As melhores práticas para conquistar alta performance na indústria moveleira

O conceito de alta performance na indústria moveleira aplicado à gestão empresarial define que, para crescer de forma sustentável, as organizações devem perseguir a excelência em todos os processos gerenciais e operacionais.

As empresas são constantemente desafiadas a construir a melhor versão de si mesmas. Dessa forma, atuam de forma otimizada junto a clientes, fornecedores, colaboradores e demais públicos estratégicos. Sempre visando conquistar a liderança do mercado.

Continue a leitura deste post e saiba como efetivar a alta performance na indústria moveleira a partir de melhores práticas!

1. Incorpore a inovação à rotina da sua fábrica

O mercado moveleiro mudou muito, seguindo as exigências de um consumidor cada vez mais ávido por novidades e produtos diferenciados.

Se antes era possível manter um mix reduzido de itens, hoje é preciso:

– flexibilizar a cadeia produtiva;

– dinamizar o fluxo de trabalho para entregar lançamentos constantemente.

A inovação tornou-se uma exigência fundamental da alta performance na indústria moveleira

Forçando gestores e designers a trabalhar com foco na diversidade e não na quantidade, seguindo o modelo de indústria 4.0.

No âmbito gerencial, é preciso investir na aquisição de programas de gestão integrada, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

No âmbito operacional, os recursos tecnológicos devem agilizar os processos. E contar com soluções voltadas, por exemplo, para a pintura dos móveis (com variedade de cores) ou para a execução de detalhes em peças mais trabalhadas (inclusive feitas a mão).

O emprego da tecnologia abrange a qualificação da equipe de trabalho. E também o suporte constante à eficiência e à produtividade dos colaboradores.

2. Invista em treinamento e capacitação

Para que seja possível alcançar a alta performance na indústria moveleira, a equipe de trabalho precisa ser continuamente capacitada. Com foco na proatividade e na retenção de talentos.

Nesse sentido, a capacitação e o treinamento de funcionários devem ser vistos como um investimento e não apenas como um gasto, à medida que oferecem vários benefícios para o negócio — tais como a redução de custos operacionais e a diminuição da rotatividade

Por outro lado, a capacitação dos funcionários é importante. Pois diminui a ocorrência de acidentes, colaborando para o aumento da segurança no ambiente de trabalho.

Com um time bem treinado é possível implementar todas as ações e estratégias previstas no planejamento estratégico.

alta-performance-na-indstria-moveleira-1 As melhores práticas para conquistar alta performance na indústria moveleira

3. Implemente o planejamento estratégico

planejamento estratégico com foco em alta performance é essencial para garantir o sucesso dos negócios. Não apenas no cenário moveleiro, mas em qualquer nicho de mercado.

Trata-se de um processo que deve ser implementado de forma transversal. Integrar todos os processos e setores da fábrica no intuito de aumentar o aproveitamento de recursos e diminuir os gastos.

Uma vez que os objetivos do negócio em curto, médio e longo prazos estejam traçados, assim como o caminho que deverá ser percorrido para que a empresa alcance suas metas, é hora de focar em motivação.

4. Mantenha a equipe motivada

A motivação dos funcionários impacta de maneira positiva sobre os índices de produtividade. Isso graças ao comprometimento da equipe com os objetivos do negócio e com a sua própria performance.

Nesse momento as empresas devem investir em instrumentos para medir e acompanhar a produtividade. E fazer as adequações necessárias para melhorar os resultados alcançados.

À medida que as estratégias para conquista da alta performance na indústria moveleira são colocadas em prática. A linha de produção responde de maneira positiva.

E isso passa a exigir a avaliação constante dos processos para garantir a sustentabilidade do negócio.

5. Monitore a produtividade de maneira constante

Medir a produtividade não é uma tarefa simples. É preciso utilizar indicadores de desempenho específicos, tais como o volume de peças concluídas em determinado período de tempo ou a quantidade de ocorrências relacionadas ao retrabalho.

