Entenda como funciona o modelo de pronta-entrega nas distribuidoras

Para que uma distribuidora possa alcançar os resultados preestabelecidos, é preciso contar com boas estratégias de vendas, oferecer um bom atendimento, além de analisar quais são os principais modelos de entregas existentes. A pronta-entrega, por exemplo, tem como objetivo atender aos interesses do cliente de forma imediata.

Ou seja, assim que ele solicitar algum produto e o pagamento for confirmado, a empresa vai enviar o item para as suas mãos, independentemente do lugar ou das situações envolvidas. Agora, como ele pode ser utilizado pelas distribuidoras de forma eficiente? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

Faça um planejamento dos processos

O primeiro passo é realizar o planejamento dos processos. Entre as principais vantagens de você entender todos que estão envolvidos desde a solicitação do cliente até a entrega do produto, destacamos o fato de que a distribuidora tem a oportunidade de ser proativa e não reativa.

Ou seja, uma vez que vai identificar gargalos antes de ocasionar na insatisfação dos clientes, pode estabelecer um senso de direção para todas as etapas da empresa, garantindo um bom relacionamento com o público.

Para um planejamento de processos eficaz, o primeiro passo é contar com uma boa comunicação entre as áreas da distribuidora, uma vez que é necessário que toda a equipe tenha o entendimento das dificuldades e desafios enfrentados em cada uma das etapas. Além disso, promova, de forma contínua, o treinamento dos colaboradores, especialmente aqueles mais voltados para o estoque.

Organize as tarefas de acordo com as particularidades de cada profissional, e invista em um sistema de gestão que vai orientar de maneira automatizada toda a equipe. Abordaremos as vantagens desse tipo de software mais adiante.

Otimize o estoque

Conforme já falamos neste artigo, para realizar a pronta-entrega, é necessário que o time tenha os produtos disponíveis para enviar a seus clientes assim que o pagamento for efetuado. Nesse sentido, é essencial que o estoque seja bem otimizado e organizado, uma vez que a ausência de algum material poderá prejudicar a experiência do cliente e ocasionar insatisfação dele.

Mas como é possível realizar essa otimização de forma que as estratégias traçadas sejam alcançadas com mais facilidade?

Primeiro, é preciso realizar estimativas de vendas. Nesse sentido, faça o levantamento periódico do fluxo de saída de produtos, pois isso vai possibilitar uma visão mais clara a longo prazo. Exemplo: caso as vendas de determinado produto tenham sido mais altas em dezembro do ano anterior, sua equipe deve se preparar para uma saída maior nesse mesmo mês do ano atual.

Além disso, o ideal é que se faça a projeção de compras com fornecedores com antecedência, de acordo com essa análise prévia. Elabore, ainda, um inventário de estoque, que vai permitir o entendimento de todos os produtos em estoque e a quantidade de cada um deles.

Por fim, entenda quais são os tipos mais comuns de controle de estoque:

  • permanente — feita pelos profissionais em tempo real, sempre que chega a um limite mínimo de algum item, vai haver reposição dos produtos;
  • temporário ou periódico — nesse caso, a gestão do estoque é utilizada para manter o balanço patrimonial, de modo que não haja a falta de nenhum dos produtos.

Promova o treinamento dos colaboradores

Outro ponto essencial para a pronta-entrega em uma empresa é a promoção de treinamentos contínuos oferecidos aos colaboradores. Essa estratégia potencializa o engajamento dos profissionais, uma vez que vai aumentar o sentimento de pertencimento por parte da equipe.

Além disso, contribuirá para que eles entendam todos os cuidados necessários quanto a essa modalidade de entrega, além de conferir habilidades para que o processo se torne mais ágil. Também contribui para a retenção de talentos, essencial para garantir o capital humano do negócio e conseguir sempre oferecer qualidade do serviço oferecido.

Por tudo isso, a estratégia de pronta-entrega tende a gerar mais vendas, justamente por promover a satisfação dos clientes por meio de um bom e rápido atendimento — e da distribuição sendo efetuada no prazo previsto.

Ademais, oferecer um atendimento de qualidade ao cliente durante todo o processo contribuirá para que ele tenha um entendimento preciso sobre onde está o seu produto, além de tirar possíveis dúvidas que possa ter. Isso só é possível a partir de um bom treinamento dos colaboradores!

Foque em aumentar a agilidade na pronta-entrega

Como é possível aumentar a agilidade de uma pronta-entrega? Primeiro, é essencial que a distribuidora trace rotas diárias. Assim, sempre que houver saída para um produto em determinada região, outros itens também serão encaminhados em uma mesma arremessa, otimizando o tempo e facilitando o trabalho efetuado pelos profissionais.

Por fim, é essencial criar um planejamento estratégico que contribua para otimizar as entregas de mercadorias. Com isso, é possível entender quais são os pontos fortes e fracos da entrega e o que pode ser feito para aperfeiçoar alguns pontos e potencializar outros.

A partir dessa estratégia, a distribuidora poderá usufruir de ganhos como:

  • previsibilidade de custos;
  • qualidade no serviço oferecido;
  • foco no aumento do resultado operacional.

Automatize processos

Em uma pronta-entrega, também é importante que a gestão se preocupe com a automatização de processos. Por meio dela, existe a oportunidade de oferecer maior agilidade para as entregas, uma vez que diferentes etapas desse processo serão integradas. Isso possibilita uma melhor visualização por parte de todo o time.

Ainda, contribui para reduzir custos e, também, para gerar maior eficiência na tomada de decisão, para uma redução nos erros da equipe (novamente impactando de forma positiva os clientes), bem como aumentar a produtividade das pessoas e centralizar as informações necessárias.

Sendo assim, além de aperfeiçoar o trabalho dos colaboradores, aprimora o relacionamento com o cliente, gerando resultados cada vez mais efetivos.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o modelo de pronta-entrega nas distribuidoras, além de conhecer algumas dicas eficazes de como implementá-lo na sua empresa. Conforme observamos, o uso da tecnologia será essencial para otimizar processos e aumentar a eficiência do trabalho como um todo. 

Se você gostou deste material e deseja entender sobre como um software será eficaz para a sua distribuidora, continue no blog e boa leitura!

E-book - ERP: Crescimento exponencial para sua empresa - Baixe grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

produção terceirizada - ambiente fabril com máquinas trabalhando na produção de peçasERP para indústria - Dois funcionários em uma indústria acessando dados pelo sistema de gestão