática, além de gerar gráficos.

Ademais, essas ferramentas são capazes de fazer uma análise preditiva, ou seja, traçam um parâmetro futuro e verificam se haverá alguma mudança de cenário, ajudando a empresa a se preparar para o amanhã.

A tecnologia evolui rapidamente, beneficiando muito as companhias, mas é preciso se modernizar para usufruir dessas vantagens. Alinhar BI e ERP em sua companhia é um passo importante nessa renovação, pois muitos são os benefícios que essa associação produz, o que torna o seu negócio mais competitivo. Todos os dados gerados e analisados por essas ferramentas auxiliam sua empresa a tomar decisões rápidas e precisas, ganhando tempo e economizando recursos.

Gostou deste post? O que você achou da união de BI e ERP? Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida!

BI

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

margem de lucroroi em erp