A partir daí os gestores podem garantir o emprego qualificado da tecnologia. E buscar as ferramentas que melhor respondam às demandas do fluxo de trabalho detectadas nos processos de monitoramento da produtividade.

Em se tratando da gestão empresarial aplicada à fabricação e distribuição de móveis, já é possível encontrar uma boa variedade de softwares desenvolvidos especificamente para promover a conquista da alta performance na indústria moveleira.

alta-performance-na-indstria-moveleira-2 As melhores práticas para conquistar alta performance na indústria moveleira

O que significa ter alta performance na indústria moveleira?

Antes mesmo de realizar os passos para alcançar a alta performance na indústria moveleira, você deve se perguntar se realmente sabe o que significa esse termo e como ele se aplica dentro de uma empresa.

Podemos conceituar o termo alta performance como algo a mais do que apenas alcançar bons resultados dentro da linha de produção. A expressão está ligada a ir além do que era esperado. E tem mais a ver com a cultura da empresa do que com sua atuação.

Alguns empresários acreditam que o termo alta performance está ligado diretamente ao sucesso financeiro da empresa. Mas essa visão é equivocada, já que esse é um termo muito mais amplo.

Uma empresa de alta performance se destaca por seus esforços em busca de resultados, processos e do comprometimento para alcançar os seus objetivos.

Ao visualizarmos o termo dessa forma, podemos perceber que o rendimento financeiro de uma empresa de alta performance é apenas o reflexo de sua cultura interna e de seus processos.

Organizações de alta performance buscam motivar significativamente, e de forma constante, seus colaboradores. Traçando novos objetivos sempre que os primeiros são alcançados.

Grandes exemplos de empresas de alta performance no mercado hoje são a Google e a Amazon. Elas expandem constantemente os seus horizontes e exploram todas as suas possibilidades.

Pesquisa revela que comunicação e colaboração contribuem para o desempenho da empresa

A EY, empresa britânica de serviços profissionais, realizou uma pesquisa entrevistando 550 diretores financeiros e de recursos humanos em várias empresas de diferentes mercados de atuação para descobrir o que um negócio de alta performance faz de diferente em relação aos outros.

A conclusão principal do estudo foi que as companhias mais dinâmicas permitem que colaboradores e diretores interajam de forma natural entre si. Afetando dessa forma, positivamente os resultados da empresa.

A pesquisa nos sugere, então, que propagar a comunicação e a colaboração dentro do ambiente de trabalho pode melhorar significativamente o desempenho da companhia. E de cada um dos colaboradores individualmente.

Essa colaboração também está ligada ao crescimento dos lucros da empresa. Além do aprimoramento de cada um dos colaboradores, que acaba absorvendo conhecimentos do restante da equipe.

Utilize o conhecimento para alcançar os melhores resultados

Fazer com que o conhecimento circule livremente entre todos os colaboradores é uma ótima maneira de melhorar os resultados e a produtividade.

Existem outras características que também auxiliam a diferenciar companhias que já chegaram a determinado desenvolvimento em termos de alta performance daquelas que ainda estão em busca desse estado. São elas:

Mais maturidade em estrutura organizacional

Negócios de alta performance integram e demonstram mais maturidade na sua estrutura organizacional. Principalmente na área de finanças e recursos humanos. Adotando práticas em conjunto e traçando estratégias em comum.

Os modelos de governança utilizados por essas empresas também são mais maduros. Facilitam a comunicação direta entre diretores de várias áreas da empresa — para que cada um possa ter uma visão completa do negócio.

Essa comunicação simplificada evita que qualquer setor — como finanças e recursos humanos — tome caminhos opostos nas suas estratégias. E acabe prejudicando os rendimentos da empresa.

Companhias de alta performance gastam muito mais do seu tempo com colaborações internas. E com a busca por formas de melhorar a interação dentro da empresa do que qualquer outra coisa.

Planejamento estratégico e tomada de decisões

O planejamento é a base de uma empresa bem-sucedida. E quando falamos em obter o máximo de resultados, traçar planos é fundamental. O problema é que, nessa etapa, muitas companhias perdem o controle.

Algumas empresas não planejam suas ações. Outras traçam algumas estratégias, mas acabam se afastando daquilo que haviam planejado sem se dar conta. E outras nem mesmo repassam seus objetivos aos colaboradores.

Organizações de alta performance levam a fase de planejamento a sério. E contam com toda a diretoria e os líderes de setor para traçar estratégias que estejam alinhadas com toda a empresa.

Para isso, elas utilizam informações e análises de dados para se tornar empresas ativas. E não passivas. Qque apenas se transformam de acordo com as mudanças do mercado.

Mais uma vez vamos utilizar o exemplo das grandes empresas de tecnologia. A Google e a Amazon buscam estar presentes em vários mercados. E desenvolvem soluções que não são necessários hoje, mas podem ser amanhã.

Ou seja, as empresas de alta performance estão sempre tentando prever o próximo passo, as tendências de mercado, os cenários possíveis de futuro e mercados em potencial.

Elas permitem que os diretores auxiliem na elaboração das estratégias da administração. Pois esses profissionais estão mais próximos dos colaboradores e buscam identificar oportunidades de melhoria e investimento de tempo e recursos.

Uso de análises e tecnologia de dados

Outro ponto que difere uma empresa de alta performance de companhias comuns é a busca pela análise de dados em todas as suas decisões. Informações privilegiadas podem ser uma ótima forma de identificar problemas e oportunidades.

Além disso, diretores mais bem informados e assessorados são capazes de responder aos riscos e tomar melhores decisões. Uma vez que contam com dados que permitem uma visão melhor sobre todos os pontos do problema.

Isso garante que seja possível identificar todos os riscos pelos quais a empresa pode passar. E permite que os gestores entendam realmente como funciona o desempenho do negócio em termos de produtividade.

A análise preditiva é uma ótima ferramenta e uma poderosa aliada dentro de empresas de alta performance. Ela permite que os diretores analisem cenários futuros e minimizem os riscos em investimentos. Além de tomar melhores decisões.

Contudo, é preciso escolher muito bem os indicadores de desempenho que serão utilizados para a composição da análise. Uma vez que métricas não tão confiáveis podem acabar criando um cenário totalmente irreal e levando a equívocos.

A análise preditiva permite que a empresa esteja sempre preparada para o futuro e nunca seja pega de surpresa pelas mudanças que podem ocorrer no mercado, planejando com antecedência todos os seus movimentos.

Análise da mão de obra

Para melhorar a performance, muitas empresas buscam ampliar e modificar seus processos de seleção de profissionais, além de qualificar da melhor forma possível seus colaboradores atuais.

É um fato que os funcionários são uma parte de grande importância para a produção. Seja na qualidade, seja na quantidade. Quanto mais treinados e motivados estiverem os profissionais, melhores serão os resultados.

Faça uma boa seleção e invista em treinamento

As empresas de alta performance gastam um tempo significativo na seleção e no treinamento de seus colaboradores. Isso para que eles entendam a cultura institucional e estejam realmente preparados para o trabalho que será desenvolvido.

Nessas companhias, todos devem estar alinhados com a mesma visão. Desde a diretoria até o chão de fábrica.

Se a missão da sua empresa é ser reconhecida como a melhor empresa de móveis do mundo, todos os colaboradores devem ter esse objetivo de cor. E trabalhar acreditando que isso é possível.

Já existe hoje no mercado uma série de ferramentas de software que permitem ao setor de recursos humanos coletar dados e analisar cada um dos colaboradores. Visualizando assim, insatisfações e falta de conformidade com os objetivos da empresa.

Dessa forma, é possível trabalhar para reverter o quadro e buscar a satisfação do funcionário. Visto que o turnover faz com que a empresa perca mão de obra qualificada. E incorre em custos para uma nova seleção.

Empresas que buscam uma performance melhor adotam uma abordagem colaborativa e de comunicação para ouvir seus colaboradores e entender suas insatisfações. Garantindo assim, a máxima produtividade e o engajamento de todos.

O relacionamento e a comunicação entre todos dentro da empresa afetam diretamente os resultados da companhia no mercado.

Como selecionar colaboradores adequados para a otimização do negócio?

Agora que você já sabe o que é a alta performance e alguns pontos de importância para criar essa cultura interna dentro de uma empresa, deve ter percebido que o recurso humano é fundamental no processo, certo?

Para ajudar você a selecionar melhor os colaboradores adequados para a otimização do seu negócio na indústria moveleira, vamos dar algumas dicas simples e que podem ser rapidamente inseridas na sua empresa.

Defina seus valores

Antes mesmo de buscar o engajamento dos seus colaboradores e de selecionar novos funcionários no mercado, é preciso que você realize uma análise sobre a sua empresa.

Você deve saber quais são os valores que regem a sua companhia, para só então buscar no mercado pessoas que possam auxiliar no desenvolvimento da competitividade do seu negócio.

Defina missão, visão e valores

O primeiro passo é definir missão, visão e valores para a sua empresa. Mesmo que essa tarefa seja amplamente divulgada em cursos de Administração, muitas empresas não realizam esse processo. E ficam perdidas na hora de traçar suas estratégias para o futuro.

Esses três itens não devem ser utilizados apenas para o marketing. Ou para compor um quadro na recepção da empresa: eles devem ser seguidos à risca e funcionar como um norte.

Inclusive na hora da seleção de novos funcionários.

Com essas informações em mãos é muito mais simples identificar quais são as pessoas que mais se identificam com o seu negócio. E que podem contribuir para que a missão seja cumprida e a visão alcançada.

Contrate colaboradores de forma direta

A terceirização é realmente uma ótima forma de poupar recursos. E repassar tarefas complexas para alguém que tem expertise em algum campo de atuação. Mas nem sempre ela pode ser uma boa ideia.

Na hora de contratar colaboradores que possam estar de acordo com os seus valores, terceirizar significa deixar que outra empresa decida qual é o melhor funcionário para você. O que pode não funcionar.

Ou seja, ao repassar essa tarefa para outra empresa, você corre o sério risco de acabar montando uma equipe sem afinidade alguma com o seu negócio. E ainda aumentar o indicador de turnover, além dos custos com treinamento e recrutamento.

Lembre-se que não basta que um funcionário seja muito bem treinado ou extremamente qualificado. O ideal é que ele esteja de acordo com os valores da sua empresa. Uma vez que habilidades podem ser adquiridas posteriormente.

Lidere da forma correta

O líder é uma figura central quando falamos em melhorar a performance. Afinal, esse profissional toma as decisões de mudança dentro do negócio para que se possa alcançar esse objetivo.

Um bom líder não é aquele que apenas toma boas decisões no momento. Mas o profissional que conhece bem seus colaboradores e identifica quando certas atitudes são necessárias.

Além disso, o papel de mentor e orientador também deve ser desenvolvido por ele:

  • dar feedbacks constantes a todos os membros da equipe acerca dos seus resultados;
  • recompensar por metas alcançadas;
  • traçar objetivos;
  • valorizar boas atitudes.

Outra dica muito importante na hora de motivar os colaboradores é o poder do exemplo. Mostrar atitude e manter todas as virtudes que se espera dos colaboradores é uma ótima forma de demonstrar que o papel do líder não é apenas cobrar.

Crie um ambiente de trabalho adequado

A falta de reconhecimento pelos esforços de um funcionário pode levar à sua desmotivação e à perda de interesse em contribuir. Um ambiente favorável é essencial para criar uma empresa de alta performance.

Questões como:

  • plano de carreira;
  • treinamentos constantes;
  • investimentos no aprimoramento dos colaboradores.

Demonstram que a empresa está realmente interessada em manter a motivação dos trabalhadores e em buscar a excelência de suas atividades.

Além disso, a oferta de incentivos como viagens, pequenos brindes e até mesmo cursos para profissionais e equipes que se destacam pode ajudar a motivar os times.

Contudo, é preciso ter atenção para não criar um ambiente altamente competitivo entre as equipes. Para que o local de trabalho não mude de colaborativo para tóxico e evite a livre circulação de ideias e sugestões.

Mantenha a análise constante

A principal forma de verificar se os projetos e as ações estão realmente atingindo os objetivos esperados é por meio de uma análise constante focada nos indicadores certos.

Por conta disso, é preciso que o gestor da indústria moveleira possa contar com ferramentas para coletar dados e analisar informações sobre processos, colaboradores, resultados, controle financeiro e outros pontos.

Quando tudo está bem documentado, é muito mais fácil identificar riscos e oportunidades. E também traçar ações de melhoria para manter os processos de acordo com o esperado e alinhar estratégias.

Outro ponto muito importante é a avaliação do grau de entrosamento entre os membros do time que atuam dentro de cada um dos setores da empresa. Bem como sua motivação. O ideal é criar canais de comunicação internos, que permitam ouvir críticas e sugestões acerca do trabalho e dos processos adotados pela empresa em todos os seus mais diversos setores.

O que a retenção de talentos tem a ver com a alta performance?

Atrair, contratar e reter talentos é um processo que está totalmente alinhado à alta performance das organizações, uma vez que é preciso entender que a cultura criada na empresa é responsável por atingir essa meta.

Para alcançar esse estado é preciso contar com os melhores profissionais, não apenas em termos técnicos, mas com habilidades de comunicação e relacionamento com os outros colaboradores.

Uma alta taxa de turnover significa que a organização não está selecionando pessoas de acordo com seus valores. Ou que não criou um bom ambiente de trabalho. Esse problema cria novos custos, pois é necessário realizar seleções constantes.

E acelerar o processo não permite a criação de uma cultura de alta performance. Pois é preciso treinar novamente novos colaboradores.

O turnover impede que a produtividade esperada seja alcançada. E os resultados nunca melhoram. Apesar de novos processos terem sido desenhados e novas tecnologias terem sido adotadas.

O fator humano e a mentalidade dos colaboradores de uma organização são fundamentais para que se alcance a alta performance.

Como o investimento em alta performance pode ser o diferencial competitivo da sua empresa?

Aprimorar o desempenho de uma empresa não é uma tarefa simples, mas o resultado pode ser incrível para a competitividade, criando um ambiente de inovação e resultados rápidos.

Em um mundo que está passando por uma grande transformação digital, o nível competitivo dos mercados está aumentando rapidamente, o que demanda uma pronta resposta das empresas.

Invista em tecnologia

Quando falamos na indústria moveleira, já estamos observando diversas mudanças oriundas da tecnologia, como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, Big Data, entre outras. Infelizmente, empresas que não estejam adaptadas a uma cultura de alta performance não conseguirão se adaptar às novas exigências do mercado e dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a experiência com a marca.

Para atingir essas metas é preciso investir em qualificação, atualização e em um bom trabalho de RH dentro da indústria. Além disso, manter um olhar constante sobre o mercado e suas mudanças é outra forma de fugir da baixa performance.

Mesmo as empresas que hoje estão na vanguarda — como as gigantes de tecnologia — mantêm uma busca constante por atualização, uma vez que as mudanças do mercado podem fazer com que elas percam em performance.

Hoje — e principalmente no futuro —, otimizar todas as áreas de uma empresa é mais do que um simples diferencial: pode ser a diferença para definir quais serão os negócios que vão sobreviver.

alta-performance-na-indstria-moveleira-3 As melhores práticas para conquistar alta performance na indústria moveleira

É possível transformar o clima organizacional para favorecer a cultura de alta performance na indústria moveleira?

Dentro de organizações de alta performance, não são apenas os resultados que importam: também deve-se observar o modo como se chegou a eles. Qualquer empresa hoje pode transformar suas rotinas e alcançar esse patamar, mas é preciso ter disciplina e força de vontade proveniente dos líderes.

Quando falamos de alta performance e da transformação necessária para que uma empresa alcance esse termo em suas atividades, existem algumas características que podem ser destacadas dentro de uma cultura empresarial:

  • criação de valores claros e bem definidos — com os colaboradores em concordância;
  • baixa taxa de turnover entre os funcionários;
  • sentimento de orgulho por parte dos colaboradores em fazer parte da empresa;
  • sentimento de confiança por parte dos funcionários e a valorização do relacionamento entre eles e a empresa.

Boa parte dessas características está ligada diretamente ao líder e à sua imagem dentro e fora da organização. Além disso, outra questão importante está ligada às pessoas que trabalham na empresa, levando em conta sua valorização e o treinamento constante.

4 passos para a implantação da alta performance em todos os setores da sua empresa

A alta performance, mesmo que esteja intimamente ligada a resultados, não se limita apenas à produtividade do chão de fábrica — como muitas vezes ela acaba sendo interpretada. É possível aplicar o conceito em todas as áreas de uma empresa — para aumentar as vendas e, consequentemente, a lucratividade da organização, por exemplo.

Vamos listar alguns passos com base nesse setor da organização, mas que podem ser replicados em qualquer outro. Para alcançar vendas de alta performance, você deve realizar as seguintes ações:

1. Encoraje as habilidades

A visão que o líder tem sobre seus colaboradores pode fazer uma grande diferença. Gerir uma empresa não diz respeito apenas a tomar decisões de negócio, mas a observar e realizar uma gestão de pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Alguns vendedores podem ser melhores nas etapas iniciais do funil de vendas, enquanto outros podem fechar negócios com mais facilidade. Encorajar as habilidades de cada um diz respeito à criação de uma cultura de alta performance.

2. Gere confiança

Os colaboradores têm uma visão muito melhor do “chão de fábrica” do que o administrador da empresa, pois estão todos os dias enfrentando os desafios de vender em um ambiente cada vez mais competitivo.

Conquistar a confiança do time de vendas e de qualquer outro dentro da empresa garante que todos estejam realmente alinhados com a organização e possam repassar qualquer situação que esteja acontecendo e prejudicando os resultados.

3. Facilite a comunicação

A comunicação é uma das melhores formas de encontrar erros. Algumas empresas gastam milhares de reais investindo em alta tecnologia quando uma simples conversa poderia auxiliar a visualizar seus problemas.

É preciso que os vendedores tenham um canal de comunicação direto com a gerência para expor todas as suas dificuldades e também prover sua opinião e sugestões de como agir em cada caso, melhorando a pronta resposta da empresa.

4. Entregue feedback

O feedback é uma ferramenta simples e muito eficaz dentro de uma empresa. Crie uma metodologia para medir e qualificar de forma simples os seus colaboradores para que eles possam verificar como podem se tornar melhores profissionais.

Ao expor seus pontos fracos de forma lúdica e simples, você permite que eles trabalhem para buscar fortalecer tais fraquezas e se tornem ainda melhores, contribuindo para a melhoria de resultados da empresa.

A alta performance na indústria moveleira não é diferente em outras empresas, e o termo está muito mais ligado a uma mudança de cultura interna e à forma de gerenciamento dos recursos humanos do que a qualquer outra coisa.

cta_horizontal As melhores práticas para conquistar alta performance na indústria moveleira

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

CONHEÇA!
X
processos gerenciaisgestão de processos